Chuva de versos: um estudo sobre a recepção de poemas com a temática da chuva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Claudenice da Silva.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22581
Resumo: Este trabalho reflete sobre uma experiência com a leitura literária em sala de aula através do contato com poemas cuja temática principal é a chuva. A pesquisa lança mão de um corpus de quarenta poemas com esse tema que constituem uma antologia com textos de poetas e poetisas de diferentes épocas e regiões. O experimento foi realizado numa turma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, localizada em Picuí, interior da Paraíba. Este trabalho teve por objetivo investigar a recepção de poemas cuja temática é a chuva por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Investigamos como se deu a recepção/relação entre os poemas trabalhados em sala e as vivências dos participantes. Como embasamento teórico, foram utilizadas as considerações de Jakobson (1978), Adorno (2003), Bosi (2000), Staiger (1975), entre outros, acerca da poesia lírica; Aguiar e Bordini (1988) dão embasamento para a compreensão do método recepcional de ensino; Gallo (2016) e Boberg (2008) auxiliam em relação ao método rizomático. Trabalhamos, na reflexão do experimento, com as três categorias fundamentais da fruição estética segundo Jauss (1979): poiesis, aisthesis e katharsis. Também lançamos mão das observações de Rouxel (2013) acerca da importância da leitura subjetiva na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que, a partir do trabalho com a leitura em sala de aula, houve uma aproximação dos alunos colaboradores em relação ao texto poético. Foi percebida uma evolução na medida em que eram levados poemas para os encontros. Contribui para essa aproximação e apropriação dos textos a utilização de uma metodologia que estimula a interação texto x leitor, em que o aluno é considerado como sujeito capaz de compreender, debater e participar da criação de novos significados. A intervenção tornou-se um espaço em que os alunos puderam se aproximar do objeto literário de modo menos engessado e mais íntimo.
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Como embasamento teórico, foram utilizadas as considerações de Jakobson (1978), Adorno (2003), Bosi (2000), Staiger (1975), entre outros, acerca da poesia lírica; Aguiar e Bordini (1988) dão embasamento para a compreensão do método recepcional de ensino; Gallo (2016) e Boberg (2008) auxiliam em relação ao método rizomático. Trabalhamos, na reflexão do experimento, com as três categorias fundamentais da fruição estética segundo Jauss (1979): poiesis, aisthesis e katharsis. Também lançamos mão das observações de Rouxel (2013) acerca da importância da leitura subjetiva na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que, a partir do trabalho com a leitura em sala de aula, houve uma aproximação dos alunos colaboradores em relação ao texto poético. Foi percebida uma evolução na medida em que eram levados poemas para os encontros. Contribui para essa aproximação e apropriação dos textos a utilização de uma metodologia que estimula a interação texto x leitor, em que o aluno é considerado como sujeito capaz de compreender, debater e participar da criação de novos significados. A intervenção tornou-se um espaço em que os alunos puderam se aproximar do objeto literário de modo menos engessado e mais íntimo.This research relates an experience with literary reading in classroom working with poems whose main theme is the rain. It made use of a corpus of forty, which constitute an anthology with texts written by poets and poetess from different places and times. The experiment took place in a first-grade class from Felipe Tiago Gomes State School, located in Picuí, backcountry of Paraíba state. This work had as objective investigate first grade high school students’feedback of this poems. Therefore, we proposed to investigate: How was the reception/relationship between reality of the participants and poems presented in classroom? As a theoretical basis, was used considerations by Jakobson (1978), Adorno (2003), Bosi (2000), Staiger (1975), among others, about lyric poetry; Aguiar and Bordini (1988) gave support to understand teaching reception method; Gallo (2016) and Boberg (2008) gave support concerning to the rhizomatic method. We worked, on experiment’s reflection, with three fundamental categories from aesthetic enjoyment by Jauss (1979): poiesis, aisthesis e katharsis. Also, we made use of observations from Rouxel (2013), which comments about the importance of subjective reading in the school. Results from this research reveal that, starting with work with reading in classroom, have had an approximation in relation to poetic text by students. An Evolution was noticed as poems were brought to the meetings. Using a method involving text x lector interaction, in by the student is considered an individual that can understand, discuss and participate by creation of new meanings. This intervention becomes a space where students could approach the literary object by a less plastered and more intimate way.Submitted by Maria Medeiros (maria.dilva1@ufcg.edu.br) on 2021-12-17T16:11:01Z No. of bitstreams: 1 CLAUDENICE DA SILVA SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2020.pdf: 4833517 bytes, checksum: 0abee03324a12d898a99e0dea76847a5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-17T16:11:01Z (GMT). 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Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. 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