Sintaxe estrutural: Importância para o ensino da língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Nivalda Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4901
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade fazer conhecer os pressupostos norteadores da Sintaxe Estrutural e suas implicações pedagógicas no processo de ensino aprendizagem da língua materna. A idéia de função sintática e seus níveis no processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa são o fundamento do que chamamos implicações pedagógicas para o ensino. O termo sintaxe esta sendo tornado aqui a partir de estudos diversos, tendo em vista, no intento, as considerações apresentadas em Borba (1979), como sendo aquelas mais significativas para a nossa proposta. O estudo e de natureza bibliográfica e, foi estruturado em três partes constitutivas. Em princípio, mostraremos os diversos conceitos sobre sintaxe, até chegar aos pressupostos do que consideramos Sintaxe Estrutural. No segundo capítulo retomamos a discussão sobre as bases Fundamentals da sintaxe e fazemos conhecer a nossa visão técnicas sintáticas e suas relações com a semântica. No terceiro capítulo, buscamos tratar das implicações pedagógicas a partir dos níveis sintáticos. Além do autor formal com o qual estabelecemos a ancoragem, outras referências teóricas sobre o tema são estudadas, a saber: Rocha Lima (1972), Pasquale e Ulisses (2003), Celso Cunha (1985), Perini (2009) e Castilho (2010), especialmente quando estabelecem tipos distintos de sintaxe e enfatizam a multiplicidade de escolhas disponíveis para o ensino por parte do educador. Conclui-se que a sintaxe estrutural é um importante auxílio ao educador para marcar um princípio constitutivo de análise a partir de elementos mínimos do período é importante o seu conhecimento no nível escolar, sobretudo, por parte dos educadores que poderão introduzir a analise estrutural, mesmo em se tratando de analise de estruturas mínimas. Com o seu auxílio, cremos, os alunos terão ao dispor um princípio norteador para melhor compreender a língua fazendo sentido.
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Em princípio, mostraremos os diversos conceitos sobre sintaxe, até chegar aos pressupostos do que consideramos Sintaxe Estrutural. No segundo capítulo retomamos a discussão sobre as bases Fundamentals da sintaxe e fazemos conhecer a nossa visão técnicas sintáticas e suas relações com a semântica. No terceiro capítulo, buscamos tratar das implicações pedagógicas a partir dos níveis sintáticos. Além do autor formal com o qual estabelecemos a ancoragem, outras referências teóricas sobre o tema são estudadas, a saber: Rocha Lima (1972), Pasquale e Ulisses (2003), Celso Cunha (1985), Perini (2009) e Castilho (2010), especialmente quando estabelecem tipos distintos de sintaxe e enfatizam a multiplicidade de escolhas disponíveis para o ensino por parte do educador. Conclui-se que a sintaxe estrutural é um importante auxílio ao educador para marcar um princípio constitutivo de análise a partir de elementos mínimos do período é importante o seu conhecimento no nível escolar, sobretudo, por parte dos educadores que poderão introduzir a analise estrutural, mesmo em se tratando de analise de estruturas mínimas. Com o seu auxílio, cremos, os alunos terão ao dispor um princípio norteador para melhor compreender a língua fazendo sentido.This study aims to understand the guiding assumptions of Syntax Structural and pedagogical implications in the teaching learning of the mother tongue. The idea of syntactic function and its levels in the teaching of the Portuguese language learning are the foundation of what we call pedagogical implications for teaching. The term syntax is being taken here from various studies, with a view in mind, the considerations presented in Borba (1979), as being those most meaningful to our proposal. The study is the nature and literature, was structured into three constituent parts. In principle, we show the various concepts of syntax, until we consider the assumptions of Structural Syntax. In the second chapter we resume the discussion on the fundamentals of syntax and we know our vision techniques syntactic and semantic relations with. In the third chapter, we seek to address the pedagogical implications from the syntactic levels. Besides the formal author with whom we establish the anchor, other theoretical references on the subject are studied, namely: Rocha Lima (1972), Pasquale and Ulysses (2003), Celso Cunha (1985), Perini (2009) and Ataliba (2010 ), especially when they make different types of syntax and emphasize the multiplicity of choices available for teaching by the educator. W e conclude that the structural syntax is an important aid to the educator to score a constitutive principle of analysis from elements minimum period is important to your knowledge level in school, especially from educators who may introduce structural analysis, even when it comes to analysis of minimal structures. With their help, we believe, students are offered a guiding principle to better understand language making sense.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828BARROS, Alvanira Lucia de.SOARES, Magnay Erick Cavalcante.SANTANA, Nivalda Silva.2012-12-132019-07-16T16:17:25Z2019-07-162019-07-16T16:17:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4901SANTANA, Nivalda Silva. Sintaxe estrutural: Importância para o ensino da língua portuguesa. 2012. 51f. 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