Sistemas help desk: metodologias, aplicações e estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7503 |
Resumo: | O Raciocínio Baseado em Casos (RBC) constitui uma tecnologia computacional (de Inteligencia Artificial) fundada na busca humana de compreensão de padrões no universo que nos cerca e repetindo esses padrões tendo em vista que eles deram certo em algum momento no passado. E normal nesse processo que ocorram adaptações durante esse processo pois os eventos não se repetem de forma idêntica, sempre ha pequenas variações que podem ser necessárias para resolver um problema novo. O RBC e o formalismo da Inteligencia Artificial que implementa modelos de sistemas inteligentes baseado em experiencias anteriores, ou seja, baseado em casos guardados na memoria. Ha algum tempo, as mais diversas organizações vem constatando que o conhecimento organizacional, ou conhecimento corporativo, e um dos seus ativos mais valiosos, justificando um grande investimento nesta área dos sistemas help desk, nome genérico associado a um centro de apoio ao usuário. Uma importante aplicação do RBC esta no desenvolvimento de sistemas help desk. Eles formam uma das áreas de maior sucesso na aplicação do RBC Tais sistemas tem sido vistos, cada vez mais, como uma parte integrante da função mais ampla de prestar serviços interna ou externamente. Este trabalho investiga o estado da arte no domínio do RBC, assim como na sua aplicação em sistemas help desk. Para tanto, efetua um estudo de caso. |
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Sistemas help desk: metodologias, aplicações e estudo de caso.Help desk systems: methodologies, applications and case study.Inteligência ArtificialTecnologia ComputacionalSistemas InteligentesRaciocínio Baseado em Casos (RBC)Sistemas Help DeskSistema de Gerenciamento do Atendimento (SIGAT)Artificial IntelligenceComputational TechnologyIntelligent SystemsCase-Based Reasoning (RBC)Help Desk SystemsService Management System (SIGAT)O Raciocínio Baseado em Casos (RBC) constitui uma tecnologia computacional (de Inteligencia Artificial) fundada na busca humana de compreensão de padrões no universo que nos cerca e repetindo esses padrões tendo em vista que eles deram certo em algum momento no passado. E normal nesse processo que ocorram adaptações durante esse processo pois os eventos não se repetem de forma idêntica, sempre ha pequenas variações que podem ser necessárias para resolver um problema novo. O RBC e o formalismo da Inteligencia Artificial que implementa modelos de sistemas inteligentes baseado em experiencias anteriores, ou seja, baseado em casos guardados na memoria. Ha algum tempo, as mais diversas organizações vem constatando que o conhecimento organizacional, ou conhecimento corporativo, e um dos seus ativos mais valiosos, justificando um grande investimento nesta área dos sistemas help desk, nome genérico associado a um centro de apoio ao usuário. Uma importante aplicação do RBC esta no desenvolvimento de sistemas help desk. Eles formam uma das áreas de maior sucesso na aplicação do RBC Tais sistemas tem sido vistos, cada vez mais, como uma parte integrante da função mais ampla de prestar serviços interna ou externamente. Este trabalho investiga o estado da arte no domínio do RBC, assim como na sua aplicação em sistemas help desk. Para tanto, efetua um estudo de caso.Case-Based Reasoning (CBR) constitutes a computational technology from the Artificial Intelligence domaia CBR was created in order to search for human comprehension patterns in the world. I f we manage to comprehend these patterns we also may be interested in computationaly repeat them since they worked in similar situations in the past Therefore, CBR is the formalism which implements intelligent behaviour based on human past experiences, such as computer cases stored in memory. An important CBR application has been in the development of help desk systems. More and more, help desk systems can be defined as support systems for both external clients and internal organizational support The present dissertation investigates both the CBR technology and the help desk domain. Our faterest is to evaluate the state of the art of the application of CBR to the construction of help desk systems, with emphasis to a particular case study of this application.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGFERNEDA, Edilson.FERNEDA, E.http://lattes.cnpq.br/2531761427648020MARTINS, Agenor de Sousa.MARTINS, A. S.http://lattes.cnpq.br/7650381270311620BARROS, Marcelo Alves de.OMAR, Nizam.GOMES, Jorge de Oliveira.1998-12-142019-09-30T14:46:02Z2019-09-302019-09-30T14:46:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7503GOMES, Jorge de Oliveira. Sistemas help desk: metodologias, aplicações e estudo de caso. 1998. 162f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-17T13:05:38Zoai:localhost:riufcg/7503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-17T13:05:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O Raciocínio Baseado em Casos (RBC) constitui uma tecnologia computacional (de Inteligencia Artificial) fundada na busca humana de compreensão de padrões no universo que nos cerca e repetindo esses padrões tendo em vista que eles deram certo em algum momento no passado. E normal nesse processo que ocorram adaptações durante esse processo pois os eventos não se repetem de forma idêntica, sempre ha pequenas variações que podem ser necessárias para resolver um problema novo. O RBC e o formalismo da Inteligencia Artificial que implementa modelos de sistemas inteligentes baseado em experiencias anteriores, ou seja, baseado em casos guardados na memoria. Ha algum tempo, as mais diversas organizações vem constatando que o conhecimento organizacional, ou conhecimento corporativo, e um dos seus ativos mais valiosos, justificando um grande investimento nesta área dos sistemas help desk, nome genérico associado a um centro de apoio ao usuário. Uma importante aplicação do RBC esta no desenvolvimento de sistemas help desk. Eles formam uma das áreas de maior sucesso na aplicação do RBC Tais sistemas tem sido vistos, cada vez mais, como uma parte integrante da função mais ampla de prestar serviços interna ou externamente. Este trabalho investiga o estado da arte no domínio do RBC, assim como na sua aplicação em sistemas help desk. Para tanto, efetua um estudo de caso. |
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