Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rosângela Pereira da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
Resumo: O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental, desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos.
id UFCG_60705f7efdc43ff1f66e10536b118e05
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6394
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.Inclusion of the deaf student in the early years of elementary school.EducaçãoSurdoInclusãoBilinguismoEducationDeafInclusionBilingualismEducação.O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental, desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos.The present study addresses the inclusion of the deaf student in the initial grades of elementary education, revealing the educational proposals for the deaf, the assumptions and legislation applied to inclusive politics, the education of the deaf and the necessary adaptations for the implementation of bilingual education for the deaf in the regular school. The objective general of the research is to investigate the education of the deaf in the regular education system in the initial years of elementary education, in an inclusive perspective, identifying the legal determinations for this practice. In order to approach the respective theme, we carried out a bibliographical research in which we used books, magazines and articles by authors who worked on this theme. However, the analysis of the research made us understand that the inclusion of deaf students in a regular school is a practice guaranteed by law and that there are numerous possibilities to work in a way that meets the specifics of these students, however, we need to know these adaptations to implement In schools and transform them into more inclusive social spaces.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643PEREIRA, Hérica Paiva.CEZARIO, Danilo de Sousa.SILVA, Rosângela Pereira da.2017-08-242019-08-30T15:29:32Z2019-08-302019-08-30T15:29:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:53:26Zoai:localhost:riufcg/6394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Inclusion of the deaf student in the early years of elementary school.
title Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Rosângela Pereira da.
Educação
Surdo
Inclusão
Bilinguismo
Education
Deaf
Inclusion
Bilingualism
Educação.
title_short Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Rosângela Pereira da.
author_facet SILVA, Rosângela Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
CORRÊA, A. M. S.
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643
PEREIRA, Hérica Paiva.
CEZARIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rosângela Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Surdo
Inclusão
Bilinguismo
Education
Deaf
Inclusion
Bilingualism
Educação.
topic Educação
Surdo
Inclusão
Bilinguismo
Education
Deaf
Inclusion
Bilingualism
Educação.
description O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental, desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
2019-08-30T15:29:32Z
2019-08-30
2019-08-30T15:29:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
identifier_str_mv SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390185287680