Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Adenice Guilherme dos.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096
Resumo: Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar.
id UFCG_4658f75b0471c818e019b78f6fa6402e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13096
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03.Preconceito racialRacismo na escolaDescriminação étnico - racialExclusão racial na escolaRacial prejudiceRacism at schoolEthnic - racial discriminationRacial exclusion in schoolEducação.Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar.This monographic work is a requirement of the Full Degree course in Pedagogy of the Federal University of Campina Grande. We weave reflections on Law 10639/03 amending the LDB (Let of Education Guidelines and Bases) making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. THE research registered in this monograph was developed at Escola Profissional Monte Carmelo in Cajazeiras- PB, from October 2006 to September 2007. It aimed to discuss racial prejudice towards the African and Afro-descendants present in society, in particular at school; identify prejudice and racial discrimination expressed in the relationships of agents educational activities; identify implicit and explicit aspects linked to the racial prejudice and still analyze the importance of law 10639/03 in the curriculum, understanding this as an object of social construction. The interest in discussing the ethnic - racial relations occurred due to the process of rescue / construction of black identity, and inclusion of this group in the debates and policies of the University and school curriculum. And yet, in view of a new conception inclusive society that is being created at the beginning of this millennium. THE methodology used was bibliographic research and action research both with qualitative character.The data collection instruments were the participant observation, questionnaires, interviews and focus group. It will contribute with this work at the university and school level, with the breaking of the silence about racist and discriminatory practices and attitudes towards black and black children and adolescents, with the creation of a space for that these children and adolescents can express themselves freely and respect, with the raising of reflective questions regarding this problematic with theoretical production on racism, identities and relationships ethnic-racial and demystifying curricular ideologies andro-eurocentric concepts in historical conceptions that are presupposed to implantation of Law 10639/03 in the school curriculum.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SANTOS, Adenice Guilherme dos.2007-11-082020-06-30T19:36:50Z2020-06-302020-06-30T19:36:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:29:38Zoai:localhost:riufcg/13096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:29:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03.
title Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
spellingShingle Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
SANTOS, Adenice Guilherme dos.
Preconceito racial
Racismo na escola
Descriminação étnico - racial
Exclusão racial na escola
Racial prejudice
Racism at school
Ethnic - racial discrimination
Racial exclusion in school
Educação.
title_short Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
title_full Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
title_fullStr Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
title_full_unstemmed Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
title_sort Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
author SANTOS, Adenice Guilherme dos.
author_facet SANTOS, Adenice Guilherme dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Adenice Guilherme dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito racial
Racismo na escola
Descriminação étnico - racial
Exclusão racial na escola
Racial prejudice
Racism at school
Ethnic - racial discrimination
Racial exclusion in school
Educação.
topic Preconceito racial
Racismo na escola
Descriminação étnico - racial
Exclusão racial na escola
Racial prejudice
Racism at school
Ethnic - racial discrimination
Racial exclusion in school
Educação.
description Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-08
2020-06-30T19:36:50Z
2020-06-30
2020-06-30T19:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096
SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096
identifier_str_mv SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445782884352