Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096 |
Resumo: | Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar. |
id |
UFCG_4658f75b0471c818e019b78f6fa6402e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13096 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03.Preconceito racialRacismo na escolaDescriminação étnico - racialExclusão racial na escolaRacial prejudiceRacism at schoolEthnic - racial discriminationRacial exclusion in schoolEducação.Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar.This monographic work is a requirement of the Full Degree course in Pedagogy of the Federal University of Campina Grande. We weave reflections on Law 10639/03 amending the LDB (Let of Education Guidelines and Bases) making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. THE research registered in this monograph was developed at Escola Profissional Monte Carmelo in Cajazeiras- PB, from October 2006 to September 2007. It aimed to discuss racial prejudice towards the African and Afro-descendants present in society, in particular at school; identify prejudice and racial discrimination expressed in the relationships of agents educational activities; identify implicit and explicit aspects linked to the racial prejudice and still analyze the importance of law 10639/03 in the curriculum, understanding this as an object of social construction. The interest in discussing the ethnic - racial relations occurred due to the process of rescue / construction of black identity, and inclusion of this group in the debates and policies of the University and school curriculum. And yet, in view of a new conception inclusive society that is being created at the beginning of this millennium. THE methodology used was bibliographic research and action research both with qualitative character.The data collection instruments were the participant observation, questionnaires, interviews and focus group. It will contribute with this work at the university and school level, with the breaking of the silence about racist and discriminatory practices and attitudes towards black and black children and adolescents, with the creation of a space for that these children and adolescents can express themselves freely and respect, with the raising of reflective questions regarding this problematic with theoretical production on racism, identities and relationships ethnic-racial and demystifying curricular ideologies andro-eurocentric concepts in historical conceptions that are presupposed to implantation of Law 10639/03 in the school curriculum.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SANTOS, Adenice Guilherme dos.2007-11-082020-06-30T19:36:50Z2020-06-302020-06-30T19:36:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:29:38Zoai:localhost:riufcg/13096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:29:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03. |
title |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
spellingShingle |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. SANTOS, Adenice Guilherme dos. Preconceito racial Racismo na escola Descriminação étnico - racial Exclusão racial na escola Racial prejudice Racism at school Ethnic - racial discrimination Racial exclusion in school Educação. |
title_short |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
title_full |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
title_fullStr |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
title_full_unstemmed |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
title_sort |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
author |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. |
author_facet |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preconceito racial Racismo na escola Descriminação étnico - racial Exclusão racial na escola Racial prejudice Racism at school Ethnic - racial discrimination Racial exclusion in school Educação. |
topic |
Preconceito racial Racismo na escola Descriminação étnico - racial Exclusão racial na escola Racial prejudice Racism at school Ethnic - racial discrimination Racial exclusion in school Educação. |
description |
Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-08 2020-06-30T19:36:50Z 2020-06-30 2020-06-30T19:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096 SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445782884352 |