Entre lápis, livros e estressores: o estresse entre os acadêmicos de enfermagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Isabelle Araújo de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10614
Resumo: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse é considerado um dos males da civilização pós-moderna e vem sendo definido como o causador e agravador de diversos outros males. O estresse é capaz de modificar o organismo, provocando tensões e distorções, a partir de eventos que exijam do ser humano decisões rápidas para solucionar problemas ou crises. Este mal vem acometendo todas as idades e cresce notavelmente entre os jovens. Esse fato se explica pela transição típica da adolescência. Alguns encontram dificuldades de adaptação, principalmente os estudantes, diante dos inúmeros obstáculos que tendem a enfrentar, seja pela escolha do futuro, de uma profissão e até mesmo o ingresso na universidade. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o estresse entre os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, de cunho comparativo, exploratório e transversal, realizado na instituição de ensino Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité – Paraíba. A amostra foi de 40% do total de discentes matriculados no 1º período e 53% matriculados no 9º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da referida instituição. A coleta de dados foi realizada através do instrumento Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, validado por Costa e Polak (2009), bem como uma entrevista semi-estruturada. Para análise, foram criados 8 gráficos relativos ao estresse vivenciado pelos universitários, relacionados as atividades práticas do curso, a comunicação e relacionamento interpessoal, a dificuldade de convívio social/lazer, a dificuldade de acessibilidade, ao futuro profissional, a atividades teóricas relacionadas ao curso, os sinais e sintomas do estresse e as formas de enfrentamento. Assim, o estudo evidenciou que as categorias onde os discentes do primeiro período apresentaram maior percentagem foram àquelas ligadas a comunicação e relacionamento interpessoal, a dificuldade de convívio e lazer social e atividades teóricas do curso. Enquanto os do nono período exibiram aumento nos domínios referentes às atividades práticas do curso e ao futuro profissional. Com relação à acessibilidade, ambas as turmas apresentaram baixo nível de estresse. Dessa forma, espera-se que este estudo possa contribuir de maneira significativa para um maior conhecimento sobre o estresse pela comunidade acadêmica, incluindo principalmente os professores e gestores da universidade, para que possam investir em estratégias de atenção e cuidado para a clientela discente.
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Alguns encontram dificuldades de adaptação, principalmente os estudantes, diante dos inúmeros obstáculos que tendem a enfrentar, seja pela escolha do futuro, de uma profissão e até mesmo o ingresso na universidade. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o estresse entre os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, de cunho comparativo, exploratório e transversal, realizado na instituição de ensino Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité – Paraíba. A amostra foi de 40% do total de discentes matriculados no 1º período e 53% matriculados no 9º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da referida instituição. A coleta de dados foi realizada através do instrumento Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, validado por Costa e Polak (2009), bem como uma entrevista semi-estruturada. Para análise, foram criados 8 gráficos relativos ao estresse vivenciado pelos universitários, relacionados as atividades práticas do curso, a comunicação e relacionamento interpessoal, a dificuldade de convívio social/lazer, a dificuldade de acessibilidade, ao futuro profissional, a atividades teóricas relacionadas ao curso, os sinais e sintomas do estresse e as formas de enfrentamento. Assim, o estudo evidenciou que as categorias onde os discentes do primeiro período apresentaram maior percentagem foram àquelas ligadas a comunicação e relacionamento interpessoal, a dificuldade de convívio e lazer social e atividades teóricas do curso. Enquanto os do nono período exibiram aumento nos domínios referentes às atividades práticas do curso e ao futuro profissional. Com relação à acessibilidade, ambas as turmas apresentaram baixo nível de estresse. Dessa forma, espera-se que este estudo possa contribuir de maneira significativa para um maior conhecimento sobre o estresse pela comunidade acadêmica, incluindo principalmente os professores e gestores da universidade, para que possam investir em estratégias de atenção e cuidado para a clientela discente.According to the World Health Organization (WHO), stress is considered one of the evils of postmodern civilization and has been defined as causing and aggravating various ills. Stress is able to modify the organism, causing tensions and distortions from events that require human quick decisions to solve problems or crises. This evil is significantly affecting all ages and grows remarkably among young people, this fact is explained by the transition they are going through, some find it difficult to adapt, especially students, given the numerous obstacles that tend to face, from the choice of the future , the profession until his new reality, when inserted in the university, the true "locus" of adolescent psychosocial development. In this perspective, the present study aimed to characterize the stress among nursing students; This is a study of quantitative approach, taken a comparative, exploratory cross-sectional, conducted in educational institution Federal University of Campina Grande, campus Cuité - Paraíba. The sample was 40% of students enrolled in the first period and 53% enrolled in the penultimate period. Data collection was performed by an Evaluation of Stress in Nursing Students of the authors Polak and Costa, as well as a semi-structured interview. From the analysis, it was up 8 graphs extracted: Stress related to practical activities, communication and interpersonal skills, difficulty in socializing / recreation, the difficulty of accessibility to professional future, the theoretical activities related to the course, the signs and symptoms of stress and experiencing stress. Thus, the study showed that the categories where the students of the first period had a higher percentage were related to communication and interpersonal skills, difficulty in socializing and leisure activities and social theoretical course. While the ninth exhibited increases in areas relating to the practical course and future career. With regard to accessibility both groups had low stress level. Thus, it is expected that this study will contribute significantly to a better understanding of stress by the academic community, including especially the teachers and administrators of the university so that they can invest in strategies of care and attention to the student clientele.Según la Organización Mundial de la Salud (OMS), el estrés se considera uno de los males de la civilización posmoderna y se ha definido como la causa y agravante de varios otros males. El estrés es capaz de modificar el organismo, provocando tensiones y distorsiones, a partir de eventos que demandan decisiones rápidas del ser humano para solucionar problemas o crisis. Esta enfermedad ha afectado a todas las edades y está creciendo notablemente entre los jóvenes. Este hecho se explica por la transición típica de la adolescencia. Algunos tienen dificultades para adaptarse, especialmente los estudiantes, dados los numerosos obstáculos que suelen afrontar, ya sea para elegir el futuro, elegir una profesión o incluso ingresar a la universidad. Desde esta perspectiva, este estudio tuvo como objetivo caracterizar el estrés en estudiantes de enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande. Se trata de un estudio con enfoque cuantitativo, comparativo, exploratorio y transversal, realizado en la institución docente Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité - Paraíba. La muestra fue del 40% del total de estudiantes matriculados en el 1er periodo y 53% matriculados en el 9º periodo de la Licenciatura en Enfermería de dicha institución. La recolección de datos se realizó mediante el instrumento Stress Assessment in Nursing Students, validado por Costa y Polak (2009), así como una entrevista semiestructurada. Para el análisis se elaboraron 8 gráficos relativos al estrés experimentado por los estudiantes universitarios, relacionados con las actividades prácticas del curso, comunicación y relaciones interpersonales, dificultad en la interacción social / ocio, dificultad en la accesibilidad, futuro profesional, actividades teóricas relacionadas con el curso. , los signos y síntomas del estrés y las formas de afrontarlo. Así, el estudio mostró que las categorías donde los estudiantes del primer período tuvieron mayor porcentaje fueron las relacionadas con la comunicación y las relaciones interpersonales, la dificultad de la interacción social y el ocio social y las actividades teóricas del curso. Mientras que los del noveno período mostraron un aumento en los dominios relacionados con las actividades prácticas del curso y el futuro profesional. En cuanto a la accesibilidad, ambos grupos presentaron un bajo nivel de estrés. Así, se espera que este estudio pueda contribuir de manera significativa a un mayor conocimiento sobre el estrés por parte de la comunidad académica, principalmente docentes y directivos universitarios, para que puedan invertir en estrategias de atención y cuidado a la clientela estudiantil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSARAIVA, Alynne Mendonça.SARAIVA, A. M.http://lattes.cnpq.br/8869678305441029LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.MEDEIROS, Heloisy Alves de.MEDEIROS, Isabelle Araújo de.20132020-01-03T10:44:54Z2020-01-032020-01-03T10:44:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10614MEDEIROS, Isabelle Araújo de. Entre lápis, livros e estressorBacharelado em Enfermagem_o estresse entre os acadêmicos de enfermagem. 2013. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:29:06Zoai:localhost:riufcg/10614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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