Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Isabelle Maria Lima de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379
Resumo: Na atualidade, a competência de resolver problemas é substancial para o relacionamento do ser humano com o meio social, pois as diversas áreas englobam situações complexas a serem elucidadas. Ainda assim, acompanhar a dinâmica social é uma tarefa árdua que pode impossibilitar o avanço técnico e científico, sendo um desafio proporcionar aos estudantes condições que favoreçam a capacidade de resolução de problemas. Desse modo,é vislumbrado a incorporação de esforços que estimulem essas capacidades em estudantes desde a Educação Básica (EB), perspectiva que vem sendo reconhecida na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Nesse sentido, o Pensamento Computacional (PC) emerge como um processo de pensamento interdisciplinar englobando habilidades mentais que podem ajudar a compreensão e resolução de problemas. Pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação (CC) investem na proposição metodológica de atividades voltadas ao estímulo do PC, na validação de instrumentos avaliativos, bem como na concepção de tecnologias que suportem a execução dessas atividades. A Robótica Educacional (RE) é uma dessas tecnologias que se destaca nos diferentes níveis educacionais por favorecer habilidades como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade; habilidades intimamente articuladas à ideia do PC. Não obstante, as iniciativas científicas, sobretudo na EB, não buscam observar o impacto que a RE proporciona no desenvolvimento de estudantes, evidenciando uma área que requer estudos fundamentados em investigação empírica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto que atividades com RE causam no desenvolvimento do PC e no aprendizado dos componentes curriculares da 1a série do EM. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisas: (Q1) O uso da robótica na EB pode favorecer o desenvolvimento do PC? (Q2) O uso da robótica na EB pode favorecer o desempenho nos componentes curriculares? Para isso, realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção com estudantes e professores da 1a Série do Ensino Médio de duas modalidades distintas da EB, analisando aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que a introdução da RE no EM pode favorecer estudantes no desenvolvimento das habilidades do PC e no aprendizado dos componentes curriculares.
id UFCG_627b4df900ab5e89f27f2235ee37fc45
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8379
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.Applications of educational robotics for the development of computational thinking in the context of basic education.Pensamento Computacional - EducaçãoRobótica EducacionalEducação BásicaComputational Thinking - EducationEducational RoboticsBasic EducationCiência da ComputaçãoNa atualidade, a competência de resolver problemas é substancial para o relacionamento do ser humano com o meio social, pois as diversas áreas englobam situações complexas a serem elucidadas. Ainda assim, acompanhar a dinâmica social é uma tarefa árdua que pode impossibilitar o avanço técnico e científico, sendo um desafio proporcionar aos estudantes condições que favoreçam a capacidade de resolução de problemas. Desse modo,é vislumbrado a incorporação de esforços que estimulem essas capacidades em estudantes desde a Educação Básica (EB), perspectiva que vem sendo reconhecida na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Nesse sentido, o Pensamento Computacional (PC) emerge como um processo de pensamento interdisciplinar englobando habilidades mentais que podem ajudar a compreensão e resolução de problemas. Pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação (CC) investem na proposição metodológica de atividades voltadas ao estímulo do PC, na validação de instrumentos avaliativos, bem como na concepção de tecnologias que suportem a execução dessas atividades. A Robótica Educacional (RE) é uma dessas tecnologias que se destaca nos diferentes níveis educacionais por favorecer habilidades como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade; habilidades intimamente articuladas à ideia do PC. Não obstante, as iniciativas científicas, sobretudo na EB, não buscam observar o impacto que a RE proporciona no desenvolvimento de estudantes, evidenciando uma área que requer estudos fundamentados em investigação empírica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto que atividades com RE causam no desenvolvimento do PC e no aprendizado dos componentes curriculares da 1a série do EM. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisas: (Q1) O uso da robótica na EB pode favorecer o desenvolvimento do PC? (Q2) O uso da robótica na EB pode favorecer o desempenho nos componentes curriculares? Para isso, realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção com estudantes e professores da 1a Série do Ensino Médio de duas modalidades distintas da EB, analisando aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que a introdução da RE no EM pode favorecer estudantes no desenvolvimento das habilidades do PC e no aprendizado dos componentes curriculares.Nowadays, the competence of solving problems is substantial for the relationship of human beings with the social environment, on this account the diverse areas encompass complex situations to be cleared up. Though, accompanying the social dynamic is a hard task which can make impossible the scientific and technical progress, being a challenge to provide the students conditions that favor the capacity of problem solving. Thus, we glimpse the insertion of efforts which stimulate these capacities in students since the Basic Education (BE), expectation that has been recognized in the proposal of the Common National Curricular Base (BNCC) of Brazil. In this sense, Computational Thinking (CT) emerges as an interdisciplinary a thought process encompassing mental abilities that can help the comprehension and problem-solving. Researches in the field of Education in Computer Science (CC) invest in methodological proposal of activities aimed to computer stimulation, in validating evaluating tools, as well as in the conception of technologies which support the execution of these activities. ER is one of these technologies that stands out in the different educational levels for favoring skills such as: team work, logical thinking and creativity; intimately articulated skills with the computer paradigm. Despite, scientific initiatives, mainly in BE, they don’t seek to observe the impact that RE has on student development, evidencing a field which requires studies based on empirical investigation. The main objective of this work is to investigate the ER activities impact on CT development and on learning of 1st grade High School grade curriculum components. We aimed to answer the following questions: (Q1) Can the use of Robotics in BE help in the CT development? (Q2) Can the use of Robotics favor in performance of curriculum components? For this, we accomplished a study of intervention research type with students and teachers from the 1st grade High School of two contrasting modalities of BE analysing quantitative and qualitative aspects. The results indicate that the introduction of ER can favor students in the development of CT skills and in the learning of High School curriculum components.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.Campos, Livia M. R. Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260ANDRADE, Wilkerson de Lucena.ANDRADE, W. L.http://lattes.cnpq.br/3697205933296303GUERRERO , Dalton Dario Serey.MATOS, Ecivaldo de Souza.SOUZA, Isabelle Maria Lima de.2019-07-092019-10-23T09:53:30Z2019-10-232019-10-23T09:53:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379SOUZA, I. M. L. de. Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-30T12:19:53Zoai:localhost:riufcg/8379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-30T12:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
Applications of educational robotics for the development of computational thinking in the context of basic education.
title Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
spellingShingle Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
SOUZA, Isabelle Maria Lima de.
Pensamento Computacional - Educação
Robótica Educacional
Educação Básica
Computational Thinking - Education
Educational Robotics
Basic Education
Ciência da Computação
title_short Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
title_full Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
title_fullStr Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
title_full_unstemmed Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
title_sort Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.
author SOUZA, Isabelle Maria Lima de.
author_facet SOUZA, Isabelle Maria Lima de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
Campos, Livia M. R. Sampaio
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260
ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
ANDRADE, W. L.
http://lattes.cnpq.br/3697205933296303
GUERRERO , Dalton Dario Serey.
MATOS, Ecivaldo de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Isabelle Maria Lima de.
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional - Educação
Robótica Educacional
Educação Básica
Computational Thinking - Education
Educational Robotics
Basic Education
Ciência da Computação
topic Pensamento Computacional - Educação
Robótica Educacional
Educação Básica
Computational Thinking - Education
Educational Robotics
Basic Education
Ciência da Computação
description Na atualidade, a competência de resolver problemas é substancial para o relacionamento do ser humano com o meio social, pois as diversas áreas englobam situações complexas a serem elucidadas. Ainda assim, acompanhar a dinâmica social é uma tarefa árdua que pode impossibilitar o avanço técnico e científico, sendo um desafio proporcionar aos estudantes condições que favoreçam a capacidade de resolução de problemas. Desse modo,é vislumbrado a incorporação de esforços que estimulem essas capacidades em estudantes desde a Educação Básica (EB), perspectiva que vem sendo reconhecida na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Nesse sentido, o Pensamento Computacional (PC) emerge como um processo de pensamento interdisciplinar englobando habilidades mentais que podem ajudar a compreensão e resolução de problemas. Pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação (CC) investem na proposição metodológica de atividades voltadas ao estímulo do PC, na validação de instrumentos avaliativos, bem como na concepção de tecnologias que suportem a execução dessas atividades. A Robótica Educacional (RE) é uma dessas tecnologias que se destaca nos diferentes níveis educacionais por favorecer habilidades como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade; habilidades intimamente articuladas à ideia do PC. Não obstante, as iniciativas científicas, sobretudo na EB, não buscam observar o impacto que a RE proporciona no desenvolvimento de estudantes, evidenciando uma área que requer estudos fundamentados em investigação empírica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto que atividades com RE causam no desenvolvimento do PC e no aprendizado dos componentes curriculares da 1a série do EM. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisas: (Q1) O uso da robótica na EB pode favorecer o desenvolvimento do PC? (Q2) O uso da robótica na EB pode favorecer o desempenho nos componentes curriculares? Para isso, realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção com estudantes e professores da 1a Série do Ensino Médio de duas modalidades distintas da EB, analisando aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que a introdução da RE no EM pode favorecer estudantes no desenvolvimento das habilidades do PC e no aprendizado dos componentes curriculares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
2019-10-23T09:53:30Z
2019-10-23
2019-10-23T09:53:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379
SOUZA, I. M. L. de. Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379
identifier_str_mv SOUZA, I. M. L. de. Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744406085894144