O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256936
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada no contexto de uma disciplina eletiva do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública do estado de São Paulo. Delineamos a metodologia da disciplina com base na teoria Construcionista para observarmos manifestações do Pensamento Computacional durante a construção de protótipos de autoria própria dos estudantes. Nesta perspectiva, definimos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifesta o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais? Com o propósito de abordar esse questionamento e atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar características relacionadas ao Pensamento Computacional que se evidenciam na interação dos estudantes no decorrer do processo de construção de um robô. 2) Identificar, a partir da perspectiva dos estudantes, a evolução no aprimoramento de habilidades vinculadas ao Pensamento Computacional diante dos desafios emergentes durante a elaboração de um projeto de sua escolha. 3) Compreender o desenvolvimento do Pensamento Computacional pelos estudantes ao longo das atividades estruturadas na perspectiva Construcionista. Esta pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir da observação participante associada às gravações de áudio, entrevistas presenciais e registros durante as construções dos robôs. O estudo teve a participação de 36 discentes pertencentes aos 8º e 9º anos da Escola Estadual Professor João Batista Leme, tendo sido selecionados 12 desses para a análise dos dados. Neste contexto, as categorias de análise que surgiram dos dados foram: a) Decomposição; b) Padrões e Abstrações; c) Algoritmo. Os resultados desta pesquisa revelaram a manifestação do Pensamento Computacional durante a elaboração de projetos robóticos, evidenciando características relacionadas aos seus quatro pilares. Durante o processo de construção dos robôs, foram evidenciados pelos estudantes habilidades do Pensamento Computacional por meio do enfrentamento de desafios específicos, elaborando estratégias de forma contextualizada e adaptada às necessidades e situações encontradas durante o desenvolvimento dos projetos. Adicionalmente, os dados permitiram reflexões acerca das potencialidades de um ambiente Construcionista, destacando o desenvolvimento dos estudantes na elaboração criativa de suas ideias e na expressão tangível de seus pensamentos através da programação e construção de um robô, concomitantemente ao desenvolvimento de habilidades associadas ao Pensamento Computacional. Por fim, esta pesquisa tem o potencial de contribuir com discussões pertinentes à Educação Matemática e de apresentar uma possível proposta para os professores do Ensino Fundamental e Médio, com uma abordagem que visa promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional e reflexão crítica sobre a formação dos indivíduos com habilidades alinhadas às demandas atuais.
id UNSP_a10942a61e8c678a0875e3fcf6b55352
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256936
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robóticaComputational thinking in an elective robotics coursePensamento computacionalConstrucionismoEducação básicaComputational thinkingRobótica educacionalEducação matemáticaMathematics educationBasic educationConstructionismEducational roboticsEsta pesquisa tem por objetivo geral investigar o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada no contexto de uma disciplina eletiva do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública do estado de São Paulo. Delineamos a metodologia da disciplina com base na teoria Construcionista para observarmos manifestações do Pensamento Computacional durante a construção de protótipos de autoria própria dos estudantes. Nesta perspectiva, definimos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifesta o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais? Com o propósito de abordar esse questionamento e atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar características relacionadas ao Pensamento Computacional que se evidenciam na interação dos estudantes no decorrer do processo de construção de um robô. 2) Identificar, a partir da perspectiva dos estudantes, a evolução no aprimoramento de habilidades vinculadas ao Pensamento Computacional diante dos desafios emergentes durante a elaboração de um projeto de sua escolha. 3) Compreender o desenvolvimento do Pensamento Computacional pelos estudantes ao longo das atividades estruturadas na perspectiva Construcionista. Esta pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir da observação participante associada às gravações de áudio, entrevistas presenciais e registros durante as construções dos robôs. O estudo teve a participação de 36 discentes pertencentes aos 8º e 9º anos da Escola Estadual Professor João Batista Leme, tendo sido selecionados 12 desses para a análise dos dados. Neste contexto, as categorias de análise que surgiram dos dados foram: a) Decomposição; b) Padrões e Abstrações; c) Algoritmo. Os resultados desta pesquisa revelaram a manifestação do Pensamento Computacional durante a elaboração de projetos robóticos, evidenciando características relacionadas aos seus quatro pilares. Durante o processo de construção dos robôs, foram evidenciados pelos estudantes habilidades do Pensamento Computacional por meio do enfrentamento de desafios específicos, elaborando estratégias de forma contextualizada e adaptada às necessidades e situações encontradas durante o desenvolvimento dos projetos. Adicionalmente, os dados permitiram reflexões acerca das potencialidades de um ambiente Construcionista, destacando o desenvolvimento dos estudantes na elaboração criativa de suas ideias e na expressão tangível de seus pensamentos através da programação e construção de um robô, concomitantemente ao desenvolvimento de habilidades associadas ao Pensamento Computacional. Por fim, esta pesquisa tem o potencial de contribuir com discussões pertinentes à Educação Matemática e de apresentar uma possível proposta para os professores do Ensino Fundamental e Médio, com uma abordagem que visa promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional e reflexão crítica sobre a formação dos indivíduos com habilidades alinhadas às demandas atuais.This research aims to investigate Computational Thinking throughout the construction of robotic projects by students in the final years of Middle School. Data collection was carried out in the context of an elective subject in the final years of Middle School at a public school in São Paulo state. We outlined the course methodology based on constructionist theory to observe Computational Thinking manifestations during the students' prototype creation. From this perspective, we defined the following guiding question for the research: How does Computational Thinking manifest during the construction of robotic projects by students in the final years of Middle School? To address this question and achieve the main objective, we defined the following specific objectives: 1) to analyze characteristics related to Computational Thinking that are evident in student interactions during the process of building a robot; 2) to identify, from the students' perspectives, the evolution in the improvement of skills related to Computational Thinking when facing emerging challenges during the development of a project of their choice; and 3) to understand the development of Computational Thinking by students throughout the structured activities from a constructionist perspective. This research was conducted using a qualitative approach, and data were collected through participant observation combined with audio recordings, in-person interviews, and records during the construction of the robots. The study involved 36 students from the 8th and 9th grades at a school called Escola Estadual Professor João Batista Leme, with 12 of these students selected for data analysis. In this context, the categories of analysis that emerged from the data were: a) Decomposition; b) Patterns and Abstractions; c) Algorithm. The research results revealed the manifestation of Computational Thinking during the development of robotic projects, highlighting characteristics related to its four pillars. Throughout the robot-building process, students demonstrated Computational Thinking skills by addressing specific challenges, developing strategies in a contextualized manner, and adapting to the needs and situations encountered during project development. Additionally, the data allowed for reflections on the potential of a constructionist environment, highlighting the students' development in the creative elaboration of their ideas and the tangible expression of their thoughts through programming and constructing a robot, concomitantly developing skills associated with Computational Thinking. Finally, this research has the potential to contribute to relevant discussions in Mathematics Education and to present a possible proposal for Middle and High School teachers, with an approach aimed at promoting the development of Computational Thinking and critical reflection on the formation of individuals with skills aligned with current demands.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]2024-08-06T19:08:21Z2024-08-06T19:08:21Z2024-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25693633004137031P79105354083268688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-07T06:03:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-07T06:03:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
Computational thinking in an elective robotics course
title O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
spellingShingle O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]
Pensamento computacional
Construcionismo
Educação básica
Computational thinking
Robótica educacional
Educação matemática
Mathematics education
Basic education
Constructionism
Educational robotics
title_short O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
title_full O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
title_fullStr O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
title_full_unstemmed O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
title_sort O pensamento computacional em uma disciplina eletiva de robótica
author Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]
author_facet Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ingrid Oara Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Construcionismo
Educação básica
Computational thinking
Robótica educacional
Educação matemática
Mathematics education
Basic education
Constructionism
Educational robotics
topic Pensamento computacional
Construcionismo
Educação básica
Computational thinking
Robótica educacional
Educação matemática
Mathematics education
Basic education
Constructionism
Educational robotics
description Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada no contexto de uma disciplina eletiva do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública do estado de São Paulo. Delineamos a metodologia da disciplina com base na teoria Construcionista para observarmos manifestações do Pensamento Computacional durante a construção de protótipos de autoria própria dos estudantes. Nesta perspectiva, definimos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifesta o Pensamento Computacional ao longo da construção de projetos robóticos por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais? Com o propósito de abordar esse questionamento e atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar características relacionadas ao Pensamento Computacional que se evidenciam na interação dos estudantes no decorrer do processo de construção de um robô. 2) Identificar, a partir da perspectiva dos estudantes, a evolução no aprimoramento de habilidades vinculadas ao Pensamento Computacional diante dos desafios emergentes durante a elaboração de um projeto de sua escolha. 3) Compreender o desenvolvimento do Pensamento Computacional pelos estudantes ao longo das atividades estruturadas na perspectiva Construcionista. Esta pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir da observação participante associada às gravações de áudio, entrevistas presenciais e registros durante as construções dos robôs. O estudo teve a participação de 36 discentes pertencentes aos 8º e 9º anos da Escola Estadual Professor João Batista Leme, tendo sido selecionados 12 desses para a análise dos dados. Neste contexto, as categorias de análise que surgiram dos dados foram: a) Decomposição; b) Padrões e Abstrações; c) Algoritmo. Os resultados desta pesquisa revelaram a manifestação do Pensamento Computacional durante a elaboração de projetos robóticos, evidenciando características relacionadas aos seus quatro pilares. Durante o processo de construção dos robôs, foram evidenciados pelos estudantes habilidades do Pensamento Computacional por meio do enfrentamento de desafios específicos, elaborando estratégias de forma contextualizada e adaptada às necessidades e situações encontradas durante o desenvolvimento dos projetos. Adicionalmente, os dados permitiram reflexões acerca das potencialidades de um ambiente Construcionista, destacando o desenvolvimento dos estudantes na elaboração criativa de suas ideias e na expressão tangível de seus pensamentos através da programação e construção de um robô, concomitantemente ao desenvolvimento de habilidades associadas ao Pensamento Computacional. Por fim, esta pesquisa tem o potencial de contribuir com discussões pertinentes à Educação Matemática e de apresentar uma possível proposta para os professores do Ensino Fundamental e Médio, com uma abordagem que visa promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional e reflexão crítica sobre a formação dos indivíduos com habilidades alinhadas às demandas atuais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-06T19:08:21Z
2024-08-06T19:08:21Z
2024-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256936
33004137031P7
9105354083268688
url https://hdl.handle.net/11449/256936
identifier_str_mv 33004137031P7
9105354083268688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128122470531072