Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842
Resumo: Desenhos animados estão entre as mídias de entretenimento mais consumidas no mundo. Um dos principais motivos é o fato desse formato não ter tantas limitações físicas quanto o cinema tradicional, o que permite uma maior liberdade nos temas abordados e na construção das cenas. Uma das animações mais populares dos últimos tempos, Adventure Time (exibido originalmente pelo canal Cartoon Network), é um exemplo perfeito disso. Ao longo de seus quase trezentos episódios, o desenho infantil aborda uma variedade de temas e adota vários estilos narrativos. No entanto, ao se analisar o enredo como um todo, essa quantidade grande de episódios pode tornar árdua a tarefa de acompanhar a complexidade emocional dos numerosos personagens, o que pode ser um empecilho ao se tentar compreender a profundidade da trama. Com o auxílio de modelos Transformers e da plataforma Hugging Face, este trabalho investiga uma abordagem de detecção de emoções nas transcrições de falas de personagens da obra. Os resultados demonstram que a abordagem é viável para este tipo de análise e identificam a vasta gama emocional neste desenho animado.
id UFCG_62d8f7cc2a4f0215bf06103783c46c0f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34842
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.Emotion analysis in Adventure Time transcripts.Processamento de Linguagem NaturalAnálise de SentimentosHora de AventuraNatural Language ProcessingSentiment AnalysisAdventure TimeCiência da ComputaçãoDesenhos animados estão entre as mídias de entretenimento mais consumidas no mundo. Um dos principais motivos é o fato desse formato não ter tantas limitações físicas quanto o cinema tradicional, o que permite uma maior liberdade nos temas abordados e na construção das cenas. Uma das animações mais populares dos últimos tempos, Adventure Time (exibido originalmente pelo canal Cartoon Network), é um exemplo perfeito disso. Ao longo de seus quase trezentos episódios, o desenho infantil aborda uma variedade de temas e adota vários estilos narrativos. No entanto, ao se analisar o enredo como um todo, essa quantidade grande de episódios pode tornar árdua a tarefa de acompanhar a complexidade emocional dos numerosos personagens, o que pode ser um empecilho ao se tentar compreender a profundidade da trama. Com o auxílio de modelos Transformers e da plataforma Hugging Face, este trabalho investiga uma abordagem de detecção de emoções nas transcrições de falas de personagens da obra. Os resultados demonstram que a abordagem é viável para este tipo de análise e identificam a vasta gama emocional neste desenho animado.Cartoons are among the most consumed forms of entertainment media worldwide. One of the main reasons is the fact that they do not have as many physical limitations as traditional cinema, allowing greater freedom in the themes explored and the construction of scenes. One of the most popular animations in recent times, Adventure Time (originally aired on the Cartoon Network), is a perfect example of this. Throughout its nearly three hundred episodes, the children's show addresses a variety of themes and adopts various narrative styles. However, when analyzing the storyline as a whole, this large number of episodes can make it challenging to keep up with the emotional complexity of numerous characters, which can be a hindrance when trying to understand the depth of the plot. With the assistance of Transformer models and the Hugging Face platform, this work investigates na approach of emotion detection on the transcriptions of the show’s characters’ lines. The results demonstrate that the approach is feasible for this type of analysis and identify the broad emotional range in this animated series.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGMARINHO, Leandro Balby.MARINHO, L. B.http://lattes.cnpq.br/3728312501032061PEREIRA, Eanes Torres.PEREIRA, E. T.http://lattes.cnpq.br/2030738304003254BRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.2023-11-172024-03-01T17:51:58Z2024-03-012024-03-01T17:51:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo. Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-01T17:51:58Zoai:localhost:riufcg/34842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-01T17:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
Emotion analysis in Adventure Time transcripts.
title Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
spellingShingle Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
Processamento de Linguagem Natural
Análise de Sentimentos
Hora de Aventura
Natural Language Processing
Sentiment Analysis
Adventure Time
Ciência da Computação
title_short Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
title_full Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
title_fullStr Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
title_full_unstemmed Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
title_sort Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.
author LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
author_facet LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARINHO, Leandro Balby.
MARINHO, L. B.
http://lattes.cnpq.br/3728312501032061
PEREIRA, Eanes Torres.
PEREIRA, E. T.
http://lattes.cnpq.br/2030738304003254
BRASILEIRO, Francisco Vilar.
BRASILEIRO, F.
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento de Linguagem Natural
Análise de Sentimentos
Hora de Aventura
Natural Language Processing
Sentiment Analysis
Adventure Time
Ciência da Computação
topic Processamento de Linguagem Natural
Análise de Sentimentos
Hora de Aventura
Natural Language Processing
Sentiment Analysis
Adventure Time
Ciência da Computação
description Desenhos animados estão entre as mídias de entretenimento mais consumidas no mundo. Um dos principais motivos é o fato desse formato não ter tantas limitações físicas quanto o cinema tradicional, o que permite uma maior liberdade nos temas abordados e na construção das cenas. Uma das animações mais populares dos últimos tempos, Adventure Time (exibido originalmente pelo canal Cartoon Network), é um exemplo perfeito disso. Ao longo de seus quase trezentos episódios, o desenho infantil aborda uma variedade de temas e adota vários estilos narrativos. No entanto, ao se analisar o enredo como um todo, essa quantidade grande de episódios pode tornar árdua a tarefa de acompanhar a complexidade emocional dos numerosos personagens, o que pode ser um empecilho ao se tentar compreender a profundidade da trama. Com o auxílio de modelos Transformers e da plataforma Hugging Face, este trabalho investiga uma abordagem de detecção de emoções nas transcrições de falas de personagens da obra. Os resultados demonstram que a abordagem é viável para este tipo de análise e identificam a vasta gama emocional neste desenho animado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2024-03-01T17:51:58Z
2024-03-01
2024-03-01T17:51:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842
LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo. Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842
identifier_str_mv LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo. Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744615247446016