Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDES, Bartos.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LUCIAN, Rafael.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119
Resumo: Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos.
id UFCG_62d95b4b03408b8044f174d262a61eb6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30119
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-06-02T11:51:57Z No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf: 164308 bytes, checksum: 6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T11:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf: 164308 bytes, checksum: 6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698 (MD5) Previous issue date: 2016Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.CrowdfundingPlataformas de CrowdfundingProdutos culturaisSatisfação de consumidoresLealdade de consumidoresConsumoEstatística descritivaTestes não paramétricos de hipótesesCrowdfunding PlatformsCultural productsConsumer satisfactionConsumer loyaltyConsumptionDescriptive statisticsNon-parametric hypothesis testsRecaudación de fondosPlataformas de financiación colectivaProductos culturalesSatisfacción del consumidorLealtad del consumidorEstadísticas descriptivasPruebas de hipótesis no paramétricasFinancement participatifPlateformes de financement participatifProduits culturelsSatisfaction des consommateursFidélité des consommateursConsommationStatistiques descriptivesTests d'hypothèses non paramétriques4Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.Crowdfunding platforms: analysis of satisfaction and loyalty behaviors of Brazilian and Portuguese consumers.20162023-06-02T11:51:57Z2023-06-022023-06-02T11:51:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporBERNARDES, Bartos.LUCIAN, Rafael.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALPLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfPLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfapplication/pdf164308http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/1/PLATAFORMAS+DE+CROWDFUNDING+-+AN%C3%81LISE+DOS+COMPORTAMENTOS+-+ANAIS+IV+SIMEP+ARTIGO+2016.pdf6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698MD51riufcg/301192023-11-28 13:51:13.44oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T16:51:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Crowdfunding platforms: analysis of satisfaction and loyalty behaviors of Brazilian and Portuguese consumers.
title Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
spellingShingle Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
BERNARDES, Bartos.
Engenharia de Produção.
Crowdfunding
Plataformas de Crowdfunding
Produtos culturais
Satisfação de consumidores
Lealdade de consumidores
Consumo
Estatística descritiva
Testes não paramétricos de hipóteses
Crowdfunding Platforms
Cultural products
Consumer satisfaction
Consumer loyalty
Consumption
Descriptive statistics
Non-parametric hypothesis tests
Recaudación de fondos
Plataformas de financiación colectiva
Productos culturales
Satisfacción del consumidor
Lealtad del consumidor
Estadísticas descriptivas
Pruebas de hipótesis no paramétricas
Financement participatif
Plateformes de financement participatif
Produits culturels
Satisfaction des consommateurs
Fidélité des consommateurs
Consommation
Statistiques descriptives
Tests d'hypothèses non paramétriques
title_short Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
title_full Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
title_fullStr Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
title_full_unstemmed Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
title_sort Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
author BERNARDES, Bartos.
author_facet BERNARDES, Bartos.
LUCIAN, Rafael.
author_role author
author2 LUCIAN, Rafael.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERNARDES, Bartos.
LUCIAN, Rafael.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Crowdfunding
Plataformas de Crowdfunding
Produtos culturais
Satisfação de consumidores
Lealdade de consumidores
Consumo
Estatística descritiva
Testes não paramétricos de hipóteses
Crowdfunding Platforms
Cultural products
Consumer satisfaction
Consumer loyalty
Consumption
Descriptive statistics
Non-parametric hypothesis tests
Recaudación de fondos
Plataformas de financiación colectiva
Productos culturales
Satisfacción del consumidor
Lealtad del consumidor
Estadísticas descriptivas
Pruebas de hipótesis no paramétricas
Financement participatif
Plateformes de financement participatif
Produits culturels
Satisfaction des consommateurs
Fidélité des consommateurs
Consommation
Statistiques descriptives
Tests d'hypothèses non paramétriques
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Plataformas de Crowdfunding
Produtos culturais
Satisfação de consumidores
Lealdade de consumidores
Consumo
Estatística descritiva
Testes não paramétricos de hipóteses
Crowdfunding Platforms
Cultural products
Consumer satisfaction
Consumer loyalty
Consumption
Descriptive statistics
Non-parametric hypothesis tests
Recaudación de fondos
Plataformas de financiación colectiva
Productos culturales
Satisfacción del consumidor
Lealtad del consumidor
Estadísticas descriptivas
Pruebas de hipótesis no paramétricas
Financement participatif
Plateformes de financement participatif
Produits culturels
Satisfaction des consommateurs
Fidélité des consommateurs
Consommation
Statistiques descriptives
Tests d'hypothèses non paramétriques
description Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T11:51:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02
2023-06-02T11:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119
identifier_str_mv BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/1/PLATAFORMAS+DE+CROWDFUNDING+-+AN%C3%81LISE+DOS+COMPORTAMENTOS+-+ANAIS+IV+SIMEP+ARTIGO+2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308926398758912