Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119 |
Resumo: | Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos. |
id |
UFCG_62d95b4b03408b8044f174d262a61eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30119 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-06-02T11:51:57Z No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf: 164308 bytes, checksum: 6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T11:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdf: 164308 bytes, checksum: 6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698 (MD5) Previous issue date: 2016Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.CrowdfundingPlataformas de CrowdfundingProdutos culturaisSatisfação de consumidoresLealdade de consumidoresConsumoEstatística descritivaTestes não paramétricos de hipótesesCrowdfunding PlatformsCultural productsConsumer satisfactionConsumer loyaltyConsumptionDescriptive statisticsNon-parametric hypothesis testsRecaudación de fondosPlataformas de financiación colectivaProductos culturalesSatisfacción del consumidorLealtad del consumidorEstadísticas descriptivasPruebas de hipótesis no paramétricasFinancement participatifPlateformes de financement participatifProduits culturelsSatisfaction des consommateursFidélité des consommateursConsommationStatistiques descriptivesTests d'hypothèses non paramétriques4Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses.Crowdfunding platforms: analysis of satisfaction and loyalty behaviors of Brazilian and Portuguese consumers.20162023-06-02T11:51:57Z2023-06-022023-06-02T11:51:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporBERNARDES, Bartos.LUCIAN, Rafael.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALPLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfPLATAFORMAS DE CROWDFUNDING - ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS - ANAIS IV SIMEP ARTIGO 2016.pdfapplication/pdf164308http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/1/PLATAFORMAS+DE+CROWDFUNDING+-+AN%C3%81LISE+DOS+COMPORTAMENTOS+-+ANAIS+IV+SIMEP+ARTIGO+2016.pdf6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698MD51riufcg/301192023-11-28 13:51:13.44oai:localhost:riufcg/30119Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T16:51:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Crowdfunding platforms: analysis of satisfaction and loyalty behaviors of Brazilian and Portuguese consumers. |
title |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
spellingShingle |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. BERNARDES, Bartos. Engenharia de Produção. Crowdfunding Plataformas de Crowdfunding Produtos culturais Satisfação de consumidores Lealdade de consumidores Consumo Estatística descritiva Testes não paramétricos de hipóteses Crowdfunding Platforms Cultural products Consumer satisfaction Consumer loyalty Consumption Descriptive statistics Non-parametric hypothesis tests Recaudación de fondos Plataformas de financiación colectiva Productos culturales Satisfacción del consumidor Lealtad del consumidor Estadísticas descriptivas Pruebas de hipótesis no paramétricas Financement participatif Plateformes de financement participatif Produits culturels Satisfaction des consommateurs Fidélité des consommateurs Consommation Statistiques descriptives Tests d'hypothèses non paramétriques |
title_short |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
title_full |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
title_fullStr |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
title_full_unstemmed |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
title_sort |
Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. |
author |
BERNARDES, Bartos. |
author_facet |
BERNARDES, Bartos. LUCIAN, Rafael. |
author_role |
author |
author2 |
LUCIAN, Rafael. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERNARDES, Bartos. LUCIAN, Rafael. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia de Produção. |
topic |
Engenharia de Produção. Crowdfunding Plataformas de Crowdfunding Produtos culturais Satisfação de consumidores Lealdade de consumidores Consumo Estatística descritiva Testes não paramétricos de hipóteses Crowdfunding Platforms Cultural products Consumer satisfaction Consumer loyalty Consumption Descriptive statistics Non-parametric hypothesis tests Recaudación de fondos Plataformas de financiación colectiva Productos culturales Satisfacción del consumidor Lealtad del consumidor Estadísticas descriptivas Pruebas de hipótesis no paramétricas Financement participatif Plateformes de financement participatif Produits culturels Satisfaction des consommateurs Fidélité des consommateurs Consommation Statistiques descriptives Tests d'hypothèses non paramétriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crowdfunding Plataformas de Crowdfunding Produtos culturais Satisfação de consumidores Lealdade de consumidores Consumo Estatística descritiva Testes não paramétricos de hipóteses Crowdfunding Platforms Cultural products Consumer satisfaction Consumer loyalty Consumption Descriptive statistics Non-parametric hypothesis tests Recaudación de fondos Plataformas de financiación colectiva Productos culturales Satisfacción del consumidor Lealtad del consumidor Estadísticas descriptivas Pruebas de hipótesis no paramétricas Financement participatif Plateformes de financement participatif Produits culturels Satisfaction des consommateurs Fidélité des consommateurs Consommation Statistiques descriptives Tests d'hypothèses non paramétriques |
description |
Este estudo buscou compreender o consumo de produtos culturais em plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação dos consumidores luso-brasileiros. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo de projetos na web. Os dados foram coletados junto aos apoiadores das plataformas Catarse e PPL, no Brasil e em Portugal, respectivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores. As particularidades que permeiam o consumo colaborativo nas redes sociais, apontam para o futuro do consumo, a partir de uma ativa participação dos consumidores na criação e no desenvolvimento de novos produtos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-02T11:51:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-02 2023-06-02T11:51:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119 |
identifier_str_mv |
BERNARDES, Bartos; LUCIAN, Rafael. Plataformas de Crowdfunding: análise dos comportamentos de satisfação e lealdade dos consumidores brasileiros e portugueses. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30119/1/PLATAFORMAS+DE+CROWDFUNDING+-+AN%C3%81LISE+DOS+COMPORTAMENTOS+-+ANAIS+IV+SIMEP+ARTIGO+2016.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6101475a48cb45891d10c0e4bd03c698 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308926398758912 |