Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
Resumo: A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios.
id UFCG_62f870fe1aefffc8c08aecb151e7629c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36167
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.Challenges and possibilities for schools to include children with autism.Inclusão escolarTranstorno do Espectro Autista - TEACrianças autistas - Ambiente escolarAprendizagem - Crianças autistasSchool inclusionAutism Spectrum Disorder - ASDAutistic children - School environmentLearning - Autistic ChildrenEducação.A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolimhttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685SOUSA, Rozilene LopesARAÚJO, Edinaura Almeida de.QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias2023-08-122024-06-18T19:02:38Z2024-06-182024-06-18T19:02:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:05:42Zoai:localhost:riufcg/36167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:05:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
Challenges and possibilities for schools to include children with autism.
title Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
spellingShingle Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Crianças autistas - Ambiente escolar
Aprendizagem - Crianças autistas
School inclusion
Autism Spectrum Disorder - ASD
Autistic children - School environment
Learning - Autistic Children
Educação.
title_short Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
title_full Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
title_fullStr Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
title_sort Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.
author QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
author_facet QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
SOUSA, Rozilene Lopes
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Crianças autistas - Ambiente escolar
Aprendizagem - Crianças autistas
School inclusion
Autism Spectrum Disorder - ASD
Autistic children - School environment
Learning - Autistic Children
Educação.
topic Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Crianças autistas - Ambiente escolar
Aprendizagem - Crianças autistas
School inclusion
Autism Spectrum Disorder - ASD
Autistic children - School environment
Learning - Autistic Children
Educação.
description A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-12
2024-06-18T19:02:38Z
2024-06-18
2024-06-18T19:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
identifier_str_mv QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625386127360