Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
Resumo: | Este livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender. |
id |
UFCG_6312b56de7e7ddfd3c512e136634e136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29569 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education.Leituras de mundosEnsino de GeografiaFormação de Professores - GeografiaFormação docenteFormação discenteFormação inicial discenteAprendizagem e interdisciplinaridadeEnsino superior - práticas formativasGeografia - ensino superiorPIBID Geografia - UFCGPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCGLibro de texto de campoAsentamiento rural de reforma agraria - Educación RuralPrácticas Supervisadas - GeografíaConocimiento Pedagógico - Enseñanza de la GeografíaGestión escolarPombal - PB - gestión escolarLiteratura y cine - Enseñanza de la geografíaCine y literatura - Enseñanza de la geografíaTerritorio, religión y geografíaAbandono escolar - escuela de campoCurso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCGAgricultores y exposición a pesticidas - saludLos plaguicidas y la salud de los agricultoresEnseñanza de teatro y geografíaEnseñanza de Internet y GeografíaEducação do CampoEscola do CampoLivro didático do campoAssentamento rural da reforma agrária - Educação do CampoEstágio supervisionado - GeografiaConhecimento Pedagógico - ensino de GeografiaGestão escolarPombal - PB - gestão escolarLiteratura e cinema - ensino de GeografiaCinema e literatura - ensino de GeografiaTerritório, religião e GeografiaEvasão escolar - escola do campoAgricultores e exposição a agrotóxicos - saúdeAgrotóxicos e saúde de agricultoresTeatro e ensino de GeografiaInternet e ensino de GeografiaSanta Helena - PB - agricultoresReadings of worldsGeography TeachingTeacher Training - GeographyTeacher trainingStudent trainingInitial student trainingLearning and interdisciplinarityHigher education - training practicesGeography - higher educationPIBID Geography - UFCGInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCGDegree in Geography - CFP - UFCGField EducationCountry SchoolField textbookRural settlement of agrarian reform - Rural EducationSupervised Internship - GeographyPedagogical Knowledge - Geography teachingSchool managementPombal - PB - school managementLiterature and cinema - Geography teachingCinema and literature - Geography teachingTerritory, religion and geographySchool dropout - countryside schoolFarmers and exposure to pesticides - healthPesticides and farmers' healthTheater and Geography teachingInternet and Geography teachingSaint Helena - PB - farmersLectures de mondesEnseignement de la géographieFormation des enseignants - GéographieFormation des enseignantsFormation des étudiantsFormation initiale des étudiantsApprentissage et interdisciplinaritéEnseignement supérieur - pratiques de formationGéographie - enseignement supérieurGéographie PIBID - UFCGProgramme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCGLicence de Géographie - CFP - UFCGFormation sur le terrainÉcole de campagneManuel de terrainRèglement rural de la réforme agraire - Éducation ruraleStage Encadré - GéographieConnaissances pédagogiques - Enseignement de la géographieGestion scolairePombal - PB - gestion scolaireLittérature et cinéma - Enseignement de la géographieCinéma et littérature - Enseignement de la géographieTerritoire, religion et géographieDécrochage scolaire - école de campagneLes agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santéPesticides et santé des agriculteursEnseignement du théâtre et de la géographieEnseignement de l'internet et de la géographieSainte-Hélène - PB - agriculteursLecturas de mundosEnseñanza de la GeografíaFormación del profesorado - GeografíaFormación de profesoresEntrenamiento de estudiantesFormación inicial de los estudiantesAprendizaje e interdisciplinariedadEducación superior - prácticas de formaciónGeografía - educación superiorPrograma Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCGLicenciado en Geografía - CFP - UFCGEducación de campoEscuela de campoEducaçãoEste livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-05-08T12:53:44Z2023-05-082023-05-08T12:53:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569porDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.SILVA, David kennedy Tavares da.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.TOMAZ, Dayane da Silva.SANTOS, Felipe Pereira dos.LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.SANTOS, Gisele Cipriano dos.ROLIM, José Denilson Feitoza.DUARTE, José Élio Parnaíba.OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.SANTOS, Maglandyo da Silva.FERNANDES, Maiara Felix.MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.MOURA, Mismana Morais.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-08T12:56:03Zoai:localhost:riufcg/29569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-08T12:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education. |
title |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
spellingShingle |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. Leituras de mundos Ensino de Geografia Formação de Professores - Geografia Formação docente Formação discente Formação inicial discente Aprendizagem e interdisciplinaridade Ensino superior - práticas formativas Geografia - ensino superior PIBID Geografia - UFCG Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG Libro de texto de campo Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural Prácticas Supervisadas - Geografía Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía Gestión escolar Pombal - PB - gestión escolar Literatura y cine - Enseñanza de la geografía Cine y literatura - Enseñanza de la geografía Territorio, religión y geografía Abandono escolar - escuela de campo Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG Agricultores y exposición a pesticidas - salud Los plaguicidas y la salud de los agricultores Enseñanza de teatro y geografía Enseñanza de Internet y Geografía Educação do Campo Escola do Campo Livro didático do campo Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo Estágio supervisionado - Geografia Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia Gestão escolar Pombal - PB - gestão escolar Literatura e cinema - ensino de Geografia Cinema e literatura - ensino de Geografia Território, religião e Geografia Evasão escolar - escola do campo Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde Agrotóxicos e saúde de agricultores Teatro e ensino de Geografia Internet e ensino de Geografia Santa Helena - PB - agricultores Readings of worlds Geography Teaching Teacher Training - Geography Teacher training Student training Initial student training Learning and interdisciplinarity Higher education - training practices Geography - higher education PIBID Geography - UFCG Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG Degree in Geography - CFP - UFCG Field Education Country School Field textbook Rural settlement of agrarian reform - Rural Education Supervised Internship - Geography Pedagogical Knowledge - Geography teaching School management Pombal - PB - school management Literature and cinema - Geography teaching Cinema and literature - Geography teaching Territory, religion and geography School dropout - countryside school Farmers and exposure to pesticides - health Pesticides and farmers' health Theater and Geography teaching Internet and Geography teaching Saint Helena - PB - farmers Lectures de mondes Enseignement de la géographie Formation des enseignants - Géographie Formation des enseignants Formation des étudiants Formation initiale des étudiants Apprentissage et interdisciplinarité Enseignement supérieur - pratiques de formation Géographie - enseignement supérieur Géographie PIBID - UFCG Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG Licence de Géographie - CFP - UFCG Formation sur le terrain École de campagne Manuel de terrain Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale Stage Encadré - Géographie Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie Gestion scolaire Pombal - PB - gestion scolaire Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie Territoire, religion et géographie Décrochage scolaire - école de campagne Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé Pesticides et santé des agriculteurs Enseignement du théâtre et de la géographie Enseignement de l'internet et de la géographie Sainte-Hélène - PB - agriculteurs Lecturas de mundos Enseñanza de la Geografía Formación del profesorado - Geografía Formación de profesores Entrenamiento de estudiantes Formación inicial de los estudiantes Aprendizaje e interdisciplinariedad Educación superior - prácticas de formación Geografía - educación superior Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG Licenciado en Geografía - CFP - UFCG Educación de campo Escuela de campo Educação |
title_short |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
title_full |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
title_fullStr |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
title_full_unstemmed |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
title_sort |
Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. |
author |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
author_facet |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. SILVA, David kennedy Tavares da. ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. TOMAZ, Dayane da Silva. SANTOS, Felipe Pereira dos. LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. SANTOS, Gisele Cipriano dos. ROLIM, José Denilson Feitoza. DUARTE, José Élio Parnaíba. OLIVEIRA NETO, José Joaquim de. SANTOS, Maglandyo da Silva. FERNANDES, Maiara Felix. MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. MOURA, Mismana Morais. |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. SILVA, David kennedy Tavares da. ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. TOMAZ, Dayane da Silva. SANTOS, Felipe Pereira dos. LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. SANTOS, Gisele Cipriano dos. ROLIM, José Denilson Feitoza. DUARTE, José Élio Parnaíba. OLIVEIRA NETO, José Joaquim de. SANTOS, Maglandyo da Silva. FERNANDES, Maiara Felix. MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. MOURA, Mismana Morais. |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. SILVA, David kennedy Tavares da. ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. TOMAZ, Dayane da Silva. SANTOS, Felipe Pereira dos. LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. SANTOS, Gisele Cipriano dos. ROLIM, José Denilson Feitoza. DUARTE, José Élio Parnaíba. OLIVEIRA NETO, José Joaquim de. SANTOS, Maglandyo da Silva. FERNANDES, Maiara Felix. MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. MOURA, Mismana Morais. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leituras de mundos Ensino de Geografia Formação de Professores - Geografia Formação docente Formação discente Formação inicial discente Aprendizagem e interdisciplinaridade Ensino superior - práticas formativas Geografia - ensino superior PIBID Geografia - UFCG Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG Libro de texto de campo Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural Prácticas Supervisadas - Geografía Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía Gestión escolar Pombal - PB - gestión escolar Literatura y cine - Enseñanza de la geografía Cine y literatura - Enseñanza de la geografía Territorio, religión y geografía Abandono escolar - escuela de campo Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG Agricultores y exposición a pesticidas - salud Los plaguicidas y la salud de los agricultores Enseñanza de teatro y geografía Enseñanza de Internet y Geografía Educação do Campo Escola do Campo Livro didático do campo Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo Estágio supervisionado - Geografia Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia Gestão escolar Pombal - PB - gestão escolar Literatura e cinema - ensino de Geografia Cinema e literatura - ensino de Geografia Território, religião e Geografia Evasão escolar - escola do campo Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde Agrotóxicos e saúde de agricultores Teatro e ensino de Geografia Internet e ensino de Geografia Santa Helena - PB - agricultores Readings of worlds Geography Teaching Teacher Training - Geography Teacher training Student training Initial student training Learning and interdisciplinarity Higher education - training practices Geography - higher education PIBID Geography - UFCG Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG Degree in Geography - CFP - UFCG Field Education Country School Field textbook Rural settlement of agrarian reform - Rural Education Supervised Internship - Geography Pedagogical Knowledge - Geography teaching School management Pombal - PB - school management Literature and cinema - Geography teaching Cinema and literature - Geography teaching Territory, religion and geography School dropout - countryside school Farmers and exposure to pesticides - health Pesticides and farmers' health Theater and Geography teaching Internet and Geography teaching Saint Helena - PB - farmers Lectures de mondes Enseignement de la géographie Formation des enseignants - Géographie Formation des enseignants Formation des étudiants Formation initiale des étudiants Apprentissage et interdisciplinarité Enseignement supérieur - pratiques de formation Géographie - enseignement supérieur Géographie PIBID - UFCG Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG Licence de Géographie - CFP - UFCG Formation sur le terrain École de campagne Manuel de terrain Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale Stage Encadré - Géographie Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie Gestion scolaire Pombal - PB - gestion scolaire Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie Territoire, religion et géographie Décrochage scolaire - école de campagne Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé Pesticides et santé des agriculteurs Enseignement du théâtre et de la géographie Enseignement de l'internet et de la géographie Sainte-Hélène - PB - agriculteurs Lecturas de mundos Enseñanza de la Geografía Formación del profesorado - Geografía Formación de profesores Entrenamiento de estudiantes Formación inicial de los estudiantes Aprendizaje e interdisciplinariedad Educación superior - prácticas de formación Geografía - educación superior Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG Licenciado en Geografía - CFP - UFCG Educación de campo Escuela de campo Educação |
topic |
Leituras de mundos Ensino de Geografia Formação de Professores - Geografia Formação docente Formação discente Formação inicial discente Aprendizagem e interdisciplinaridade Ensino superior - práticas formativas Geografia - ensino superior PIBID Geografia - UFCG Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG Libro de texto de campo Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural Prácticas Supervisadas - Geografía Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía Gestión escolar Pombal - PB - gestión escolar Literatura y cine - Enseñanza de la geografía Cine y literatura - Enseñanza de la geografía Territorio, religión y geografía Abandono escolar - escuela de campo Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG Agricultores y exposición a pesticidas - salud Los plaguicidas y la salud de los agricultores Enseñanza de teatro y geografía Enseñanza de Internet y Geografía Educação do Campo Escola do Campo Livro didático do campo Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo Estágio supervisionado - Geografia Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia Gestão escolar Pombal - PB - gestão escolar Literatura e cinema - ensino de Geografia Cinema e literatura - ensino de Geografia Território, religião e Geografia Evasão escolar - escola do campo Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde Agrotóxicos e saúde de agricultores Teatro e ensino de Geografia Internet e ensino de Geografia Santa Helena - PB - agricultores Readings of worlds Geography Teaching Teacher Training - Geography Teacher training Student training Initial student training Learning and interdisciplinarity Higher education - training practices Geography - higher education PIBID Geography - UFCG Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG Degree in Geography - CFP - UFCG Field Education Country School Field textbook Rural settlement of agrarian reform - Rural Education Supervised Internship - Geography Pedagogical Knowledge - Geography teaching School management Pombal - PB - school management Literature and cinema - Geography teaching Cinema and literature - Geography teaching Territory, religion and geography School dropout - countryside school Farmers and exposure to pesticides - health Pesticides and farmers' health Theater and Geography teaching Internet and Geography teaching Saint Helena - PB - farmers Lectures de mondes Enseignement de la géographie Formation des enseignants - Géographie Formation des enseignants Formation des étudiants Formation initiale des étudiants Apprentissage et interdisciplinarité Enseignement supérieur - pratiques de formation Géographie - enseignement supérieur Géographie PIBID - UFCG Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG Licence de Géographie - CFP - UFCG Formation sur le terrain École de campagne Manuel de terrain Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale Stage Encadré - Géographie Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie Gestion scolaire Pombal - PB - gestion scolaire Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie Territoire, religion et géographie Décrochage scolaire - école de campagne Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé Pesticides et santé des agriculteurs Enseignement du théâtre et de la géographie Enseignement de l'internet et de la géographie Sainte-Hélène - PB - agriculteurs Lecturas de mundos Enseñanza de la Geografía Formación del profesorado - Geografía Formación de profesores Entrenamiento de estudiantes Formación inicial de los estudiantes Aprendizaje e interdisciplinariedad Educación superior - prácticas de formación Geografía - educación superior Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG Licenciado en Geografía - CFP - UFCG Educación de campo Escuela de campo Educação |
description |
Este livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-08T12:53:44Z 2023-05-08 2023-05-08T12:53:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
identifier_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744574675943424 |