Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo., NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da., BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos., SILVA, David kennedy Tavares da., ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de., TOMAZ, Dayane da Silva., SANTOS, Felipe Pereira dos., LACERDA, Francisca das Chagas Silveira., SANTOS, Gisele Cipriano dos., ROLIM, José Denilson Feitoza., DUARTE, José Élio Parnaíba., OLIVEIRA NETO, José Joaquim de., SANTOS, Maglandyo da Silva., FERNANDES, Maiara Felix., MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de., MOURA, Mismana Morais.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
Resumo: Este livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender.
id UFCG_6312b56de7e7ddfd3c512e136634e136
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29569
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education.Leituras de mundosEnsino de GeografiaFormação de Professores - GeografiaFormação docenteFormação discenteFormação inicial discenteAprendizagem e interdisciplinaridadeEnsino superior - práticas formativasGeografia - ensino superiorPIBID Geografia - UFCGPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCGLibro de texto de campoAsentamiento rural de reforma agraria - Educación RuralPrácticas Supervisadas - GeografíaConocimiento Pedagógico - Enseñanza de la GeografíaGestión escolarPombal - PB - gestión escolarLiteratura y cine - Enseñanza de la geografíaCine y literatura - Enseñanza de la geografíaTerritorio, religión y geografíaAbandono escolar - escuela de campoCurso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCGAgricultores y exposición a pesticidas - saludLos plaguicidas y la salud de los agricultoresEnseñanza de teatro y geografíaEnseñanza de Internet y GeografíaEducação do CampoEscola do CampoLivro didático do campoAssentamento rural da reforma agrária - Educação do CampoEstágio supervisionado - GeografiaConhecimento Pedagógico - ensino de GeografiaGestão escolarPombal - PB - gestão escolarLiteratura e cinema - ensino de GeografiaCinema e literatura - ensino de GeografiaTerritório, religião e GeografiaEvasão escolar - escola do campoAgricultores e exposição a agrotóxicos - saúdeAgrotóxicos e saúde de agricultoresTeatro e ensino de GeografiaInternet e ensino de GeografiaSanta Helena - PB - agricultoresReadings of worldsGeography TeachingTeacher Training - GeographyTeacher trainingStudent trainingInitial student trainingLearning and interdisciplinarityHigher education - training practicesGeography - higher educationPIBID Geography - UFCGInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCGDegree in Geography - CFP - UFCGField EducationCountry SchoolField textbookRural settlement of agrarian reform - Rural EducationSupervised Internship - GeographyPedagogical Knowledge - Geography teachingSchool managementPombal - PB - school managementLiterature and cinema - Geography teachingCinema and literature - Geography teachingTerritory, religion and geographySchool dropout - countryside schoolFarmers and exposure to pesticides - healthPesticides and farmers' healthTheater and Geography teachingInternet and Geography teachingSaint Helena - PB - farmersLectures de mondesEnseignement de la géographieFormation des enseignants - GéographieFormation des enseignantsFormation des étudiantsFormation initiale des étudiantsApprentissage et interdisciplinaritéEnseignement supérieur - pratiques de formationGéographie - enseignement supérieurGéographie PIBID - UFCGProgramme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCGLicence de Géographie - CFP - UFCGFormation sur le terrainÉcole de campagneManuel de terrainRèglement rural de la réforme agraire - Éducation ruraleStage Encadré - GéographieConnaissances pédagogiques - Enseignement de la géographieGestion scolairePombal - PB - gestion scolaireLittérature et cinéma - Enseignement de la géographieCinéma et littérature - Enseignement de la géographieTerritoire, religion et géographieDécrochage scolaire - école de campagneLes agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santéPesticides et santé des agriculteursEnseignement du théâtre et de la géographieEnseignement de l'internet et de la géographieSainte-Hélène - PB - agriculteursLecturas de mundosEnseñanza de la GeografíaFormación del profesorado - GeografíaFormación de profesoresEntrenamiento de estudiantesFormación inicial de los estudiantesAprendizaje e interdisciplinariedadEducación superior - prácticas de formaciónGeografía - educación superiorPrograma Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCGLicenciado en Geografía - CFP - UFCGEducación de campoEscuela de campoEducaçãoEste livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-05-08T12:53:44Z2023-05-082023-05-08T12:53:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569porDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.SILVA, David kennedy Tavares da.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.TOMAZ, Dayane da Silva.SANTOS, Felipe Pereira dos.LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.SANTOS, Gisele Cipriano dos.ROLIM, José Denilson Feitoza.DUARTE, José Élio Parnaíba.OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.SANTOS, Maglandyo da Silva.FERNANDES, Maiara Felix.MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.MOURA, Mismana Morais.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-08T12:56:03Zoai:localhost:riufcg/29569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-08T12:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
Readings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education.
title Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
spellingShingle Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Leituras de mundos
Ensino de Geografia
Formação de Professores - Geografia
Formação docente
Formação discente
Formação inicial discente
Aprendizagem e interdisciplinaridade
Ensino superior - práticas formativas
Geografia - ensino superior
PIBID Geografia - UFCG
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG
Libro de texto de campo
Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural
Prácticas Supervisadas - Geografía
Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía
Gestión escolar
Pombal - PB - gestión escolar
Literatura y cine - Enseñanza de la geografía
Cine y literatura - Enseñanza de la geografía
Territorio, religión y geografía
Abandono escolar - escuela de campo
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG
Agricultores y exposición a pesticidas - salud
Los plaguicidas y la salud de los agricultores
Enseñanza de teatro y geografía
Enseñanza de Internet y Geografía
Educação do Campo
Escola do Campo
Livro didático do campo
Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo
Estágio supervisionado - Geografia
Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia
Gestão escolar
Pombal - PB - gestão escolar
Literatura e cinema - ensino de Geografia
Cinema e literatura - ensino de Geografia
Território, religião e Geografia
Evasão escolar - escola do campo
Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde
Agrotóxicos e saúde de agricultores
Teatro e ensino de Geografia
Internet e ensino de Geografia
Santa Helena - PB - agricultores
Readings of worlds
Geography Teaching
Teacher Training - Geography
Teacher training
Student training
Initial student training
Learning and interdisciplinarity
Higher education - training practices
Geography - higher education
PIBID Geography - UFCG
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG
Degree in Geography - CFP - UFCG
Field Education
Country School
Field textbook
Rural settlement of agrarian reform - Rural Education
Supervised Internship - Geography
Pedagogical Knowledge - Geography teaching
School management
Pombal - PB - school management
Literature and cinema - Geography teaching
Cinema and literature - Geography teaching
Territory, religion and geography
School dropout - countryside school
Farmers and exposure to pesticides - health
Pesticides and farmers' health
Theater and Geography teaching
Internet and Geography teaching
Saint Helena - PB - farmers
Lectures de mondes
Enseignement de la géographie
Formation des enseignants - Géographie
Formation des enseignants
Formation des étudiants
Formation initiale des étudiants
Apprentissage et interdisciplinarité
Enseignement supérieur - pratiques de formation
Géographie - enseignement supérieur
Géographie PIBID - UFCG
Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG
Licence de Géographie - CFP - UFCG
Formation sur le terrain
École de campagne
Manuel de terrain
Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale
Stage Encadré - Géographie
Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie
Gestion scolaire
Pombal - PB - gestion scolaire
Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie
Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie
Territoire, religion et géographie
Décrochage scolaire - école de campagne
Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé
Pesticides et santé des agriculteurs
Enseignement du théâtre et de la géographie
Enseignement de l'internet et de la géographie
Sainte-Hélène - PB - agriculteurs
Lecturas de mundos
Enseñanza de la Geografía
Formación del profesorado - Geografía
Formación de profesores
Entrenamiento de estudiantes
Formación inicial de los estudiantes
Aprendizaje e interdisciplinariedad
Educación superior - prácticas de formación
Geografía - educación superior
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG
Licenciado en Geografía - CFP - UFCG
Educación de campo
Escuela de campo
Educação
title_short Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
title_full Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
title_fullStr Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
title_full_unstemmed Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
title_sort Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.
author DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
author_facet DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.
SILVA, David kennedy Tavares da.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
TOMAZ, Dayane da Silva.
SANTOS, Felipe Pereira dos.
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
SANTOS, Gisele Cipriano dos.
ROLIM, José Denilson Feitoza.
DUARTE, José Élio Parnaíba.
OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.
SANTOS, Maglandyo da Silva.
FERNANDES, Maiara Felix.
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
MOURA, Mismana Morais.
author_role author
author2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.
SILVA, David kennedy Tavares da.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
TOMAZ, Dayane da Silva.
SANTOS, Felipe Pereira dos.
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
SANTOS, Gisele Cipriano dos.
ROLIM, José Denilson Feitoza.
DUARTE, José Élio Parnaíba.
OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.
SANTOS, Maglandyo da Silva.
FERNANDES, Maiara Felix.
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
MOURA, Mismana Morais.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.
SILVA, David kennedy Tavares da.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
TOMAZ, Dayane da Silva.
SANTOS, Felipe Pereira dos.
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
SANTOS, Gisele Cipriano dos.
ROLIM, José Denilson Feitoza.
DUARTE, José Élio Parnaíba.
OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.
SANTOS, Maglandyo da Silva.
FERNANDES, Maiara Felix.
MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
MOURA, Mismana Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Leituras de mundos
Ensino de Geografia
Formação de Professores - Geografia
Formação docente
Formação discente
Formação inicial discente
Aprendizagem e interdisciplinaridade
Ensino superior - práticas formativas
Geografia - ensino superior
PIBID Geografia - UFCG
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG
Libro de texto de campo
Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural
Prácticas Supervisadas - Geografía
Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía
Gestión escolar
Pombal - PB - gestión escolar
Literatura y cine - Enseñanza de la geografía
Cine y literatura - Enseñanza de la geografía
Territorio, religión y geografía
Abandono escolar - escuela de campo
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG
Agricultores y exposición a pesticidas - salud
Los plaguicidas y la salud de los agricultores
Enseñanza de teatro y geografía
Enseñanza de Internet y Geografía
Educação do Campo
Escola do Campo
Livro didático do campo
Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo
Estágio supervisionado - Geografia
Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia
Gestão escolar
Pombal - PB - gestão escolar
Literatura e cinema - ensino de Geografia
Cinema e literatura - ensino de Geografia
Território, religião e Geografia
Evasão escolar - escola do campo
Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde
Agrotóxicos e saúde de agricultores
Teatro e ensino de Geografia
Internet e ensino de Geografia
Santa Helena - PB - agricultores
Readings of worlds
Geography Teaching
Teacher Training - Geography
Teacher training
Student training
Initial student training
Learning and interdisciplinarity
Higher education - training practices
Geography - higher education
PIBID Geography - UFCG
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG
Degree in Geography - CFP - UFCG
Field Education
Country School
Field textbook
Rural settlement of agrarian reform - Rural Education
Supervised Internship - Geography
Pedagogical Knowledge - Geography teaching
School management
Pombal - PB - school management
Literature and cinema - Geography teaching
Cinema and literature - Geography teaching
Territory, religion and geography
School dropout - countryside school
Farmers and exposure to pesticides - health
Pesticides and farmers' health
Theater and Geography teaching
Internet and Geography teaching
Saint Helena - PB - farmers
Lectures de mondes
Enseignement de la géographie
Formation des enseignants - Géographie
Formation des enseignants
Formation des étudiants
Formation initiale des étudiants
Apprentissage et interdisciplinarité
Enseignement supérieur - pratiques de formation
Géographie - enseignement supérieur
Géographie PIBID - UFCG
Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG
Licence de Géographie - CFP - UFCG
Formation sur le terrain
École de campagne
Manuel de terrain
Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale
Stage Encadré - Géographie
Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie
Gestion scolaire
Pombal - PB - gestion scolaire
Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie
Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie
Territoire, religion et géographie
Décrochage scolaire - école de campagne
Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé
Pesticides et santé des agriculteurs
Enseignement du théâtre et de la géographie
Enseignement de l'internet et de la géographie
Sainte-Hélène - PB - agriculteurs
Lecturas de mundos
Enseñanza de la Geografía
Formación del profesorado - Geografía
Formación de profesores
Entrenamiento de estudiantes
Formación inicial de los estudiantes
Aprendizaje e interdisciplinariedad
Educación superior - prácticas de formación
Geografía - educación superior
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG
Licenciado en Geografía - CFP - UFCG
Educación de campo
Escuela de campo
Educação
topic Leituras de mundos
Ensino de Geografia
Formação de Professores - Geografia
Formação docente
Formação discente
Formação inicial discente
Aprendizagem e interdisciplinaridade
Ensino superior - práticas formativas
Geografia - ensino superior
PIBID Geografia - UFCG
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCG
Libro de texto de campo
Asentamiento rural de reforma agraria - Educación Rural
Prácticas Supervisadas - Geografía
Conocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografía
Gestión escolar
Pombal - PB - gestión escolar
Literatura y cine - Enseñanza de la geografía
Cine y literatura - Enseñanza de la geografía
Territorio, religión y geografía
Abandono escolar - escuela de campo
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCG
Agricultores y exposición a pesticidas - salud
Los plaguicidas y la salud de los agricultores
Enseñanza de teatro y geografía
Enseñanza de Internet y Geografía
Educação do Campo
Escola do Campo
Livro didático do campo
Assentamento rural da reforma agrária - Educação do Campo
Estágio supervisionado - Geografia
Conhecimento Pedagógico - ensino de Geografia
Gestão escolar
Pombal - PB - gestão escolar
Literatura e cinema - ensino de Geografia
Cinema e literatura - ensino de Geografia
Território, religião e Geografia
Evasão escolar - escola do campo
Agricultores e exposição a agrotóxicos - saúde
Agrotóxicos e saúde de agricultores
Teatro e ensino de Geografia
Internet e ensino de Geografia
Santa Helena - PB - agricultores
Readings of worlds
Geography Teaching
Teacher Training - Geography
Teacher training
Student training
Initial student training
Learning and interdisciplinarity
Higher education - training practices
Geography - higher education
PIBID Geography - UFCG
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCG
Degree in Geography - CFP - UFCG
Field Education
Country School
Field textbook
Rural settlement of agrarian reform - Rural Education
Supervised Internship - Geography
Pedagogical Knowledge - Geography teaching
School management
Pombal - PB - school management
Literature and cinema - Geography teaching
Cinema and literature - Geography teaching
Territory, religion and geography
School dropout - countryside school
Farmers and exposure to pesticides - health
Pesticides and farmers' health
Theater and Geography teaching
Internet and Geography teaching
Saint Helena - PB - farmers
Lectures de mondes
Enseignement de la géographie
Formation des enseignants - Géographie
Formation des enseignants
Formation des étudiants
Formation initiale des étudiants
Apprentissage et interdisciplinarité
Enseignement supérieur - pratiques de formation
Géographie - enseignement supérieur
Géographie PIBID - UFCG
Programme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCG
Licence de Géographie - CFP - UFCG
Formation sur le terrain
École de campagne
Manuel de terrain
Règlement rural de la réforme agraire - Éducation rurale
Stage Encadré - Géographie
Connaissances pédagogiques - Enseignement de la géographie
Gestion scolaire
Pombal - PB - gestion scolaire
Littérature et cinéma - Enseignement de la géographie
Cinéma et littérature - Enseignement de la géographie
Territoire, religion et géographie
Décrochage scolaire - école de campagne
Les agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santé
Pesticides et santé des agriculteurs
Enseignement du théâtre et de la géographie
Enseignement de l'internet et de la géographie
Sainte-Hélène - PB - agriculteurs
Lecturas de mundos
Enseñanza de la Geografía
Formación del profesorado - Geografía
Formación de profesores
Entrenamiento de estudiantes
Formación inicial de los estudiantes
Aprendizaje e interdisciplinariedad
Educación superior - prácticas de formación
Geografía - educación superior
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCG
Licenciado en Geografía - CFP - UFCG
Educación de campo
Escuela de campo
Educação
description Este livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-08T12:53:44Z
2023-05-08
2023-05-08T12:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
identifier_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574675943424