As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnese, Júlia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bueno, Laura Cardoso, Rodrigues, Aline de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224234
Resumo: Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques.
id UFRGS-2_b57057ab7a87f4d950d0aaa157fa5adb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224234
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dall'Agnese, JúliaBueno, Laura CardosoRodrigues, Aline de Lima2021-07-21T04:23:37Z20201982-0003http://hdl.handle.net/10183/224234001123654Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques.O presente artigo, que é resultado de pesquisa de iniciação científica, busca analisar a relação que a geografia pode estabelecer com a literatura, através da observação e construção de espaços no imaginário literário. Para isso, apresenta-se uma proposta metodológica que pode ser desenvolvida em sala de aula, com o livro Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. O livro aborda questões acerca do Continente Africano, permitindo o debate sobre estereótipos de paisagens e sociedades dentro da sala de aula. Desta forma, a Literatura e geografia, dentro de suas singularidades estéticas e epistemológicas, propõem construir narrativas sobre os espaços geográficos.The present article aims to analyze the correlation that geography can have with literature, through the observation and the construction of spaces in the literary imaginary. Its purpose is to present an example of a project to be worked at the classroom environment, with the book Pra Lá de Marrakesh, from Tiago de Melo Andrade. The book covers aspects of the African continent, allowing the debate over landscape-related and societal stereotypes in the classroom space. Literature and geography, through their aesthetic and epistemological singularities, aims to construct narratives about the geographical spaces.application/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 14, n.1 (2020), 15 p.Enseignement de la géographieGeografia : EnsinoLiteraturaEducação básicaGeography teachingAs interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básicaThe literary interfaces of geography : space and didactics in the formation of the geographical knowledge of basic education Les interfaces littéraires de la géographie : espace et éducation dans la formation des connaissances géographiques dans l’éducation basique info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123654.pdf.txt001123654.pdf.txtExtracted Texttext/plain58986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/2/001123654.pdf.txte45281acc29d8747ac564002235308b0MD52ORIGINAL001123654.pdfTexto completoapplication/pdf302775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/1/001123654.pdf64e139b06c97280ac929fee9e27721aeMD5110183/2242342022-04-20 04:52:49.562546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224234Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The literary interfaces of geography : space and didactics in the formation of the geographical knowledge of basic education
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Les interfaces littéraires de la géographie : espace et éducation dans la formation des connaissances géographiques dans l’éducation basique
title As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
spellingShingle As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
Dall'Agnese, Júlia
Enseignement de la géographie
Geografia : Ensino
Literatura
Educação básica
Geography teaching
title_short As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
title_full As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
title_fullStr As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
title_full_unstemmed As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
title_sort As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
author Dall'Agnese, Júlia
author_facet Dall'Agnese, Júlia
Bueno, Laura Cardoso
Rodrigues, Aline de Lima
author_role author
author2 Bueno, Laura Cardoso
Rodrigues, Aline de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Agnese, Júlia
Bueno, Laura Cardoso
Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.fr.fl_str_mv Enseignement de la géographie
topic Enseignement de la géographie
Geografia : Ensino
Literatura
Educação básica
Geography teaching
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Literatura
Educação básica
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
description Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:23:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224234
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-0003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123654
identifier_str_mv 1982-0003
001123654
url http://hdl.handle.net/10183/224234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Para onde?, Porto Alegre. Vol. 14, n.1 (2020), 15 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/2/001123654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/1/001123654.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e45281acc29d8747ac564002235308b0
64e139b06c97280ac929fee9e27721ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225026985263104