Limites e possibilidades da escola de tempo integral (ETI): uma relação de tempo, espaço e currículo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.oliveira3 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10594 |
Resumo: | Discorrer sobre políticas públicas voltadas ao campo educacional é um desafio, porém mostra-se pertinente devido as limitações existentes e as infinitas possibilidades de melhoramento. Sabe-se que ainda são muitos os desafios a serem superados na educação pública do Brasil, até porque a educação é algo inacabado e em constantes mudanças tornando o processo de quaisquer políticas educacionais lento para obter resultados satisfatórios, assim, para entendermos melhor as concepções acerca da escola em tempo integral, é necessário nos situarmos a partir de algumas discussões sobre o assunto, para entender como surge o aumento na jornada escolar de estudantes. Para tanto, nosso objetivo geral foi entender como é constituído e como se organiza o projeto político pedagógico da escola de Tempo Integral José Gonçalves de Queiroz e quais os limites e as possibilidades que o projeto aponta em direção ao modelo de ETI. Como objetivos específicos têm-se: Identificar as concepções que fundamentam a política pedagógica da escola de tempo integral; identificar os desafios na construção e organização do projeto político-pedagógico na escola em questão, e caracterizar os elementos estruturantes do PPP que concorrem para a construção da boa qualidade educacional naquela escola. Metodologicamente essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e apresenta características de uma pesquisa exploratória e explicativa. Como resultados, obtivemos a análise de três polos que constituem esse PPP. Os polos analisados foram: concepções de educação integral, infraestrutura/tempo/currículo e qualidade. No primeiro polo concluiu-se que é perceptível que a instituição preza pela preparação dos estudantes para esse mundo em constantes mudanças, assim como para o mercado de trabalho. No segundo polo percebemos que as atividades extracurriculares tiveram uma diminuição em decorrer do tempo ser maior dentro da escola. No que diz respeito a maneira que o tempo é articulado, notou-se que esse ainda é um desafio para os discentes. já a infraestrutura na visão dos docentes, está de acordo com as necessidades, contrapondo o que os alunos falam. No terceiro e último polo, concluiu-se que apenas o aumento na carga horária não é suficiente para se chegar a boa qualidade, sendo necessário explorar outros elementos. Pode-se concluir que embora exista a vontade de transformação da educação no âmbito escolar, foi possível perceber que a escola idealizada ainda muito se difere da escola concretizada. |
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Limites e possibilidades da escola de tempo integral (ETI): uma relação de tempo, espaço e currículo.Limits and possibilities of the full-time school (FTE): a relation of time, space and curriculum.Escola de tempo integralPolítica educacionalEducação de tempo integralProjeto político pedagógicoCurrículoFull time schoolEducational politicsFull time educationPedagogical political projectCurriculumDiscorrer sobre políticas públicas voltadas ao campo educacional é um desafio, porém mostra-se pertinente devido as limitações existentes e as infinitas possibilidades de melhoramento. Sabe-se que ainda são muitos os desafios a serem superados na educação pública do Brasil, até porque a educação é algo inacabado e em constantes mudanças tornando o processo de quaisquer políticas educacionais lento para obter resultados satisfatórios, assim, para entendermos melhor as concepções acerca da escola em tempo integral, é necessário nos situarmos a partir de algumas discussões sobre o assunto, para entender como surge o aumento na jornada escolar de estudantes. Para tanto, nosso objetivo geral foi entender como é constituído e como se organiza o projeto político pedagógico da escola de Tempo Integral José Gonçalves de Queiroz e quais os limites e as possibilidades que o projeto aponta em direção ao modelo de ETI. Como objetivos específicos têm-se: Identificar as concepções que fundamentam a política pedagógica da escola de tempo integral; identificar os desafios na construção e organização do projeto político-pedagógico na escola em questão, e caracterizar os elementos estruturantes do PPP que concorrem para a construção da boa qualidade educacional naquela escola. Metodologicamente essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e apresenta características de uma pesquisa exploratória e explicativa. Como resultados, obtivemos a análise de três polos que constituem esse PPP. Os polos analisados foram: concepções de educação integral, infraestrutura/tempo/currículo e qualidade. No primeiro polo concluiu-se que é perceptível que a instituição preza pela preparação dos estudantes para esse mundo em constantes mudanças, assim como para o mercado de trabalho. No segundo polo percebemos que as atividades extracurriculares tiveram uma diminuição em decorrer do tempo ser maior dentro da escola. No que diz respeito a maneira que o tempo é articulado, notou-se que esse ainda é um desafio para os discentes. já a infraestrutura na visão dos docentes, está de acordo com as necessidades, contrapondo o que os alunos falam. No terceiro e último polo, concluiu-se que apenas o aumento na carga horária não é suficiente para se chegar a boa qualidade, sendo necessário explorar outros elementos. Pode-se concluir que embora exista a vontade de transformação da educação no âmbito escolar, foi possível perceber que a escola idealizada ainda muito se difere da escola concretizada.Talking about public policies focused on the educational field is a challenge, but it is pertinent due to the existing limitations and the infinite possibilities for improvement. It is known that there are still many challenges to be overcome in public education in Brazil, because education is something unfinished and constantly changing making the process of any educational policies slow to obtain satisfactory results, thus, to better understand the conceptions about From school full time, we need to situate ourselves from some discussions on the subject, to understand how the increase in the school day of students arises. But, after all, what does the government want in creating an educational policy that aims to increase student time at school? Isn't the government just trying to solve social problems generated by the absence of social policies? These questions led us to investigate. To this end, our overall objective was to understand how the pedagogical political project of the José Gonçalves de Queiroz School of Integral School is constituted and how it is organized and what are the limits and possibilities that the project points towards the TSI model. The specific objectives are: To identify the conceptions that underlie the pedagogical policy of the full-time school; identify the challenges in the construction and organization of the political-pedagogical project in the school in question, and characterize the structural elements of the PPP that contribute to the construction of good educational quality in that school. Methodologically this research is characterized as a qualitative research and presents characteristics of an exploratory and explanatory research. As a result we obtained the analysis of three poles that constitute this PPP. The poles analyzed were: conceptions of integral education, infrastructure / time / curriculum and quality. It can be concluded that although there is a desire to transform education at the school level, it was possible to realize that the idealized school still differs greatly from the school implemented.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756LIMA FILHO, Gilvan Dias de.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, Amanda Carla da Silva de.2019-12-102020-01-02T15:21:22Z2020-01-022020-01-02T15:21:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.oliveira3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10594OLIVEIRA, Amanda Carla da Silva de. Limites e possibilidades da escola de tempo integral (ETI): uma relação de tempo, espaço e currículo. 2019. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-26T16:52:48Zoai:localhost:riufcg/10594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-26T16:52:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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