Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025
Resumo: O presente trabalho tem como título “Prática Docente e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas”, tendo como objetivo analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural nas escolas públicas, e os específicos identificar qual a concepção dos professores dos Anos Iniciais da escolas públicas acerca de diversidade cultural, levantar os procedimentos que os professores utilizam em sala de aula para trabalhar a diversidade cultural e refletir acerca das possibilidades da ação educativa com questões de diversidade cultural. A questão de pesquisa como os professores estão trabalhando com a diversidade cultural existente em sala de aula. Assim, a pesquisa que foi realizada é do tipo descritiva e de caráter qualitativa em duas escolas públicas municipais da cidade de Cajazeiras-PB, localizadas em comunidades carentes da referida cidade, com sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo três da escola A e quatro da escola B, nos turnos manhã e tarde. No percurso metodológico foi utilizado uma a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, como também foi feito uma análise documental dos PPPs (Projeto Político Pedagógico) das escolas pesquisadas. As temáticas tratadas na fundamentação teórica são: diversidade cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente dos professores diante do assunto, o daltonismo cultural, a diferença na escola e as contribuições da Lei 10.639/2003 para o ensino público. Ao final do trabalho, concluiu-se que os professores e a escola, tem dificuldades em compreender que trabalhar com a diversidade cultural em sala de aula é ir além de um trabalho folclorizado, sendo necessário ainda muitas mudanças para que possa atender o que está garantido nas leis e que o trabalho dos professores com a diversidade cultural em sala de aula, ainda é insuficiente.
id UFCG_651956fd0477aa20d4d6fe3593cc5528
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5025
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.Teaching practice and cultural diversity in the early years of elementary school in public schools.Diversidade culturalAnos iniciaisPráticas docentesCultural diversityearly yearsTeaching PracticesCultural diversityEducação.O presente trabalho tem como título “Prática Docente e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas”, tendo como objetivo analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural nas escolas públicas, e os específicos identificar qual a concepção dos professores dos Anos Iniciais da escolas públicas acerca de diversidade cultural, levantar os procedimentos que os professores utilizam em sala de aula para trabalhar a diversidade cultural e refletir acerca das possibilidades da ação educativa com questões de diversidade cultural. A questão de pesquisa como os professores estão trabalhando com a diversidade cultural existente em sala de aula. Assim, a pesquisa que foi realizada é do tipo descritiva e de caráter qualitativa em duas escolas públicas municipais da cidade de Cajazeiras-PB, localizadas em comunidades carentes da referida cidade, com sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo três da escola A e quatro da escola B, nos turnos manhã e tarde. No percurso metodológico foi utilizado uma a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, como também foi feito uma análise documental dos PPPs (Projeto Político Pedagógico) das escolas pesquisadas. As temáticas tratadas na fundamentação teórica são: diversidade cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente dos professores diante do assunto, o daltonismo cultural, a diferença na escola e as contribuições da Lei 10.639/2003 para o ensino público. Ao final do trabalho, concluiu-se que os professores e a escola, tem dificuldades em compreender que trabalhar com a diversidade cultural em sala de aula é ir além de um trabalho folclorizado, sendo necessário ainda muitas mudanças para que possa atender o que está garantido nas leis e que o trabalho dos professores com a diversidade cultural em sala de aula, ainda é insuficiente.This work is titled "Teaching Practice and Cultural Diversity in the Early Years of Basic Education in Public Schools", aiming to analyze how teachers are working to cultural diversity in public schools and identify which specific conception of the teachers in the first years the public schools, about cultural diversity, lift procedures that teachers use in the classroom to work cultural diversity and reflect on the possibilities of educational action with issues of cultural diversity. The research question is how teachers are working with the existing cultural diversity in the classroom. Thus, the research that has been conducted is the descriptive and qualitative character in two public schools in the city of Cajazeiras-PB, located in underserved communities of that city, with seven teachers in the first years of elementary school, three of the school's and four B school, in morning and afternoon shifts. Methodological approach was used in one semi-structured interviews to collect data, as was also made a documentary analysis of the PPP schools surveyed. The themes addressed in the theoretical foundations are: cultural diversity in the first years of elementary school teaching practice and teachers on the subject, cultural blindness, the difference in the school and the contributions of Law 10,639 / 2003 for public education. At the end of the work, it was concluded that teachers and school working with cultural diversity in the classroom is to go beyond a folclorizado work, requiring many changes yet so you can be guaranteed to meet the laws and that the work teachers with cultural diversity in the classroom, is still sufficient.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502SILVA, Geranilde Costa e.SANTOS, Risomar Alves dos.BRAGA, Elza Maria Gonçalves.20142019-07-24T10:17:36Z2019-07-242019-07-24T10:17:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025BRAGA, Elza Maria Gonçalves. Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:31:17Zoai:localhost:riufcg/5025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:31:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
Teaching practice and cultural diversity in the early years of elementary school in public schools.
title Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
spellingShingle Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
Diversidade cultural
Anos iniciais
Práticas docentes
Cultural diversity
early years
Teaching Practices
Cultural diversity
Educação.
title_short Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
title_full Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
title_fullStr Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
title_full_unstemmed Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
title_sort Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
author BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
author_facet BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
SILVA, Geranilde Costa e.
SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Anos iniciais
Práticas docentes
Cultural diversity
early years
Teaching Practices
Cultural diversity
Educação.
topic Diversidade cultural
Anos iniciais
Práticas docentes
Cultural diversity
early years
Teaching Practices
Cultural diversity
Educação.
description O presente trabalho tem como título “Prática Docente e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas”, tendo como objetivo analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural nas escolas públicas, e os específicos identificar qual a concepção dos professores dos Anos Iniciais da escolas públicas acerca de diversidade cultural, levantar os procedimentos que os professores utilizam em sala de aula para trabalhar a diversidade cultural e refletir acerca das possibilidades da ação educativa com questões de diversidade cultural. A questão de pesquisa como os professores estão trabalhando com a diversidade cultural existente em sala de aula. Assim, a pesquisa que foi realizada é do tipo descritiva e de caráter qualitativa em duas escolas públicas municipais da cidade de Cajazeiras-PB, localizadas em comunidades carentes da referida cidade, com sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo três da escola A e quatro da escola B, nos turnos manhã e tarde. No percurso metodológico foi utilizado uma a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, como também foi feito uma análise documental dos PPPs (Projeto Político Pedagógico) das escolas pesquisadas. As temáticas tratadas na fundamentação teórica são: diversidade cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente dos professores diante do assunto, o daltonismo cultural, a diferença na escola e as contribuições da Lei 10.639/2003 para o ensino público. Ao final do trabalho, concluiu-se que os professores e a escola, tem dificuldades em compreender que trabalhar com a diversidade cultural em sala de aula é ir além de um trabalho folclorizado, sendo necessário ainda muitas mudanças para que possa atender o que está garantido nas leis e que o trabalho dos professores com a diversidade cultural em sala de aula, ainda é insuficiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-24T10:17:36Z
2019-07-24
2019-07-24T10:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025
BRAGA, Elza Maria Gonçalves. Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025
identifier_str_mv BRAGA, Elza Maria Gonçalves. Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381569138688