Do advento à proposta: a didatização da análise linguística em documentos parametrizadores para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Isabelle Guedes da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27326
Resumo: Nessa dissertação, aborda-se a didatização da proposta teórico-metodologia de análise linguística em dois documentos parametrizadores para o Ensino Médio as Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006) e nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2007), através de seu discurso pedagógico de orientação e prescrição para contextos de ensino de Língua materna. Propõe-se como objetivo geral contribuir com os estudos sobre AL, enquanto prática metodológica do ensino reflexivo, tendo como escopo o(s) conceito(s) apresentado(s) em documentos parametrizadores. Como objetivos específicos almeja-se: (1) Desvelar a concepção de AL subjacente aos documentos estudados. (2) Identificar que conhecimentos sobre AL são didatizados em documentos parametrizadores do EM ideologicamente construídos. A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2013), através de uma pesquisa documental. Os principais subsídios teóricos são os conceitos de Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991; RAFAEL, 2001; LEITE, 2007) e Recontextualização Didática (BERNSTEIN, 1996; MAINARDES E STREMEL, 2010; LEITE, 2007), como também o referencial teórico para descrição do objeto de análise (GERALDI, 1984, 1991, 1996) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. Os resultados da análise revelam que os documentos articulam a proposta de análise linguística a novas teorias vigentes na década de sua publicação e que a didatização dos aspectos estruturadores se engendram em três dimensões: política, linguística e pedagógica. Estas, discursivamente materializam-se em quatro recursos linguísticos de transformação do campo acadêmico para o campo escolar, quais sejam, paráfrase, análise, esclarecimento e apagamento. Os dados indicam também que esses princípios são constituídos pelas exigências da ideologia Neoliberal que podem colocar o professor-leitor em um lugar de desatualização pelas exigências de: autonomia didática, responsabilização do sujeito e a exaltação do Estado. Desse dados, conclui-se aqui, enquanto pesquisadores imersos na Linguística Aplicada, que apesar de haver uma didaticidade da proposta, ainda não há um diálogo esclarecedor entre o professor-leitor e os documentos parametrizadores, devido a uma construção do textual do discurso pedagógico enquanto discurso acadêmico, exigindo uma reorganização das ações e metodologias empregadas na divulgação desses documentos parametrizadores, a fim de não limitar suas orientações/prescrições ao texto. Assim, é preciso mais que disponibilizar os documentos aos professores, mas também realizar cursos que permitam estudá-los, que possam ser discutidas e compartilhadas nesses espaços de discussão, permitindo elaboração de estratégias/ações para o ensino. Acreditamos também que a divulgação desta pesquisa no meio acadêmico suscitará o interesse por outras pesquisas que o tema permite, a fim de divulgá-la e possibilitá-la realizável no Ensino Médio. Por fim, sinalizamos para uma construção mais crítica do sujeito professor que dialogue com os documentos parametrizadores em sua formação inicial contribuindo para uma prática docente reflexiva.
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spelling Do advento à proposta: a didatização da análise linguística em documentos parametrizadores para o ensino médio.From the advent to the proposal: the didacticization of linguistic analysis in parameterizing documents for high school.Linguística aplicadaAnálise linguísticaEnsino médio - documentos parametrizadoresDidatização - análise linguísticaDocumentos parametrizadores - ensino médioTransposição didáticaRecontextualização didáticaReferenciais curriculares - ensino médioApplied LinguisticsLinguistic analysisHigh School - Parametrizing DocumentsDidatization - Linguistic AnalysisParametrizing Documents - High SchoolDidactic transpositionRecontextualizationCurriculum References - High SchoolLinguísticaNessa dissertação, aborda-se a didatização da proposta teórico-metodologia de análise linguística em dois documentos parametrizadores para o Ensino Médio as Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006) e nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2007), através de seu discurso pedagógico de orientação e prescrição para contextos de ensino de Língua materna. Propõe-se como objetivo geral contribuir com os estudos sobre AL, enquanto prática metodológica do ensino reflexivo, tendo como escopo o(s) conceito(s) apresentado(s) em documentos parametrizadores. Como objetivos específicos almeja-se: (1) Desvelar a concepção de AL subjacente aos documentos estudados. (2) Identificar que conhecimentos sobre AL são didatizados em documentos parametrizadores do EM ideologicamente construídos. A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2013), através de uma pesquisa documental. Os principais subsídios teóricos são os conceitos de Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991; RAFAEL, 2001; LEITE, 2007) e Recontextualização Didática (BERNSTEIN, 1996; MAINARDES E STREMEL, 2010; LEITE, 2007), como também o referencial teórico para descrição do objeto de análise (GERALDI, 1984, 1991, 1996) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. Os resultados da análise revelam que os documentos articulam a proposta de análise linguística a novas teorias vigentes na década de sua publicação e que a didatização dos aspectos estruturadores se engendram em três dimensões: política, linguística e pedagógica. Estas, discursivamente materializam-se em quatro recursos linguísticos de transformação do campo acadêmico para o campo escolar, quais sejam, paráfrase, análise, esclarecimento e apagamento. Os dados indicam também que esses princípios são constituídos pelas exigências da ideologia Neoliberal que podem colocar o professor-leitor em um lugar de desatualização pelas exigências de: autonomia didática, responsabilização do sujeito e a exaltação do Estado. Desse dados, conclui-se aqui, enquanto pesquisadores imersos na Linguística Aplicada, que apesar de haver uma didaticidade da proposta, ainda não há um diálogo esclarecedor entre o professor-leitor e os documentos parametrizadores, devido a uma construção do textual do discurso pedagógico enquanto discurso acadêmico, exigindo uma reorganização das ações e metodologias empregadas na divulgação desses documentos parametrizadores, a fim de não limitar suas orientações/prescrições ao texto. Assim, é preciso mais que disponibilizar os documentos aos professores, mas também realizar cursos que permitam estudá-los, que possam ser discutidas e compartilhadas nesses espaços de discussão, permitindo elaboração de estratégias/ações para o ensino. Acreditamos também que a divulgação desta pesquisa no meio acadêmico suscitará o interesse por outras pesquisas que o tema permite, a fim de divulgá-la e possibilitá-la realizável no Ensino Médio. Por fim, sinalizamos para uma construção mais crítica do sujeito professor que dialogue com os documentos parametrizadores em sua formação inicial contribuindo para uma prática docente reflexiva.This dissertation deals with the didactization of theoretical and methodological approach to linguistic analysis in two parametrizadores documents: OCEM (BRAZIL, 2006) and RCEM-PB (PARAÍBA, 2007) through its pedagogical discourse guidance and prescription for educational contexts of Native language. It is proposed as a general objective to contribute to the study of linguistic analysis, while teaching axis, with the scope (s) concept (s) appear (s) in parametrizadores documents. The specific objectives aims to: (1) Unveiling the underlying concept of AL to the studied documents. (2) Identify what knowledge AL are didatizados in parametrizadores documents in ideologically constructed. The methodology undertaken is characterized as qualitative and interpretative, within a Applied linguistic critic and indisciplinary (MOITA LOPES, 2013), through a documentary research. The main theoretical basis are the Didactic Transposition of concepts (CHEVALLARD, 1991; RAFAEL, 2001; LEITE, 2007) and Recontextualizing Teaching (BERNSTEIN, 1996; MAINARDES; STREMEL, 2010; LEITE, 2007), as well as the theoretical framework for describing the object of analysis (GERALDI, 1984, 1991, 1996) with a view to achieving the defined objectives. The analysis results show that the documents articulate the proposed linguistic analysis to new theories prevailing in the decade of its publication and that didactization of the structural aspects are engendered in three dimensions: political, linguistic and pedagogical. These discursively materialize into four linguistic resources to transform the academic field to the school field, namely, paraphrase, analysis, clarification and erasure. The data also indicate that these principles are constituted by the demands of Neoliberal ideology that can put the teacher-reader in a place of outdated by the demands of: didactic autonomy, subject of accountability and state exaltation. This data, it is concluded here while researchers immersed in Applied Linguistics, which despite a didaticidade the proposal, there is not an enlightening dialogue between teacher-reader and parametrizadores documents, due to construction of textual pedagogical discourse while academic discourse, demanding a reorganization of actions and methodologies used in the dissemination of these documents parametrizadores in order not to limit its guidelines / provisions to the text. Thus, it takes more than make documents available to teachers, but also conduct courses that allow study them, which can be discussed and shared in these forums for discussion, allowing development of strategies / actions for teaching. We also believe that the dissemination of this research in academia raise interest in other research that allows the subject in order to publicize it and allows it achievable in high school. Finally, signaled for a more critical construction of the subject teacher who dialogue with parametrizadores documents in their initial training contributing to a reflective teaching practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos.BUNZEN JÚNIOR, C. S.SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.SOUSA, Isabelle Guedes da Silva.2015-08-062022-09-20T19:38:38Z2022-09-202022-09-20T19:38:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27326SOUSA, Isabelle Guedes da Silva. Do advento à proposta: a didatização da análise linguística em documentos parametrizadores para o ensino médio. 2015. 154f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T19:39:05Zoai:localhost:riufcg/27326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T19:39:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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