A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Michelly Ramalho de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135
Resumo: A presente monografia aborda o tema da sexualidade no âmbito escolar. Nas instituições de Ensino Fundamental, cada criança traz consigo a vivência do contexto social que esta inserida: a curiosidade de descobrir seu corpo, de onde vieram, como nasceram, a diferenciação de gêneros, além, da influencia que a mídia exerce sobre o pensamento da criança. A sexualidade esta em todos os âmbitos que existe em uma sociedade, por isso ela deve ser trabalhada com proposito positivo. O objetivo deste trabalho e analisar a importância da abordagem do tema sexualidade no âmbito escolar, no intuito de facilitar a compreensão do tema e assessorar na orientação dada pela família. Num primeiro momento contextualizamos os elementos centrais da pesquisa - a família, a mídia a escola. Posteriormente apresentamos os resultados da pesquisa com discentes e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Dondon Palitot Gomes, na cidade de São José de Piranhas. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Quanta aos resultados obtidos, considera-se relevante destacar que o professor deve estar ciente em sua pratica pedagógica, não trazendo resquícios e tabus do passado, nem ser um mero transmissor de informações formais, mas sim ser um educador aberto a discussões e ao debate, buscando sempre a formação continuada. Nessa perspectiva, destaca-se que a educação sexual deve fazer parte do Projeto Politico Pedagógico das unidades escolares, e preciso que aconteça uma orientação sexual dentro da escola, pois se constatou que esse assunto e trabalhado apenas quando surgem dúvidas, questionamentos e inquietudes dos pais e das crianças. No entanto, considera-se que esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituições de educação infantil, por ser fundamental na formação do sujeito.
id UFCG_666e6299a9c13d5669fbff5007b84ad6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13135
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.The approach to sexuality at school in the early years.Educação sexual infantilSexualidade infantilSexualidade- processo educativoEducação sexual na famíliaCriança -formação sexualChild sexual educationChild sexualitySexuality - educational processFamily sex educationChild - sexual trainingA presente monografia aborda o tema da sexualidade no âmbito escolar. Nas instituições de Ensino Fundamental, cada criança traz consigo a vivência do contexto social que esta inserida: a curiosidade de descobrir seu corpo, de onde vieram, como nasceram, a diferenciação de gêneros, além, da influencia que a mídia exerce sobre o pensamento da criança. A sexualidade esta em todos os âmbitos que existe em uma sociedade, por isso ela deve ser trabalhada com proposito positivo. O objetivo deste trabalho e analisar a importância da abordagem do tema sexualidade no âmbito escolar, no intuito de facilitar a compreensão do tema e assessorar na orientação dada pela família. Num primeiro momento contextualizamos os elementos centrais da pesquisa - a família, a mídia a escola. Posteriormente apresentamos os resultados da pesquisa com discentes e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Dondon Palitot Gomes, na cidade de São José de Piranhas. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Quanta aos resultados obtidos, considera-se relevante destacar que o professor deve estar ciente em sua pratica pedagógica, não trazendo resquícios e tabus do passado, nem ser um mero transmissor de informações formais, mas sim ser um educador aberto a discussões e ao debate, buscando sempre a formação continuada. Nessa perspectiva, destaca-se que a educação sexual deve fazer parte do Projeto Politico Pedagógico das unidades escolares, e preciso que aconteça uma orientação sexual dentro da escola, pois se constatou que esse assunto e trabalhado apenas quando surgem dúvidas, questionamentos e inquietudes dos pais e das crianças. No entanto, considera-se que esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituições de educação infantil, por ser fundamental na formação do sujeito.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUZA, Michelly Ramalho de.20092020-07-02T16:36:45Z2020-07-022020-07-02T16:36:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135SOUZA, Michelly Ramalho de. A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:39:49Zoai:localhost:riufcg/13135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
The approach to sexuality at school in the early years.
title A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
spellingShingle A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
SOUZA, Michelly Ramalho de.
Educação sexual infantil
Sexualidade infantil
Sexualidade- processo educativo
Educação sexual na família
Criança -formação sexual
Child sexual education
Child sexuality
Sexuality - educational process
Family sex education
Child - sexual training
title_short A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
title_full A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
title_fullStr A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
title_full_unstemmed A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
title_sort A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais.
author SOUZA, Michelly Ramalho de.
author_facet SOUZA, Michelly Ramalho de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Michelly Ramalho de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual infantil
Sexualidade infantil
Sexualidade- processo educativo
Educação sexual na família
Criança -formação sexual
Child sexual education
Child sexuality
Sexuality - educational process
Family sex education
Child - sexual training
topic Educação sexual infantil
Sexualidade infantil
Sexualidade- processo educativo
Educação sexual na família
Criança -formação sexual
Child sexual education
Child sexuality
Sexuality - educational process
Family sex education
Child - sexual training
description A presente monografia aborda o tema da sexualidade no âmbito escolar. Nas instituições de Ensino Fundamental, cada criança traz consigo a vivência do contexto social que esta inserida: a curiosidade de descobrir seu corpo, de onde vieram, como nasceram, a diferenciação de gêneros, além, da influencia que a mídia exerce sobre o pensamento da criança. A sexualidade esta em todos os âmbitos que existe em uma sociedade, por isso ela deve ser trabalhada com proposito positivo. O objetivo deste trabalho e analisar a importância da abordagem do tema sexualidade no âmbito escolar, no intuito de facilitar a compreensão do tema e assessorar na orientação dada pela família. Num primeiro momento contextualizamos os elementos centrais da pesquisa - a família, a mídia a escola. Posteriormente apresentamos os resultados da pesquisa com discentes e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Dondon Palitot Gomes, na cidade de São José de Piranhas. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Quanta aos resultados obtidos, considera-se relevante destacar que o professor deve estar ciente em sua pratica pedagógica, não trazendo resquícios e tabus do passado, nem ser um mero transmissor de informações formais, mas sim ser um educador aberto a discussões e ao debate, buscando sempre a formação continuada. Nessa perspectiva, destaca-se que a educação sexual deve fazer parte do Projeto Politico Pedagógico das unidades escolares, e preciso que aconteça uma orientação sexual dentro da escola, pois se constatou que esse assunto e trabalhado apenas quando surgem dúvidas, questionamentos e inquietudes dos pais e das crianças. No entanto, considera-se que esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituições de educação infantil, por ser fundamental na formação do sujeito.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T16:36:45Z
2020-07-02
2020-07-02T16:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135
SOUZA, Michelly Ramalho de. A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135
identifier_str_mv SOUZA, Michelly Ramalho de. A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445869916160