Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055
Resumo: A sexualidade e extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana e dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instancias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz e de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução. Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como as series iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma e abordada neste espaço escolar, como e abordada, se não e abordada, identificar os motivos que justificam a sua exclusão. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas series iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos educadores de uma escola publica da cidade de São João do Rio do Peixe, alem de uma pesquisa com os alunos da escola acima citada, onde depositaram em uma caixa lacrada perguntas sobre sexualidade, sem identificarem-se. A pesquisa aponta a inexistência de uma proposta de orientação sexual na escola, a carência de materiais adequados para a abordagem do tema e uma elevada angustia dos professores, que se sentem despreparados para assumir tal desafio, devido a falta de conhecimento teórico e também, por carregarem muitos preconceitos, mitos e tabus que a própria sociedade reforça. Enquanto os professores sentem-se despreparados para educar sexualmente, as crianças internalizam informações que nem sempre tratam do assunto de forma clara e significativa ao seu desenvolvimento e também possuem varias duvidas, que ocasionam angustia e tensão as mesmas, podendo influenciar ate mesmo no aprendizado escolar. O estudo sinaliza para a importância do professor no trabalho de Orientação Sexual na escola de Ensino Fundamental, realizando uma ação pedagógica de orientação aos alunos e pais.
id UFCG_86ab415a74ca72fb4806898491215ec2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13055
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.Sexual orientation: a challenge in the early school years.Educação sexualSexualidade infantilEnsino fundamental - orientação sexualSexualidadeEscola e sexualidade infantilSex educationChild sexualityElementary school - sexual orientationSchool and child sexualityEducação.A sexualidade e extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana e dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instancias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz e de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução. Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como as series iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma e abordada neste espaço escolar, como e abordada, se não e abordada, identificar os motivos que justificam a sua exclusão. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas series iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos educadores de uma escola publica da cidade de São João do Rio do Peixe, alem de uma pesquisa com os alunos da escola acima citada, onde depositaram em uma caixa lacrada perguntas sobre sexualidade, sem identificarem-se. A pesquisa aponta a inexistência de uma proposta de orientação sexual na escola, a carência de materiais adequados para a abordagem do tema e uma elevada angustia dos professores, que se sentem despreparados para assumir tal desafio, devido a falta de conhecimento teórico e também, por carregarem muitos preconceitos, mitos e tabus que a própria sociedade reforça. Enquanto os professores sentem-se despreparados para educar sexualmente, as crianças internalizam informações que nem sempre tratam do assunto de forma clara e significativa ao seu desenvolvimento e também possuem varias duvidas, que ocasionam angustia e tensão as mesmas, podendo influenciar ate mesmo no aprendizado escolar. O estudo sinaliza para a importância do professor no trabalho de Orientação Sexual na escola de Ensino Fundamental, realizando uma ação pedagógica de orientação aos alunos e pais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.20092020-06-30T00:30:44Z2020-07-292020-06-30T00:30:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega. Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:27:37Zoai:localhost:riufcg/13055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:27:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
Sexual orientation: a challenge in the early school years.
title Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
spellingShingle Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
Educação sexual
Sexualidade infantil
Ensino fundamental - orientação sexual
Sexualidade
Escola e sexualidade infantil
Sex education
Child sexuality
Elementary school - sexual orientation
School and child sexuality
Educação.
title_short Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
title_full Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
title_fullStr Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
title_full_unstemmed Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
title_sort Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
author GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
author_facet GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Sexualidade infantil
Ensino fundamental - orientação sexual
Sexualidade
Escola e sexualidade infantil
Sex education
Child sexuality
Elementary school - sexual orientation
School and child sexuality
Educação.
topic Educação sexual
Sexualidade infantil
Ensino fundamental - orientação sexual
Sexualidade
Escola e sexualidade infantil
Sex education
Child sexuality
Elementary school - sexual orientation
School and child sexuality
Educação.
description A sexualidade e extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana e dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instancias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz e de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução. Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como as series iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma e abordada neste espaço escolar, como e abordada, se não e abordada, identificar os motivos que justificam a sua exclusão. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas series iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos educadores de uma escola publica da cidade de São João do Rio do Peixe, alem de uma pesquisa com os alunos da escola acima citada, onde depositaram em uma caixa lacrada perguntas sobre sexualidade, sem identificarem-se. A pesquisa aponta a inexistência de uma proposta de orientação sexual na escola, a carência de materiais adequados para a abordagem do tema e uma elevada angustia dos professores, que se sentem despreparados para assumir tal desafio, devido a falta de conhecimento teórico e também, por carregarem muitos preconceitos, mitos e tabus que a própria sociedade reforça. Enquanto os professores sentem-se despreparados para educar sexualmente, as crianças internalizam informações que nem sempre tratam do assunto de forma clara e significativa ao seu desenvolvimento e também possuem varias duvidas, que ocasionam angustia e tensão as mesmas, podendo influenciar ate mesmo no aprendizado escolar. O estudo sinaliza para a importância do professor no trabalho de Orientação Sexual na escola de Ensino Fundamental, realizando uma ação pedagógica de orientação aos alunos e pais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-30T00:30:44Z
2020-07-29
2020-06-30T00:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055
GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega. Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055
identifier_str_mv GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega. Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445269082112