Efeitos da adição de resíduos de gesso da indústria da construção nas propriedades mecânicas do concreto asfáltico usinado a quente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Rodrigo Dias.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11177
Resumo: Os fortes investimentos dos setores publico e privado visando atender a crescente demanda brasileira por habitação nos últimos anos, tem aumentado a utilização do gesso como material de construção devido as suas vantagens de aplicação e acabamento. No entanto, os resíduos gerados a partir da utilização desse material durante o processo construtivo não tem recebido uma destinação adequada e, na maioria dos centros urbanos, esses resíduos são dispostos em aterros, lixões ou em áreas improprias. A legislação brasileira classifica o resíduo de gesso como material para o qual ainda não se dispõe de tecnologia para sua reciclagem, e proíbe o descarte em áreas expostas ao ar livre. Diante deste contexto, o presente trabalho aborda o assunto e apresenta resultados da aplicação de resíduos de gesso da construção civil como filer em misturas asfálticas do tipo concreto asfáltico usinado a quente. Foram realizados ensaios de caracterização dos agregados, do ligante e do resíduo de gesso. Através da metodologia Marshall, determinou-se o teor de ligante de projeto para uma mistura sem gesso e misturas com 2% e 4% do resíduo entre os agregados, as quais são enquadradas na faixa "C" do DNIT. Para a caracterização mecânica das misturas foram moldados corpos-de-prova empregando-se as metodologias Marshall e Superpave. Foram realizados os ensaios mecânicos de resistência a tração por compressão diametral, modulo de resiliência, determinação da vida de fadiga por compressão diametral a tensão controlada, desgaste Cântabro, dano por umidade e deformação plastica por compressão uniaxial sob carga estática. Os resultados demonstraram que a adição do gesso, ate um determinado limite, reduz o consumo de ligante, atende aos requisitos das especificações vigentes do DNIT e melhora as características mecânicas das misturas. Conclui-se, finalmente, que o uso de resíduos de gesso, com percentual da ordem de 2% nas misturas asfálticas do tipo CAUQ estudadas, apresenta-se como uma alternativa tecnicamente viável para a destinação deste rejeito.
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No entanto, os resíduos gerados a partir da utilização desse material durante o processo construtivo não tem recebido uma destinação adequada e, na maioria dos centros urbanos, esses resíduos são dispostos em aterros, lixões ou em áreas improprias. A legislação brasileira classifica o resíduo de gesso como material para o qual ainda não se dispõe de tecnologia para sua reciclagem, e proíbe o descarte em áreas expostas ao ar livre. Diante deste contexto, o presente trabalho aborda o assunto e apresenta resultados da aplicação de resíduos de gesso da construção civil como filer em misturas asfálticas do tipo concreto asfáltico usinado a quente. Foram realizados ensaios de caracterização dos agregados, do ligante e do resíduo de gesso. Através da metodologia Marshall, determinou-se o teor de ligante de projeto para uma mistura sem gesso e misturas com 2% e 4% do resíduo entre os agregados, as quais são enquadradas na faixa "C" do DNIT. Para a caracterização mecânica das misturas foram moldados corpos-de-prova empregando-se as metodologias Marshall e Superpave. Foram realizados os ensaios mecânicos de resistência a tração por compressão diametral, modulo de resiliência, determinação da vida de fadiga por compressão diametral a tensão controlada, desgaste Cântabro, dano por umidade e deformação plastica por compressão uniaxial sob carga estática. Os resultados demonstraram que a adição do gesso, ate um determinado limite, reduz o consumo de ligante, atende aos requisitos das especificações vigentes do DNIT e melhora as características mecânicas das misturas. Conclui-se, finalmente, que o uso de resíduos de gesso, com percentual da ordem de 2% nas misturas asfálticas do tipo CAUQ estudadas, apresenta-se como uma alternativa tecnicamente viável para a destinação deste rejeito.The heavy investment of public and private sectors in order to meet the growing brazilian demand for housing in recent years, has increased the use of gypsum as a building material due to its advantages of application and finishing. However, the waste generated from this material during the construction process does not have proper destination and, in most urban centers, such waste is disposed in landfills, dumps or unsuitable areas. The Brazilian legislation classifies the gypsum waste as a material for which the recycling technology is not yet available and prohibits its disposal in outdoor areas. In this context, this study addresses the issue and shows results on the use of gypsum waste from construction as a filler in hot mix asphalt. Tests including the characterization of aggregates, binder and gypsum waste were carried out. The study determined, by the Marshall design method, the design binder concentration of a mixture without gypsum waste and with 2% and 4% of waste in aggregates, which mixtures are in range "C" of DNIT's specification. For the mechanical characterization of the mixtures, specimens were molded according to the Marshall and Superpave methodologies. The mechanical tests utilized were Tensile Strength by Diametrical Compression, Resilient Modulus, determination of fatigue life by diametrical compression under controlled stress made of loading, wastage by Cantabro, moisture induced and permanent deformation by uniaxial compression under static load. The results showed that the addition of gypsum to a limited extent, reduces the binder consumption, meets the requirements specified by DNIT and improves the mechanical characteristics of the mixtures. It has been finally concluded that, the use of waste gypsum with a percentage in the order of 2% in hot mix asphalt, shows to be a technically feasible alternative for its disposal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGCAVALCANTE, Erinaldo Hilário.CAVALCANTE, E. H.http://lattes.cnpq.br/0174408449858772LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo.FREITAS, Rodrigo Dias.2010-052020-01-24T11:20:49Z2020-01-242020-01-24T11:20:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11177FREITAS, Rodrigo Dias. Efeitos da adição de resíduos de gesso da indústria da construção nas propriedades mecânicas do concreto asfáltico usinado a quente. 2010. 181f. 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