Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Alana Tamires Rodrigues dos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23478
Resumo: A busca por novas tecnologias na pavimentação asfáltica que proporcionem diminuição dos impactos ambientais impulsionaram o estudo das Misturas Asfálticas Mornas. Esse tipo de mistura asfáltica é produzida e aplicada em temperaturas inferiores às misturas usinadas à quente e, devido a isto, promovem benefícios relacionados à redução da emissão de poluentes na atmosfera e menores gastos energéticos. A modificação do ligante asfáltico a partir da incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas apresenta-se como uma alternativa na busca pela diminuição das temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas, proporcionada pela redução da viscosidade do ligante. O óleo de cozinha residual quando destinado de forma incorreta também causa danos ao meio ambiente. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade avaliar a influência da adição em peso de 1% do óleo de cozinha residual ao cimento de petróleo asfáltico 50/70. Para isto, avaliou-se as propriedades mecânicas das misturas asfálticas por meio dos ensaios de Resistência a Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado e Flow Number. As amostras das misturas asfálticas analisadas foram usinadas e compactadas nas temperaturas determinadas a partir o ensaio de viscosidade rotacional, bem como a 10 ºC e 20 ºC abaixo destas, como forma de verificar o efeito de maiores reduções de temperatura nos parâmetros mecânicos. Os resultados indicaram que a incorporação do óleo ao ligante proporcionou aumento da resistência à tração e resistência à deformação permanente. Contudo, a diminuição da temperatura causou redução desses parâmetros e queda na rigidez das misturas. Ainda assim, estas propriedades analisadas atenderam aos requisitos exigidos para o desempenho do pavimento. No que se refere ao dano por umidade induzida, as misturas asfálticas modificadas produzidas abaixo da temperatura de projeto indicaram maior resistência retida à tração (RRT), sugerindo um provável benefício promovido pela adição do óleo e redução das temperaturas de projeto. A análise dos resultados permitiu concluir que a modificação apresentou resultados satisfatórios quanto ao desempenho mecânico do pavimento em temperaturas inferiores à de projeto e sugeriu um destino adequado ao óleo de cozinha residual.
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A modificação do ligante asfáltico a partir da incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas apresenta-se como uma alternativa na busca pela diminuição das temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas, proporcionada pela redução da viscosidade do ligante. O óleo de cozinha residual quando destinado de forma incorreta também causa danos ao meio ambiente. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade avaliar a influência da adição em peso de 1% do óleo de cozinha residual ao cimento de petróleo asfáltico 50/70. Para isto, avaliou-se as propriedades mecânicas das misturas asfálticas por meio dos ensaios de Resistência a Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado e Flow Number. As amostras das misturas asfálticas analisadas foram usinadas e compactadas nas temperaturas determinadas a partir o ensaio de viscosidade rotacional, bem como a 10 ºC e 20 ºC abaixo destas, como forma de verificar o efeito de maiores reduções de temperatura nos parâmetros mecânicos. Os resultados indicaram que a incorporação do óleo ao ligante proporcionou aumento da resistência à tração e resistência à deformação permanente. Contudo, a diminuição da temperatura causou redução desses parâmetros e queda na rigidez das misturas. Ainda assim, estas propriedades analisadas atenderam aos requisitos exigidos para o desempenho do pavimento. No que se refere ao dano por umidade induzida, as misturas asfálticas modificadas produzidas abaixo da temperatura de projeto indicaram maior resistência retida à tração (RRT), sugerindo um provável benefício promovido pela adição do óleo e redução das temperaturas de projeto. A análise dos resultados permitiu concluir que a modificação apresentou resultados satisfatórios quanto ao desempenho mecânico do pavimento em temperaturas inferiores à de projeto e sugeriu um destino adequado ao óleo de cozinha residual.The search for new technologies in asphalt pavements that provide a reduction of the environmental impacts boosted the study of Warm Asphalt Mixtures. This type of asphalt mix is produced and applied at lower temperatures than hotblended mixtures, and because of this, they promote benefits related to reducing the emission of pollutants into the atmosphere and lower energy costs. The modification of the asphalt binder from the incorporation of oleaginous additives is an alternative in the search for the reduction of the machining temperatures and application of the asphalt mixtures, provided by the reduction of the viscosity of the binder. Residual cooking oil when improperly used also damages the environment. Therefore, the present research has the purpose of evaluating the influence of the addition of 1% of the residual cooking oil to the 50/70 asphalt oil cement. For this, the mechanical properties of the asphalt mixtures were evaluated through the Diametral Compression, Resilience Modulus, Modified Lottman and Flow Number tests. The samples of the asphalt mixtures analyzed were machined and compacted at the temperatures determined from the rotational viscosity test, as well as at 10 ° C and 20 ° C below these, as a way to verify the effect of higher temperature reductions on the mechanical parameters. The results indicated that the incorporation of the oil to the binder provided increased tensile strength and resistance to permanent deformation. However, the decrease in temperature caused a reduction of these parameters and a decrease in the stiffness of the mixtures. Nevertheless, these analyzed properties met the requirements required for pavement performance. Regarding damage due to induced humidity, modified asphalt mixtures produced below the design temperature indicated higher tensile strength (RRT), suggesting a probable benefit promoted by the addition of the oil and reduction of design temperatures. The analysis of the results allowed to conclude that the modification presented satisfactory results regarding the mechanical performance of the pavement at lower temperatures than the project and suggested a suitable destination for the residual cooking oil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.LUCENA, L. C. F. L.http://lattes.cnpq.br/2234702016679131BARROS, Ablenya Grangeiro de.BARROS, A. G.http://lattes.cnpq.br/1476017409662292MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.MARINHO FILHO, P. G. T.http://lattes.cnpq.br/4893203742616397LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.LUZ, P. M. S. 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