Análise da política pública educacional do município de Sumé – PB: um estudo de caso do Programa EDUCARE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicacdsa.2022.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28963
Resumo: A educação é uma prática social que almeja promover o aperfeiçoamento integral das aptidões humanas, desenvolvendo para isso as competências físicas, as habilidades intelectuais e a faculdade moral do indivíduo, com o intuito de promover a integração do sujeito a sociedade. Dessa forma, denota-se a relevância das políticas públicas educacionais como instrumentos primordiais não só para a formação do indivíduo, mas para a adequada evolução da conjuntura socioeconômica dos municípios, dos estados e do próprio país. Assim, ponderando o exposto, o presente trabalho teve como objetivo principal, analisar o Programa EDUCARE (Educar e Ressignificar), como política pública destinada a atenuar a distorção idade-série dos estudantes do ensino fundamental II do município de Sumé-PB, por meio de ações de aceleração dos estudos (dois anos em um). Em termos metodológicos, a pesquisa classificou-se como bibliográfica e documental, de natureza quali-quantitativa, configurando-se como um estudo de caso. Como resultado da pesquisa, ficou constatado que no município de Sumé-PB, durante o período avaliado (2019-2021) do Programa EDUCARE, foram atendidos 171 alunos, sendo aprovados 154, o que representou um aproveitamento geral de 90,06%. Tipificando por segmento, a aprovação escolar geral dos alunos que realizaram 6º e 7º anos em apenas um, no período de análise, correspondeu a 85,39%. Já, a aprovação escolar geral dos alunos que cursaram 8º e 9º anos em apenas um, no mesmo período, equivaleu a 95,12%. Como desfecho, pode ser verificado pelos resultados que o objetivo primordial do Programa EDUCARE foi alcançado, uma vez que a proposta pedagógica de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar obteve níveis expressivos de adesão e aprovação, e com reduzidos percentuais de reprovação (1,17%), transferência (3,51%) e desistência (5,26%).
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Dessa forma, denota-se a relevância das políticas públicas educacionais como instrumentos primordiais não só para a formação do indivíduo, mas para a adequada evolução da conjuntura socioeconômica dos municípios, dos estados e do próprio país. Assim, ponderando o exposto, o presente trabalho teve como objetivo principal, analisar o Programa EDUCARE (Educar e Ressignificar), como política pública destinada a atenuar a distorção idade-série dos estudantes do ensino fundamental II do município de Sumé-PB, por meio de ações de aceleração dos estudos (dois anos em um). Em termos metodológicos, a pesquisa classificou-se como bibliográfica e documental, de natureza quali-quantitativa, configurando-se como um estudo de caso. Como resultado da pesquisa, ficou constatado que no município de Sumé-PB, durante o período avaliado (2019-2021) do Programa EDUCARE, foram atendidos 171 alunos, sendo aprovados 154, o que representou um aproveitamento geral de 90,06%. Tipificando por segmento, a aprovação escolar geral dos alunos que realizaram 6º e 7º anos em apenas um, no período de análise, correspondeu a 85,39%. Já, a aprovação escolar geral dos alunos que cursaram 8º e 9º anos em apenas um, no mesmo período, equivaleu a 95,12%. Como desfecho, pode ser verificado pelos resultados que o objetivo primordial do Programa EDUCARE foi alcançado, uma vez que a proposta pedagógica de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar obteve níveis expressivos de adesão e aprovação, e com reduzidos percentuais de reprovação (1,17%), transferência (3,51%) e desistência (5,26%).Education is a social practice that aims to promote the integral improvement of human skills, developing for this the physical skills, intellectual abilities and moral faculty of the individual, in order to promote the integration of the subject into society. In this way, the relevance of public educational policies is denoted as essential instruments not only for the formation of the individual, but for the adequate evolution of the socioeconomic situation of municipalities, states and the country itself. Thus, considering the above, the main objective of this study was to analyze the EDUCARE Program (Educate and Resignify), as a public policy aimed at attenuating the age-grade distortion of elementary school II students in the municipality of Sumé-PB, through actions to accelerate the studies (two years in one). In methodological terms, the research was classified as bibliographical and documentary, of a qualitative-quantitative nature, configuring itself as a case study. As a result of the research, it was found that in the municipality of Sumé-PB, during the evaluated period (2019-2021) of the EDUCARE Program, 171 students were attended, 154 were approved, which represented an overall performance of 90.06%. Typifying by segment, the general school approval of students who complete the 6th and 7th grades in just one, in the period of analysis, corresponded to 85.39%. On the other hand, the general school approval of students who attended the 8th and 9th grades in just one, in the same period, was equivalent to 95.12%. As an outcome, it can be seen from the results that the primary objective of the EDUCARE Program was achieved, since the pedagogical proposal to accelerate studies for students with school delay obtained expressive levels of adherence and approval, and with low percentages of failure (1 .17%), transfer (3.51%) and withdrawal (5.26%).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA FILHO, Gilvan Dias de.LIMA FILHO, G. 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