A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
Resumo: O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes.
id UFCG_7dd263a4a188304734b89af9d4c9d8d0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33786
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.Assessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB.Educação inclusivaEducação especialTranstorno do Espectro AutistaAvaliação de estudantes autistasPrograma EDUCARE – Sumé-PBFormação continuadaInclusive educationSpecial educationAutism Spectrum DisorderAssessment of autistic studentsEDUCARE Program – Sumé-PBContinuing trainingEducação do CampoEducação.O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes.This study focuses on a research carried out as a conclusion work for the Degree in Field Education, in the area of Human and Social Sciences. This work sought to understand how the Learning Assessment of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in the Educate and Resignify Program (Programa Educar e Ressignificar - EDUCARE) in Sumé, PB is carries out. Its foundational references and readings are Caldeira (2000), Carvalho (2010) and Hoffmann (1991). To this end, a research was carried out with a qualitative approach, applying a questionnaire and a semi-structured interview, in which, data analyzes were carried out based on interpretative analysis. Therefore, the research sought to understand how these students are evaluated, as well as understand which evaluation instruments/criteria have been used. The results show that continued teacher education within the area of inclusive education, aimed at children with Autism Spectrum Disorder, will only increasingly strengthen the process of teaching and learning development for those students, as will favor teachers who works directly with them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGOMES, Almir Anacleto de Araújo.GOMES, A. A. A.http://lattes.cnpq.br/0067521643377632TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.SOUSA, Ismara Milena Araújo de.2023-11-162023-12-22T14:45:40Z2023-12-222023-12-22T14:45:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:10:00Zoai:localhost:riufcg/33786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
Assessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB.
title A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
spellingShingle A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
Educação inclusiva
Educação especial
Transtorno do Espectro Autista
Avaliação de estudantes autistas
Programa EDUCARE – Sumé-PB
Formação continuada
Inclusive education
Special education
Autism Spectrum Disorder
Assessment of autistic students
EDUCARE Program – Sumé-PB
Continuing training
Educação do Campo
Educação.
title_short A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
title_full A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
title_fullStr A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
title_sort A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
author SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
author_facet SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
GOMES, A. A. A.
http://lattes.cnpq.br/0067521643377632
TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
ALENCAR, A. C. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Transtorno do Espectro Autista
Avaliação de estudantes autistas
Programa EDUCARE – Sumé-PB
Formação continuada
Inclusive education
Special education
Autism Spectrum Disorder
Assessment of autistic students
EDUCARE Program – Sumé-PB
Continuing training
Educação do Campo
Educação.
topic Educação inclusiva
Educação especial
Transtorno do Espectro Autista
Avaliação de estudantes autistas
Programa EDUCARE – Sumé-PB
Formação continuada
Inclusive education
Special education
Autism Spectrum Disorder
Assessment of autistic students
EDUCARE Program – Sumé-PB
Continuing training
Educação do Campo
Educação.
description O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
2023-12-22T14:45:40Z
2023-12-22
2023-12-22T14:45:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
identifier_str_mv SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744608047923200