A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 |
Resumo: | O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes. |
id |
UFCG_7dd263a4a188304734b89af9d4c9d8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33786 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.Assessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB.Educação inclusivaEducação especialTranstorno do Espectro AutistaAvaliação de estudantes autistasPrograma EDUCARE – Sumé-PBFormação continuadaInclusive educationSpecial educationAutism Spectrum DisorderAssessment of autistic studentsEDUCARE Program – Sumé-PBContinuing trainingEducação do CampoEducação.O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes.This study focuses on a research carried out as a conclusion work for the Degree in Field Education, in the area of Human and Social Sciences. This work sought to understand how the Learning Assessment of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in the Educate and Resignify Program (Programa Educar e Ressignificar - EDUCARE) in Sumé, PB is carries out. Its foundational references and readings are Caldeira (2000), Carvalho (2010) and Hoffmann (1991). To this end, a research was carried out with a qualitative approach, applying a questionnaire and a semi-structured interview, in which, data analyzes were carried out based on interpretative analysis. Therefore, the research sought to understand how these students are evaluated, as well as understand which evaluation instruments/criteria have been used. The results show that continued teacher education within the area of inclusive education, aimed at children with Autism Spectrum Disorder, will only increasingly strengthen the process of teaching and learning development for those students, as will favor teachers who works directly with them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGOMES, Almir Anacleto de Araújo.GOMES, A. A. A.http://lattes.cnpq.br/0067521643377632TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.SOUSA, Ismara Milena Araújo de.2023-11-162023-12-22T14:45:40Z2023-12-222023-12-22T14:45:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:10:00Zoai:localhost:riufcg/33786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. Assessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB. |
title |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. SOUSA, Ismara Milena Araújo de. Educação inclusiva Educação especial Transtorno do Espectro Autista Avaliação de estudantes autistas Programa EDUCARE – Sumé-PB Formação continuada Inclusive education Special education Autism Spectrum Disorder Assessment of autistic students EDUCARE Program – Sumé-PB Continuing training Educação do Campo Educação. |
title_short |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
title_full |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. |
author |
SOUSA, Ismara Milena Araújo de. |
author_facet |
SOUSA, Ismara Milena Araújo de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. GOMES, A. A. A. http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 TORRES, Denise Xavier. TORRES, D. X. ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. ALENCAR, A. C. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Ismara Milena Araújo de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Transtorno do Espectro Autista Avaliação de estudantes autistas Programa EDUCARE – Sumé-PB Formação continuada Inclusive education Special education Autism Spectrum Disorder Assessment of autistic students EDUCARE Program – Sumé-PB Continuing training Educação do Campo Educação. |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Transtorno do Espectro Autista Avaliação de estudantes autistas Programa EDUCARE – Sumé-PB Formação continuada Inclusive education Special education Autism Spectrum Disorder Assessment of autistic students EDUCARE Program – Sumé-PB Continuing training Educação do Campo Educação. |
description |
O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 2023-12-22T14:45:40Z 2023-12-22 2023-12-22T14:45:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744608047923200 |