A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade.
id UFCG_675fc36c391d00e2606aba0578654412
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25541
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.Art as an instrument of expression of languages ​​and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language.Língua portuguesaArte - suporte lúdico - didáticoEnsino aprendizagemLeituraEscritaPortuguese languageArt - playful - didactic supportTeaching learningReadingwritingLetras.A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade.The present dissertation aims to demonstrate that Art can serve as a playful - didactic support in the improvement of reading / writing of the Portuguese Language and through its multiple languages ​​to go beyond, being able to contribute to teaching and learning as an innovative and interdisciplinary pedagogical process involving the other areas of knowledge. knowledge. Based on a practical educational experience in Elementary School II, at Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, the study proposes ways to optimize the acquisition of knowledge in the linguistic domain through multidisciplinary work with students from the 6th to the 9th grade. The research has theoretical foundations in studies that reinforce the importance of artistic expressions: Theater, Dance, Music and Visual Arts in the best practice of the Mother Language. In its methodological dimension, it is characterized by being action research, with an exploratory and qualitative approach. It aims - if as a result, a pedagogical mediation in the field of assimilative reading of knowledge and languages ​​from artistic expressions. These activities were recorded in a DVD entitled “Linguartculando”, systematized with testimonies of teachers and students and with workshops in the languages ​​of art, in order to stimulate the pedagogical inspiration of teachers in the basic education network. The actions highlight the arts and the Portuguese language, which point to possibilities of interpretive maturation of the teacher in the different dimensions of learning that are built in the classroom by the united hands of teachers and their students, managers and community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828CORDEIRO, Maria Paula Jacinto.SOUSA, José Wanderley Alves de.COSTA, Sheyla Maria Lopes da.2016-12-092022-06-07T17:33:15Z2022-06-072022-06-07T17:33:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-07T17:59:01Zoai:localhost:riufcg/25541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-07T17:59:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
Art as an instrument of expression of languages ​​and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language.
title A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
spellingShingle A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
Língua portuguesa
Arte - suporte lúdico - didático
Ensino aprendizagem
Leitura
Escrita
Portuguese language
Art - playful - didactic support
Teaching learning
Reading
writing
Letras.
title_short A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
title_full A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
title_fullStr A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
title_full_unstemmed A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
title_sort A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
author COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
author_facet COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Onireves Monteiro de.
CASTRO, O. M.
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828
CORDEIRO, Maria Paula Jacinto.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Arte - suporte lúdico - didático
Ensino aprendizagem
Leitura
Escrita
Portuguese language
Art - playful - didactic support
Teaching learning
Reading
writing
Letras.
topic Língua portuguesa
Arte - suporte lúdico - didático
Ensino aprendizagem
Leitura
Escrita
Portuguese language
Art - playful - didactic support
Teaching learning
Reading
writing
Letras.
description A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
2022-06-07T17:33:15Z
2022-06-07
2022-06-07T17:33:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
identifier_str_mv COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744542688083968