A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade. |
id |
UFCG_675fc36c391d00e2606aba0578654412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/25541 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.Art as an instrument of expression of languages and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language.Língua portuguesaArte - suporte lúdico - didáticoEnsino aprendizagemLeituraEscritaPortuguese languageArt - playful - didactic supportTeaching learningReadingwritingLetras.A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade.The present dissertation aims to demonstrate that Art can serve as a playful - didactic support in the improvement of reading / writing of the Portuguese Language and through its multiple languages to go beyond, being able to contribute to teaching and learning as an innovative and interdisciplinary pedagogical process involving the other areas of knowledge. knowledge. Based on a practical educational experience in Elementary School II, at Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, the study proposes ways to optimize the acquisition of knowledge in the linguistic domain through multidisciplinary work with students from the 6th to the 9th grade. The research has theoretical foundations in studies that reinforce the importance of artistic expressions: Theater, Dance, Music and Visual Arts in the best practice of the Mother Language. In its methodological dimension, it is characterized by being action research, with an exploratory and qualitative approach. It aims - if as a result, a pedagogical mediation in the field of assimilative reading of knowledge and languages from artistic expressions. These activities were recorded in a DVD entitled “Linguartculando”, systematized with testimonies of teachers and students and with workshops in the languages of art, in order to stimulate the pedagogical inspiration of teachers in the basic education network. The actions highlight the arts and the Portuguese language, which point to possibilities of interpretive maturation of the teacher in the different dimensions of learning that are built in the classroom by the united hands of teachers and their students, managers and community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828CORDEIRO, Maria Paula Jacinto.SOUSA, José Wanderley Alves de.COSTA, Sheyla Maria Lopes da.2016-12-092022-06-07T17:33:15Z2022-06-072022-06-07T17:33:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-07T17:59:01Zoai:localhost:riufcg/25541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-07T17:59:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. Art as an instrument of expression of languages and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language. |
title |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
spellingShingle |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. COSTA, Sheyla Maria Lopes da. Língua portuguesa Arte - suporte lúdico - didático Ensino aprendizagem Leitura Escrita Portuguese language Art - playful - didactic support Teaching learning Reading writing Letras. |
title_short |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
title_full |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
title_fullStr |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
title_full_unstemmed |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
title_sort |
A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. |
author |
COSTA, Sheyla Maria Lopes da. |
author_facet |
COSTA, Sheyla Maria Lopes da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CASTRO, Onireves Monteiro de. CASTRO, O. M. http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. SOUSA, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Sheyla Maria Lopes da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Arte - suporte lúdico - didático Ensino aprendizagem Leitura Escrita Portuguese language Art - playful - didactic support Teaching learning Reading writing Letras. |
topic |
Língua portuguesa Arte - suporte lúdico - didático Ensino aprendizagem Leitura Escrita Portuguese language Art - playful - didactic support Teaching learning Reading writing Letras. |
description |
A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 2022-06-07T17:33:15Z 2022-06-07 2022-06-07T17:33:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541 COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541 |
identifier_str_mv |
COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744542688083968 |