O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079 |
Resumo: | This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a child |
id |
PUC_SP-1_dfd3a38ce07b6f6ffdf41d2b2db45b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28079 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Maria Anita Vivianihttp://lattes.cnpq.br/4649673607966294Pereira, Beatriz2022-09-29T23:49:12Z2022-09-29T23:49:12Z2017-11-13Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a childEsta pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da criança de educação infantil no mundo letrado. Buscou-se analisar também o desenvolvimento infantil e a capacidade da criança de educação infantil para lidar com a leitura e escrita. Procurou-se também mostrar a importância do contexto lúdico para a alfabetização das crianças de educação infantil, para que ela pudesse aprender a partir de suas experiências e das brincadeiras presentes no contexto infantil. Alguns autores como Vygotsky, Ana Teberosky e Emília Ferreiro sustentaram a sistematização que elucidou o meu trabalho. Tive como resultado que as crianças de educação infantil são capazes de aprender a ler e a escrever, mas isso não pode ser visto como uma obrigação e deve acontecer de forma natural, tendo a criança como protagonista do seu aprendizado, pois é um direito da criança ter contato com a leitura e escrita desde muito cedo, mas isso não pode tirar dela o direito de brincar e de ser criança.porPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação infantilLeituraEscritaContexto lúdicoChild educationReadingWritingPlayful contextPlayful contextO processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdfapplication/pdf613415https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/1/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf3339e63de146bfed58259b745807d764MD51TEXTBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.txtBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain85447https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/2/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.txt911fc74b8c4e2cd8f23fdf85f77cb628MD52THUMBNAILBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.jpgBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/3/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.jpg1386a8f18f7a70bbd503dc80f73d52dbMD53handle/280792022-09-30 20:17:27.684oai:repositorio.pucsp.br:handle/28079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
title |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
spellingShingle |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas Pereira, Beatriz CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação infantil Leitura Escrita Contexto lúdico Child education Reading Writing Playful context Playful context |
title_short |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
title_full |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
title_fullStr |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
title_sort |
O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas |
author |
Pereira, Beatriz |
author_facet |
Pereira, Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Maria Anita Viviani |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4649673607966294 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz |
contributor_str_mv |
Martins, Maria Anita Viviani |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação infantil Leitura Escrita Contexto lúdico Child education Reading Writing Playful context Playful context |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Leitura Escrita Contexto lúdico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child education Reading Writing Playful context Playful context |
description |
This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a child |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079 |
identifier_str_mv |
Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/1/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/2/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/3/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3339e63de146bfed58259b745807d764 911fc74b8c4e2cd8f23fdf85f77cb628 1386a8f18f7a70bbd503dc80f73d52db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277795689299968 |