O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Beatriz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079
Resumo: This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a child
id PUC_SP-1_dfd3a38ce07b6f6ffdf41d2b2db45b7d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28079
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita Vivianihttp://lattes.cnpq.br/4649673607966294Pereira, Beatriz2022-09-29T23:49:12Z2022-09-29T23:49:12Z2017-11-13Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a childEsta pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da criança de educação infantil no mundo letrado. Buscou-se analisar também o desenvolvimento infantil e a capacidade da criança de educação infantil para lidar com a leitura e escrita. Procurou-se também mostrar a importância do contexto lúdico para a alfabetização das crianças de educação infantil, para que ela pudesse aprender a partir de suas experiências e das brincadeiras presentes no contexto infantil. Alguns autores como Vygotsky, Ana Teberosky e Emília Ferreiro sustentaram a sistematização que elucidou o meu trabalho. Tive como resultado que as crianças de educação infantil são capazes de aprender a ler e a escrever, mas isso não pode ser visto como uma obrigação e deve acontecer de forma natural, tendo a criança como protagonista do seu aprendizado, pois é um direito da criança ter contato com a leitura e escrita desde muito cedo, mas isso não pode tirar dela o direito de brincar e de ser criança.porPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação infantilLeituraEscritaContexto lúdicoChild educationReadingWritingPlayful contextPlayful contextO processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdfapplication/pdf613415https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/1/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf3339e63de146bfed58259b745807d764MD51TEXTBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.txtBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain85447https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/2/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.txt911fc74b8c4e2cd8f23fdf85f77cb628MD52THUMBNAILBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.jpgBEATRIZ PEREIRA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/3/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.jpg1386a8f18f7a70bbd503dc80f73d52dbMD53handle/280792022-09-30 20:17:27.684oai:repositorio.pucsp.br:handle/28079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
title O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
spellingShingle O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
Pereira, Beatriz
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Leitura
Escrita
Contexto lúdico
Child education
Reading
Writing
Playful context
Playful context
title_short O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
title_full O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
title_fullStr O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
title_sort O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas
author Pereira, Beatriz
author_facet Pereira, Beatriz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4649673607966294
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Beatriz
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Leitura
Escrita
Contexto lúdico
Child education
Reading
Writing
Playful context
Playful context
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Leitura
Escrita
Contexto lúdico
dc.subject.eng.fl_str_mv Child education
Reading
Writing
Playful context
Playful context
description This research aims to analyze the insertion of children of children's education in the literate world. We also sought to analyze child development and the child's ability to deal with reading and writing. It was also tried to show the importance of the ludic context for the literacy of the infantile children, so that it could learn from their experiences and the games present in the infantile context. Some authors like Vygotsky, Ana Teberosky and Emilia Ferreiro supported the systematization that elucidated my work. As a result, children in early childhood education are able to learn to read and write, but this cannot be seen as an obligation and must happen naturally, with the child as the protagonist of their learning as it is a child's right .Have contact with reading and writing from a very early age, but this cannot take from her the right to play and to be a child
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079
identifier_str_mv Pereira, Beatriz. O processo de inserção da criança de educação infantil no mundo letrado: discutindo práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/1/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/2/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28079/3/BEATRIZ%20PEREIRA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3339e63de146bfed58259b745807d764
911fc74b8c4e2cd8f23fdf85f77cb628
1386a8f18f7a70bbd503dc80f73d52db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277795689299968