A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOUVEIA, Mariana da Silva.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.
id UFCG_6836781b7508573e97db2b0ab7b8a2e8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31524
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school.LeitoresFormação de leitoresLeituraConcepção de leituraEnsino fundamentalEscola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroReadersReader trainingReadingConception of readingElementary SchoolState School Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroLectoresFormación de lectoresLecturaConcepción de la lecturaEnseñanza fundamentalEscuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroLecteursFormation des lecteursEn lisantConception de la lectureÉcole primaireÉcole publique Dr Hortênsio de Sousa RibeiroLinguística.Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T19:40:27Z2023-08-212023-08-21T19:40:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524porGOUVEIA, Mariana da Silva.ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T19:44:26Zoai:localhost:riufcg/31524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T19:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school.
title A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
spellingShingle A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
GOUVEIA, Mariana da Silva.
Leitores
Formação de leitores
Leitura
Concepção de leitura
Ensino fundamental
Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Readers
Reader training
Reading
Conception of reading
Elementary School
State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lectores
Formación de lectores
Lectura
Concepción de la lectura
Enseñanza fundamental
Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lecteurs
Formation des lecteurs
En lisant
Conception de la lecture
École primaire
École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro
Linguística.
title_short A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
title_full A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
title_fullStr A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
title_full_unstemmed A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
title_sort A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
author GOUVEIA, Mariana da Silva.
author_facet GOUVEIA, Mariana da Silva.
ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
author_role author
author2 ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOUVEIA, Mariana da Silva.
ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitores
Formação de leitores
Leitura
Concepção de leitura
Ensino fundamental
Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Readers
Reader training
Reading
Conception of reading
Elementary School
State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lectores
Formación de lectores
Lectura
Concepción de la lectura
Enseñanza fundamental
Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lecteurs
Formation des lecteurs
En lisant
Conception de la lecture
École primaire
École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro
Linguística.
topic Leitores
Formação de leitores
Leitura
Concepção de leitura
Ensino fundamental
Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Readers
Reader training
Reading
Conception of reading
Elementary School
State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lectores
Formación de lectores
Lectura
Concepción de la lectura
Enseñanza fundamental
Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lecteurs
Formation des lecteurs
En lisant
Conception de la lecture
École primaire
École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro
Linguística.
description Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T19:40:27Z
2023-08-21
2023-08-21T19:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
identifier_str_mv GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591127052288