A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais. |
id |
UFCG_6836781b7508573e97db2b0ab7b8a2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31524 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school.LeitoresFormação de leitoresLeituraConcepção de leituraEnsino fundamentalEscola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroReadersReader trainingReadingConception of readingElementary SchoolState School Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroLectoresFormación de lectoresLecturaConcepción de la lecturaEnseñanza fundamentalEscuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa RibeiroLecteursFormation des lecteursEn lisantConception de la lectureÉcole primaireÉcole publique Dr Hortênsio de Sousa RibeiroLinguística.Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T19:40:27Z2023-08-212023-08-21T19:40:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524porGOUVEIA, Mariana da Silva.ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T19:44:26Zoai:localhost:riufcg/31524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T19:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school. |
title |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
spellingShingle |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. GOUVEIA, Mariana da Silva. Leitores Formação de leitores Leitura Concepção de leitura Ensino fundamental Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Readers Reader training Reading Conception of reading Elementary School State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lectores Formación de lectores Lectura Concepción de la lectura Enseñanza fundamental Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lecteurs Formation des lecteurs En lisant Conception de la lecture École primaire École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro Linguística. |
title_short |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
title_full |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
title_fullStr |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
title_sort |
A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. |
author |
GOUVEIA, Mariana da Silva. |
author_facet |
GOUVEIA, Mariana da Silva. ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. |
author_role |
author |
author2 |
ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOUVEIA, Mariana da Silva. ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitores Formação de leitores Leitura Concepção de leitura Ensino fundamental Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Readers Reader training Reading Conception of reading Elementary School State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lectores Formación de lectores Lectura Concepción de la lectura Enseñanza fundamental Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lecteurs Formation des lecteurs En lisant Conception de la lecture École primaire École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro Linguística. |
topic |
Leitores Formação de leitores Leitura Concepção de leitura Ensino fundamental Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Readers Reader training Reading Conception of reading Elementary School State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lectores Formación de lectores Lectura Concepción de la lectura Enseñanza fundamental Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro Lecteurs Formation des lecteurs En lisant Conception de la lecture École primaire École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro Linguística. |
description |
Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-21T19:40:27Z 2023-08-21 2023-08-21T19:40:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
identifier_str_mv |
GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744591127052288 |