A gestão e a organização das escolas/turmas multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão – Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Rosa Amélia de Queiroz.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16786
Resumo: O presente estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacionais, e teve como objeto de estudo a gestão e a organização das escolas rurais multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão – Paraíba. Os dois municípios campo de pesquisa – Boqueirão e Barra de Santana – localizam-se na mesorregião do agreste paraibano e na microrregião do cariri oriental paraibano. Nosso objetivo geral foi: compreender se, no marco das políticas educacionais dos municípios de Barra de Santana e de Boqueirão, o paradigma da Educação do Campo foi considerado para a organização e gestão das escolas com turmas multisseriadas no campo. Especificamente, tivemos como objetivos: situar as escolas/turmas multisseriadas no contexto da história da educação e das políticas educacionais no Brasil; caracterizar a organização das escolas com turmas multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão; refletir se o marco normativo da Educação do Campo se faz presente nos documentos das políticas educacionais dos municípios, especialmente no que se refere a gestão das escolas/turmas multisseriadas; identificar a concepção dos gestores municipal e escolar sobre a organização e gestão das escolas multisseriadas no campo. A aproximação com a abordagem dialética na perspectiva do materialismo histórico nos possibilitou um maior entendimento da totalidade e das contradições que constituíram, historicamente, as escolas multisseriadas no campo e que influenciam hoje a sua gestão. Para isto buscamos os referenciais metodológicos em Frigotto (2000), Lukács (2010), Minayo (1994) e Netto (1997). Em um dialógo permanente com as categorias analíticas de conteúdo, no caso turmas/classes multisseriada, nos apoiamos em Antunes-Rocha (2010), Hage (2006), Moura (2011) e Santos (2015); Educação do Campo nos referenciamos em Caldart (2008), Molina (1999, 2006) e Silva (2009, 2013); e Organização e Gestão educacional buscamos aportes em Dourado (2011), Libâneo (2003, 2018), Munarim (2006), Paro (2006, 2007) e Luck (1998). Do ponto de vista procedimental trabalhamos com uma triangulação entre o estudo exploratório, a análise documental e a entrevista semiestruturada. No tratamento e na análise das informações utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo via Análise Temática, segundo perspectiva de Bandin (1977). Entre as principais conclusões que chegamos ressaltamos: o conceito de Educação do Campo que aparece de forma inicial nos documentos da política educacional municipal; a permanência de uma concepção estereotipada sobre as turmas/classes multisseriadas como um problema que precisa ser tratado geralmente com a nucleação/fechamento de escola; uma diversidade de formas organizativas das turmas multisseriadas nos municípios; a presença nas secretarias de uma coordenação específica da Educação do Campo que não se reflete, necessariamente, em uma proposta pedagógica específica; o debate sobre a heterogeneidade das turmas/classes multisseriadas e sobre uma gestão que considere esta realidade não está presente na concepção dos gestores.
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Nosso objetivo geral foi: compreender se, no marco das políticas educacionais dos municípios de Barra de Santana e de Boqueirão, o paradigma da Educação do Campo foi considerado para a organização e gestão das escolas com turmas multisseriadas no campo. Especificamente, tivemos como objetivos: situar as escolas/turmas multisseriadas no contexto da história da educação e das políticas educacionais no Brasil; caracterizar a organização das escolas com turmas multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão; refletir se o marco normativo da Educação do Campo se faz presente nos documentos das políticas educacionais dos municípios, especialmente no que se refere a gestão das escolas/turmas multisseriadas; identificar a concepção dos gestores municipal e escolar sobre a organização e gestão das escolas multisseriadas no campo. A aproximação com a abordagem dialética na perspectiva do materialismo histórico nos possibilitou um maior entendimento da totalidade e das contradições que constituíram, historicamente, as escolas multisseriadas no campo e que influenciam hoje a sua gestão. Para isto buscamos os referenciais metodológicos em Frigotto (2000), Lukács (2010), Minayo (1994) e Netto (1997). Em um dialógo permanente com as categorias analíticas de conteúdo, no caso turmas/classes multisseriada, nos apoiamos em Antunes-Rocha (2010), Hage (2006), Moura (2011) e Santos (2015); Educação do Campo nos referenciamos em Caldart (2008), Molina (1999, 2006) e Silva (2009, 2013); e Organização e Gestão educacional buscamos aportes em Dourado (2011), Libâneo (2003, 2018), Munarim (2006), Paro (2006, 2007) e Luck (1998). Do ponto de vista procedimental trabalhamos com uma triangulação entre o estudo exploratório, a análise documental e a entrevista semiestruturada. No tratamento e na análise das informações utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo via Análise Temática, segundo perspectiva de Bandin (1977). Entre as principais conclusões que chegamos ressaltamos: o conceito de Educação do Campo que aparece de forma inicial nos documentos da política educacional municipal; a permanência de uma concepção estereotipada sobre as turmas/classes multisseriadas como um problema que precisa ser tratado geralmente com a nucleação/fechamento de escola; uma diversidade de formas organizativas das turmas multisseriadas nos municípios; a presença nas secretarias de uma coordenação específica da Educação do Campo que não se reflete, necessariamente, em uma proposta pedagógica específica; o debate sobre a heterogeneidade das turmas/classes multisseriadas e sobre uma gestão que considere esta realidade não está presente na concepção dos gestores.This research is linked to the Post-Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande, in the line of research History, Politics and Educational Management, and its study object was the management and organization of multi-series agricultural schools in the contexts of the municipalities of Barra de Santana and Boqueirão - Paraíba. The two municipalities in the research field - Boqueirão and Barra de Santana - are located in the mesoregion of the Agreste of Paraíba and in the microregion of the eastern Cariri of Paraíba. Our general objective was: to understand whether, within the framework of educational policies in the municipalities of Barra de Santana and Boqueirão, the Rural Education paradigm was considered for the organization and management of schools with multiserial classes in the field. Specifically, we had as objectives: to place schools / multiseries classes in the context of the history of education and educational policies in Brazil; characterize the organization of schools with multi-grade classes in the municipalities of Barra de Santana and Boqueirão; reflect on whether the normative framework for Rural Education is present in the documents of the educational policies of the municipalities, especially with regard to the management of schools / multi-grade classes; to identify the conception of the municipal and school administrators about the organization and management of the multi-grade schools in the field. The approach with the dialectical approach from the perspective of historical materialism has enabled us to better understand the totality and contradictions that historically constituted multiserial schools in the field and which today influence their management. For this we seek the methodological references in Frigotto (2000); Lukács (2010); Minayo (1994) and Netto (1997). In a permanent dialogue with the analytical categories of content, in the case of multiseriate classes, we rely on Antunes-Rocha (2010), Hage (2006), Moura (2011) and Santos (2015); Rural Education we refer to in Caldart (2008), Molina (1999, 2006) and Silva (2009, 2013); and Educational Management and Organization we seek contributions in Dourado (2011), Libâneo (2003, 2018), Munarim (2006), Paro (2006, 2007) and Luck (1998). From a procedural point of view, we work with a triangulation between exploratory study, document analysis and semi- structured interview. In the treatment and analysis of information, we used the technique of Content Analysis via Thematic Analysis, according to the perspective of Bandin (1977). Among the main conclusions we reached, we highlight: the concept of Rural Education that appears initially in the documents of the municipal educational policy; the permanence of a stereotyped conception of multiseries classes as a problem that needs to be dealt with generally with the nucleation / closing of schools; a diversity of organizational forms of the multiseriate classes in the municipalities; the presence in the secretariats of a specific coordination of Rural Education that is not necessarily reflected in a specific pedagogical proposal; the debate on the heterogeneity of multiseries classes and on a management that considers this reality is not present in the managers' conception.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807TORRES, Denise Xavier.RODRIGUES, Melânia.BATISTA, Maria do Socorro Xavier.LIMA, Niedja Maria Ferreira de.BARROS, Rosa Amélia de Queiroz.2020-07-072020-12-21T18:46:00Z2020-12-212020-12-21T18:46:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16786BARROS, R. A. de Q. A gestão e a organização das escolas/turmas multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão – Paraíba. 2020. 216f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. 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