Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Naiane Caroline Mazzurana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237748
Resumo: A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos.
id UFRGS-2_11203b9a2f51e88b21981b070056d281
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paulino, Naiane Caroline MazzuranaCamargo, Tatiana Souza de2022-04-25T17:47:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/237748001140151A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos.Rural Education is intend ed to serve the population residing in the countryside. A reality inserted in this educational context are the multigrade classes, in which teachers work with two or more classes in the same space/time. In this sense, the present work aims to discuss the c hallenges and possibilities within Rural Education in multigrade classes. For this work, the methodology used was the bibliographic research on the Lume and Scielo platforms, using the word “multisseriada”, where 13 publications were selected, which were r ead and analyzed according to the research objectives. The research also includes a review and analysis of the legislation on Rural Education. In this sense, the research addresses a discussion about the problem of trying to grade multigrade classes as an inadequate method, making education inefficient. The research results pointed to the invisibility of the theme of multigrade classes in official documents on Rural Education and in the literature review. However, it was possible to identify that multigrade can provide quality education when it adopts the appropriate methodology, through the valorization of local culture and curricular flexibility, being promising not only in learning, but also for the formation of citizen values.application/pdfporEducação ruralClasse multisseriadaPrática pedagógicaEnsino e aprendizagemRural educationMultiseriateChallengesPossibilitiesEducação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasSão Francisco de Paula, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140151.pdf.txt001140151.pdf.txtExtracted Texttext/plain91460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/2/001140151.pdf.txt5f2181cea1482b0ba638308abed2e2e9MD52ORIGINAL001140151.pdfTexto completoapplication/pdf1218125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/1/001140151.pdf975251af46a5d58e55fd22ceafbcbcb1MD5110183/2377482022-06-04 04:54:19.211777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-04T07:54:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
title Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
spellingShingle Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
Paulino, Naiane Caroline Mazzurana
Educação rural
Classe multisseriada
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem
Rural education
Multiseriate
Challenges
Possibilities
title_short Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
title_full Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
title_fullStr Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
title_full_unstemmed Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
title_sort Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
author Paulino, Naiane Caroline Mazzurana
author_facet Paulino, Naiane Caroline Mazzurana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Naiane Caroline Mazzurana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
contributor_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Classe multisseriada
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem
topic Educação rural
Classe multisseriada
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem
Rural education
Multiseriate
Challenges
Possibilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural education
Multiseriate
Challenges
Possibilities
description A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140151
url http://hdl.handle.net/10183/237748
identifier_str_mv 001140151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/2/001140151.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/1/001140151.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f2181cea1482b0ba638308abed2e2e9
975251af46a5d58e55fd22ceafbcbcb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628272627712