Educação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237748 |
Resumo: | A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos. |
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Paulino, Naiane Caroline MazzuranaCamargo, Tatiana Souza de2022-04-25T17:47:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/237748001140151A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos.Rural Education is intend ed to serve the population residing in the countryside. A reality inserted in this educational context are the multigrade classes, in which teachers work with two or more classes in the same space/time. In this sense, the present work aims to discuss the c hallenges and possibilities within Rural Education in multigrade classes. For this work, the methodology used was the bibliographic research on the Lume and Scielo platforms, using the word “multisseriada”, where 13 publications were selected, which were r ead and analyzed according to the research objectives. The research also includes a review and analysis of the legislation on Rural Education. In this sense, the research addresses a discussion about the problem of trying to grade multigrade classes as an inadequate method, making education inefficient. The research results pointed to the invisibility of the theme of multigrade classes in official documents on Rural Education and in the literature review. However, it was possible to identify that multigrade can provide quality education when it adopts the appropriate methodology, through the valorization of local culture and curricular flexibility, being promising not only in learning, but also for the formation of citizen values.application/pdfporEducação ruralClasse multisseriadaPrática pedagógicaEnsino e aprendizagemRural educationMultiseriateChallengesPossibilitiesEducação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasSão Francisco de Paula, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140151.pdf.txt001140151.pdf.txtExtracted Texttext/plain91460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/2/001140151.pdf.txt5f2181cea1482b0ba638308abed2e2e9MD52ORIGINAL001140151.pdfTexto completoapplication/pdf1218125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237748/1/001140151.pdf975251af46a5d58e55fd22ceafbcbcb1MD5110183/2377482022-06-04 04:54:19.211777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-04T07:54:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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