Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Thalis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252456
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a fotografia, a Perspectiva Cônica e as Tecnologias Digitais. Assim, buscou-se analisar conceitos sobre Perspectiva Cônica que podem ser identificados ao se trabalhar com a fotografia e o GeoGebra na Educação Básica, dentro de uma perspectiva qualitativa de pesquisa, a fim de responder à seguinte pergunta: que conceitos matemáticos sobre Perspectiva Cônica são produzidos por um coletivo seres-humanos-com-fotografias-e-GeoGebra? A fotografia, aqui, são tanto as câmeras fotográficas quanto o produto delas. Os referenciais de Tecnologias Digitais utilizados, e que servem como base para o nosso entendimento, são o de seres-humanos-com-mídias, proposto por Borba (2001, 2002). As práticas foram aplicadas em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, sendo que com uma das turmas foi realizada uma Prática Piloto e com a segunda turma a Prática Final. Ao realizar a análise de um dos grupos da Prática Final, chegamos em três principais coletivos, sendo eles: (1) seres-humanos-com-fotografias, em que o grupo discutiu, definiu e conseguiu categorizar fotografias com profundidade em perspectivas de um, dois e três ponto de fuga, além de fotografias sem profundidade; (2) seres-humanos-com-câmeras-fotográficas, em que o grupo, portando as câmeras de seus celulares, produziu fotografias utilizando perspectiva de um, dois e três pontos de fuga; (3) seres-humanos-com-fotografias-e-geogebra, em que o grupo, utilizando as fotografias que produziu, modelou-as no software GeoGebra, construindo ponto de fuga, linhas de fuga e linha do horizonte, lidando, também, com as propriedades desses elementos. Portanto, os resultados que chegamos foram de que a fotografia pode ser uma mídia potente para introdução aos conceitos de Perspectiva Cônica, assim como o GeoGebra em entender propriedades básicas desse conteúdo, como linhas do horizonte e pontos de fuga e como a fotografia é moldada a partir desses conceitos.
id URGS_2ddebed9d761036c0571aef78966ad30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252456
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Peixoto, ThalisSoares, Débora da Silva2022-12-07T04:53:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/252456001154575A presente pesquisa tem como tema a fotografia, a Perspectiva Cônica e as Tecnologias Digitais. Assim, buscou-se analisar conceitos sobre Perspectiva Cônica que podem ser identificados ao se trabalhar com a fotografia e o GeoGebra na Educação Básica, dentro de uma perspectiva qualitativa de pesquisa, a fim de responder à seguinte pergunta: que conceitos matemáticos sobre Perspectiva Cônica são produzidos por um coletivo seres-humanos-com-fotografias-e-GeoGebra? A fotografia, aqui, são tanto as câmeras fotográficas quanto o produto delas. Os referenciais de Tecnologias Digitais utilizados, e que servem como base para o nosso entendimento, são o de seres-humanos-com-mídias, proposto por Borba (2001, 2002). As práticas foram aplicadas em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, sendo que com uma das turmas foi realizada uma Prática Piloto e com a segunda turma a Prática Final. Ao realizar a análise de um dos grupos da Prática Final, chegamos em três principais coletivos, sendo eles: (1) seres-humanos-com-fotografias, em que o grupo discutiu, definiu e conseguiu categorizar fotografias com profundidade em perspectivas de um, dois e três ponto de fuga, além de fotografias sem profundidade; (2) seres-humanos-com-câmeras-fotográficas, em que o grupo, portando as câmeras de seus celulares, produziu fotografias utilizando perspectiva de um, dois e três pontos de fuga; (3) seres-humanos-com-fotografias-e-geogebra, em que o grupo, utilizando as fotografias que produziu, modelou-as no software GeoGebra, construindo ponto de fuga, linhas de fuga e linha do horizonte, lidando, também, com as propriedades desses elementos. Portanto, os resultados que chegamos foram de que a fotografia pode ser uma mídia potente para introdução aos conceitos de Perspectiva Cônica, assim como o GeoGebra em entender propriedades básicas desse conteúdo, como linhas do horizonte e pontos de fuga e como a fotografia é moldada a partir desses conceitos.This research has as its theme photography, Conical Perspective and Digital Technologies. Thus, we sought to analyze concepts about Conic Perspective that can be identified when working with photography and GeoGebra in Basic Education, within a qualitative research perspective, in order to answer the following question: what mathematical concepts about Conic Perspective are produced by a collective human-with-photographs-and-GeoGebra? Photography here is both the cameras and their product. The references of Digital Technologies used and which serve as a basis for our understanding is the construct human-with-media, by Borba (2001, 2002). The practices were applied in two classes of the 3rd year of High School, being one of them characterized as a Pilot Practice and the second one as the Final Practice. Analyzing one of the groups of the Final Practice, we arrived at three main collectives, namely: (1) humans-with-photographs, where the group discussed, defined and managed to categorize depth of field photographs in perspectives of one, two and three vanishing point, plus depthless photographs; (2) humans-with-cameras, where the group, carrying the cameras of their cell phones, produced photographs using the perspective of one, two and three vanishing points; (3) humans-with-photographs-and-geogebra, where the group, using the photographs they produced, modeled them in the GeoGebra software, building vanishing points, vanishing lines and horizon line, also dealing with the properties of these elements. Therefore, the accomplished results was that photography can be a potent medium for introducing the concepts of Conic Perspective, just as GeoGebra can be a potent medium for understanding basic properties of this content, such as lines of the horizon and vanishing points and how photography is shaped from these concepts.application/pdfporEducação MatemáticaGeometria projetivaFotografiaTecnologias digitaisGeoGebra : SoftwareProjective geometryPhotographHumans-with-mediaFotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154575.pdf.txt001154575.pdf.txtExtracted Texttext/plain286503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252456/2/001154575.pdf.txtc46a815677f05b4b16bcff28531da22dMD52ORIGINAL001154575.pdfTexto completoapplication/pdf25323448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252456/1/001154575.pdf3b8ae4b530117229be78051cd939f5cdMD5110183/2524562022-12-08 06:03:26.643809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-08T08:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
title Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
spellingShingle Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
Peixoto, Thalis
Educação Matemática
Geometria projetiva
Fotografia
Tecnologias digitais
GeoGebra : Software
Projective geometry
Photograph
Humans-with-media
title_short Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
title_full Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
title_fullStr Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
title_full_unstemmed Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
title_sort Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais
author Peixoto, Thalis
author_facet Peixoto, Thalis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Thalis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Geometria projetiva
Fotografia
Tecnologias digitais
GeoGebra : Software
topic Educação Matemática
Geometria projetiva
Fotografia
Tecnologias digitais
GeoGebra : Software
Projective geometry
Photograph
Humans-with-media
dc.subject.eng.fl_str_mv Projective geometry
Photograph
Humans-with-media
description A presente pesquisa tem como tema a fotografia, a Perspectiva Cônica e as Tecnologias Digitais. Assim, buscou-se analisar conceitos sobre Perspectiva Cônica que podem ser identificados ao se trabalhar com a fotografia e o GeoGebra na Educação Básica, dentro de uma perspectiva qualitativa de pesquisa, a fim de responder à seguinte pergunta: que conceitos matemáticos sobre Perspectiva Cônica são produzidos por um coletivo seres-humanos-com-fotografias-e-GeoGebra? A fotografia, aqui, são tanto as câmeras fotográficas quanto o produto delas. Os referenciais de Tecnologias Digitais utilizados, e que servem como base para o nosso entendimento, são o de seres-humanos-com-mídias, proposto por Borba (2001, 2002). As práticas foram aplicadas em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, sendo que com uma das turmas foi realizada uma Prática Piloto e com a segunda turma a Prática Final. Ao realizar a análise de um dos grupos da Prática Final, chegamos em três principais coletivos, sendo eles: (1) seres-humanos-com-fotografias, em que o grupo discutiu, definiu e conseguiu categorizar fotografias com profundidade em perspectivas de um, dois e três ponto de fuga, além de fotografias sem profundidade; (2) seres-humanos-com-câmeras-fotográficas, em que o grupo, portando as câmeras de seus celulares, produziu fotografias utilizando perspectiva de um, dois e três pontos de fuga; (3) seres-humanos-com-fotografias-e-geogebra, em que o grupo, utilizando as fotografias que produziu, modelou-as no software GeoGebra, construindo ponto de fuga, linhas de fuga e linha do horizonte, lidando, também, com as propriedades desses elementos. Portanto, os resultados que chegamos foram de que a fotografia pode ser uma mídia potente para introdução aos conceitos de Perspectiva Cônica, assim como o GeoGebra em entender propriedades básicas desse conteúdo, como linhas do horizonte e pontos de fuga e como a fotografia é moldada a partir desses conceitos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T04:53:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252456
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154575
url http://hdl.handle.net/10183/252456
identifier_str_mv 001154575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252456/2/001154575.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252456/1/001154575.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c46a815677f05b4b16bcff28531da22d
3b8ae4b530117229be78051cd939f5cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085603458416640