Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
Resumo: | No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. |
id |
UFCG_68e3477eb8912ac0797d5a4aafb04847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35861 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos.Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos.Ensino religiosoIdentidadeTolerânciaDiscursoEducación religiosaIdentidadToleranciaReligious educationIdentityToleranceSpeechEducação.No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar.En el actual contexto posmoderno se observa una crisis de identidad en varios sectores de la vida en sociedad. En este nuevo escenario de quiebre de paradigmas, vamos a verificar la crisis de identidad de la disciplina de Educación Religiosa (RE), específicamente en las escuelas públicas, y la necesidad de reconstrucción/ reencuadre desde la LDB actual. Es sobre esta nueva realidad pos LDB 9394/96, de la búsqueda de una educación religiosa sin proselitismo, que justificamos la relevancia de esta investigación, desarrollada en escuelas públicas estaduales de la ciudad de João Pessoa-PB. El estudio fue concretado en entrevistas con empleados de cuatro escuelas de la Región Central de la capital de la Paraíba (en cada escuela: 01 director, 01 profesor de ER y 02 alumnos del 9º de la enseñanza fundamental) y en el análisis de las directrices estaduales sobre el componente curricular en cuestión, con observación del ambiente escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-06-03T13:55:36Z2024-06-032024-06-03T13:55:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861porESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T13:56:05Zoai:localhost:riufcg/35861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T13:56:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos. |
title |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
spellingShingle |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Ensino religioso Identidade Tolerância Discurso Educación religiosa Identidad Tolerancia Religious education Identity Tolerance Speech Educação. |
title_short |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
title_full |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
title_fullStr |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
title_full_unstemmed |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
title_sort |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
author |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author_facet |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Identidade Tolerância Discurso Educación religiosa Identidad Tolerancia Religious education Identity Tolerance Speech Educação. |
topic |
Ensino religioso Identidade Tolerância Discurso Educación religiosa Identidad Tolerancia Religious education Identity Tolerance Speech Educação. |
description |
No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2024-06-03T13:55:36Z 2024-06-03 2024-06-03T13:55:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
identifier_str_mv |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623022637056 |