Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Natália Di Pace.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
Resumo: A ciência da administração de empresas compreende vários campos, porém um em especial vem desencadeando maior crescimento e colaboração para com o desenvolvimento de uma nação e da sua economia como um todo, é o fenômeno do empreendedorismo, o qual teve seu crescimento a partir dos anos 80. Entende-se que existem variáveis as quais influenciam diretamente a atividade de empreender, como a capacidade do individuo empreendedor e as ferramentas disponíveis no mercado, mas, uma atividade é imprescindível para o êxito dessa ação, o planejamento estratégico, realizado por meio de um plano de negócios. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa Maná com o intuito de propiciar a inserção da mesma de forma planejada e coordenada no e-commerce, contemplando como objetivos específicos a apresentação de caminhos para que a empresa Maná se posicione no mercado eletrônico; a definição das modalidades de venda e relacionamento com clientes; bem como a definição das estratégias promocionais e da política de marketing e produção fast fashion. Desta forma, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, delineada quanto aos fins como pesquisa aplicada e descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso, uma vez que buscou descrever as atividades da empresa Maná e desenvolver um planejamento para a mesma. O resultado é a elaboração de um plano de negócios, o qual demonstra como a empresa poderá agir e gerir a entrada na plataforma e-commerce. Ao final do estudo fica evidente a importância desse plano para a empresa se aprimorar e poder evoluir, como também ficam demonstradas os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças encontradas na avaliação estratégica. Observa-se que a empresa ainda tem muito a crescer, pois tem apenas oito meses de história e já conta com uma moderna forma de negociação e com uma cartela de clientes composta por diferentes perfis, abrangendo diferentes regiões do Brasil.
id UFCG_69c91863e1b8be05d5de64fe97b3433f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6294
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.Business plan as a strategic instrument for entrepreneurship in e-commerce: a case study from company Maná.EmpreendedorismoEstratégiaPlanejamentoEntrepreneurshipStrategyPlanningE-CommerceAdministraçãoA ciência da administração de empresas compreende vários campos, porém um em especial vem desencadeando maior crescimento e colaboração para com o desenvolvimento de uma nação e da sua economia como um todo, é o fenômeno do empreendedorismo, o qual teve seu crescimento a partir dos anos 80. Entende-se que existem variáveis as quais influenciam diretamente a atividade de empreender, como a capacidade do individuo empreendedor e as ferramentas disponíveis no mercado, mas, uma atividade é imprescindível para o êxito dessa ação, o planejamento estratégico, realizado por meio de um plano de negócios. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa Maná com o intuito de propiciar a inserção da mesma de forma planejada e coordenada no e-commerce, contemplando como objetivos específicos a apresentação de caminhos para que a empresa Maná se posicione no mercado eletrônico; a definição das modalidades de venda e relacionamento com clientes; bem como a definição das estratégias promocionais e da política de marketing e produção fast fashion. Desta forma, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, delineada quanto aos fins como pesquisa aplicada e descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso, uma vez que buscou descrever as atividades da empresa Maná e desenvolver um planejamento para a mesma. O resultado é a elaboração de um plano de negócios, o qual demonstra como a empresa poderá agir e gerir a entrada na plataforma e-commerce. Ao final do estudo fica evidente a importância desse plano para a empresa se aprimorar e poder evoluir, como também ficam demonstradas os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças encontradas na avaliação estratégica. Observa-se que a empresa ainda tem muito a crescer, pois tem apenas oito meses de história e já conta com uma moderna forma de negociação e com uma cartela de clientes composta por diferentes perfis, abrangendo diferentes regiões do Brasil.The science of business administration comprises various fields, but one in particular has promoted greater growth and collaboration for the development of a nation and its economy as a whole, is the phenomenon of entrepreneurship, which had its growth from the years 80. It is understood that there variables that directly influence the activity undertaken, such as the ability of the individual entrepreneur and the tools available in the market, but activity is essential for the success of this action, strategic planning, accomplished through a plan business. Accordingly, the present study have how objective to the development of a business plan for the company with the Maná order to encourage the inclusion of the same in a planned and coordinated in e-commerce, covering specific objectives of presenting ways for Maná is the company position in the electronic market, the definition of the terms of sale and customer relationships, as well as the definition of promotional strategies and marketing policy and fast fashion production. Thus, the survey was conducted with a qualitative approach, outlined as to the purposes and descriptive as applied research and the means as a case study, as it sought to describe the activities of the company Maná and develop a plan for the same. The result is your own business plan which demonstrates how the company should operate and manage the entry into e-commerce platform. At the end of the study is the importance of this plan for the company to improve and to expand, as are also demonstrated the strengths and weaknesses and the opportunities and threats found in the strategic assessment. It is noted that the company still has much to grow as it has only eight months of history and now has a modern form of trading and a palette of customers comprising different profiles covering different regions of Brazil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V.F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E.P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.MACIEL, H.W.P.http://lattes.cnpq.br/9849646382572779GOMES, Natália Di Pace.20132019-08-28T17:40:28Z2019-08-282019-08-28T17:40:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294GOMES, Natália Di Pace. Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. 2013. 90f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T19:38:26Zoai:localhost:riufcg/6294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T19:38:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
Business plan as a strategic instrument for entrepreneurship in e-commerce: a case study from company Maná.
title Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
spellingShingle Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
GOMES, Natália Di Pace.
Empreendedorismo
Estratégia
Planejamento
Entrepreneurship
Strategy
Planning
E-Commerce
Administração
title_short Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
title_full Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
title_fullStr Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
title_full_unstemmed Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
title_sort Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
author GOMES, Natália Di Pace.
author_facet GOMES, Natália Di Pace.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V.F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E.P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
MACIEL, H.W.P.
http://lattes.cnpq.br/9849646382572779
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Natália Di Pace.
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Estratégia
Planejamento
Entrepreneurship
Strategy
Planning
E-Commerce
Administração
topic Empreendedorismo
Estratégia
Planejamento
Entrepreneurship
Strategy
Planning
E-Commerce
Administração
description A ciência da administração de empresas compreende vários campos, porém um em especial vem desencadeando maior crescimento e colaboração para com o desenvolvimento de uma nação e da sua economia como um todo, é o fenômeno do empreendedorismo, o qual teve seu crescimento a partir dos anos 80. Entende-se que existem variáveis as quais influenciam diretamente a atividade de empreender, como a capacidade do individuo empreendedor e as ferramentas disponíveis no mercado, mas, uma atividade é imprescindível para o êxito dessa ação, o planejamento estratégico, realizado por meio de um plano de negócios. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa Maná com o intuito de propiciar a inserção da mesma de forma planejada e coordenada no e-commerce, contemplando como objetivos específicos a apresentação de caminhos para que a empresa Maná se posicione no mercado eletrônico; a definição das modalidades de venda e relacionamento com clientes; bem como a definição das estratégias promocionais e da política de marketing e produção fast fashion. Desta forma, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, delineada quanto aos fins como pesquisa aplicada e descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso, uma vez que buscou descrever as atividades da empresa Maná e desenvolver um planejamento para a mesma. O resultado é a elaboração de um plano de negócios, o qual demonstra como a empresa poderá agir e gerir a entrada na plataforma e-commerce. Ao final do estudo fica evidente a importância desse plano para a empresa se aprimorar e poder evoluir, como também ficam demonstradas os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças encontradas na avaliação estratégica. Observa-se que a empresa ainda tem muito a crescer, pois tem apenas oito meses de história e já conta com uma moderna forma de negociação e com uma cartela de clientes composta por diferentes perfis, abrangendo diferentes regiões do Brasil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-28T17:40:28Z
2019-08-28
2019-08-28T17:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
GOMES, Natália Di Pace. Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. 2013. 90f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
identifier_str_mv GOMES, Natália Di Pace. Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. 2013. 90f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389545656320