"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARRIDO, Francisco Airton Martins.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002).
id UFCG_6a2f3dcbaf112478b6e749362c4109cc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8772
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.NASCIMENTO, U. A.http://lattes.cnpq.br/1517825236992484CEBALLOS, Viviane Gomes de.SOUSA, Israel Soares de.GARRIDO, Francisco Airton Martins.A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002).The Search aims to analyze the position of the artist Belchior on the music scene in the early 70‟s, a moment marked by great changes within Brazilian society and especially in what concerns to culture. Therefore, we are going to approach the songs Apenas Um Rapaz Latino Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo of the Alucinação disc of 1976, relating them to interviews of the artist throughout the course of his career, his position in defense of musical renewal and space for new artists in Brazilian popular music, due to the fluidity that modernity required. Having the concept of "liquid modernity" created by Zygmunt Bauman (2001), as theoretical fundaments about the historical context studied, it is a purpose of the research as well, understanding the time in which it was stated that there is no more room for musical experimentalism. The method used for searching in the first chapter is qualitative about the artist‟s life journey; in the second chapter, we used an iconographic and iconológical analysis in the treatment of the sources of cover, back cover and disc insert as a way to better ground the research objective. In the third chapter, for analysis of the songs, we had as base the methodológical parameters of analysis of the songs listed by Marcos Napolitano (2002).Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-11-01T11:26:05Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdf: 1484548 bytes, checksum: ebd63a5bdeddc3972243cc38099be2d9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T11:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdf: 1484548 bytes, checksum: ebd63a5bdeddc3972243cc38099be2d9 (MD5) Previous issue date: 2018-12-13Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPHistória.Música brasileiraRenovação musicalDécada de 1970BelchiorAlucinaçãoBrazilian MusicMusical Renewal1970sHallucination"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior."Everything changes and rightly so": the song as a way of expressing and defending the new in Brazilian popular music in the 1970s. Analysis of the Elephant Hallucination (1976) by singer-songwriter Belchior.2018-12-132019-11-01T11:26:05Z2019-11-012019-11-01T11:26:05Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdfFRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdfapplication/pdf964997http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/3/FRANCISCO+AIRTON+MARTINS+GARRIDO.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2018.pdf19b0ab274ceaa7929140ea053d19c1ecMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/87722021-07-12 10:42:32.505oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T13:42:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Everything changes and rightly so": the song as a way of expressing and defending the new in Brazilian popular music in the 1970s. Analysis of the Elephant Hallucination (1976) by singer-songwriter Belchior.
title "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
spellingShingle "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
GARRIDO, Francisco Airton Martins.
História.
Música brasileira
Renovação musical
Década de 1970
Belchior
Alucinação
Brazilian Music
Musical Renewal
1970s
Hallucination
title_short "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
title_full "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
title_fullStr "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
title_full_unstemmed "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
title_sort "Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
author GARRIDO, Francisco Airton Martins.
author_facet GARRIDO, Francisco Airton Martins.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv NASCIMENTO, U. A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1517825236992484
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.author.fl_str_mv GARRIDO, Francisco Airton Martins.
contributor_str_mv NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
CEBALLOS, Viviane Gomes de.
SOUSA, Israel Soares de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Música brasileira
Renovação musical
Década de 1970
Belchior
Alucinação
Brazilian Music
Musical Renewal
1970s
Hallucination
dc.subject.por.fl_str_mv Música brasileira
Renovação musical
Década de 1970
Belchior
Alucinação
Brazilian Music
Musical Renewal
1970s
Hallucination
description A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T11:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-01
2019-11-01T11:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772
identifier_str_mv GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/3/FRANCISCO+AIRTON+MARTINS+GARRIDO.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2018.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 19b0ab274ceaa7929140ea053d19c1ec
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308693217476608