"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002). |
id |
UFCG_6a2f3dcbaf112478b6e749362c4109cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8772 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.NASCIMENTO, U. A.http://lattes.cnpq.br/1517825236992484CEBALLOS, Viviane Gomes de.SOUSA, Israel Soares de.GARRIDO, Francisco Airton Martins.A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002).The Search aims to analyze the position of the artist Belchior on the music scene in the early 70‟s, a moment marked by great changes within Brazilian society and especially in what concerns to culture. Therefore, we are going to approach the songs Apenas Um Rapaz Latino Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo of the Alucinação disc of 1976, relating them to interviews of the artist throughout the course of his career, his position in defense of musical renewal and space for new artists in Brazilian popular music, due to the fluidity that modernity required. Having the concept of "liquid modernity" created by Zygmunt Bauman (2001), as theoretical fundaments about the historical context studied, it is a purpose of the research as well, understanding the time in which it was stated that there is no more room for musical experimentalism. The method used for searching in the first chapter is qualitative about the artist‟s life journey; in the second chapter, we used an iconographic and iconológical analysis in the treatment of the sources of cover, back cover and disc insert as a way to better ground the research objective. In the third chapter, for analysis of the songs, we had as base the methodológical parameters of analysis of the songs listed by Marcos Napolitano (2002).Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-11-01T11:26:05Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdf: 1484548 bytes, checksum: ebd63a5bdeddc3972243cc38099be2d9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T11:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdf: 1484548 bytes, checksum: ebd63a5bdeddc3972243cc38099be2d9 (MD5) Previous issue date: 2018-12-13Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPHistória.Música brasileiraRenovação musicalDécada de 1970BelchiorAlucinaçãoBrazilian MusicMusical Renewal1970sHallucination"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior."Everything changes and rightly so": the song as a way of expressing and defending the new in Brazilian popular music in the 1970s. Analysis of the Elephant Hallucination (1976) by singer-songwriter Belchior.2018-12-132019-11-01T11:26:05Z2019-11-012019-11-01T11:26:05Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdfFRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdfapplication/pdf964997http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/3/FRANCISCO+AIRTON+MARTINS+GARRIDO.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2018.pdf19b0ab274ceaa7929140ea053d19c1ecMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/87722021-07-12 10:42:32.505oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:02:47.444433Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"Everything changes and rightly so": the song as a way of expressing and defending the new in Brazilian popular music in the 1970s. Analysis of the Elephant Hallucination (1976) by singer-songwriter Belchior. |
title |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
spellingShingle |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. GARRIDO, Francisco Airton Martins. História. Música brasileira Renovação musical Década de 1970 Belchior Alucinação Brazilian Music Musical Renewal 1970s Hallucination |
title_short |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
title_full |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
title_fullStr |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
title_full_unstemmed |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
title_sort |
"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. |
author |
GARRIDO, Francisco Airton Martins. |
author_facet |
GARRIDO, Francisco Airton Martins. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Uelba Alexandre do. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
NASCIMENTO, U. A. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1517825236992484 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
CEBALLOS, Viviane Gomes de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SOUSA, Israel Soares de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARRIDO, Francisco Airton Martins. |
contributor_str_mv |
NASCIMENTO, Uelba Alexandre do. CEBALLOS, Viviane Gomes de. SOUSA, Israel Soares de. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História. |
topic |
História. Música brasileira Renovação musical Década de 1970 Belchior Alucinação Brazilian Music Musical Renewal 1970s Hallucination |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música brasileira Renovação musical Década de 1970 Belchior Alucinação Brazilian Music Musical Renewal 1970s Hallucination |
description |
A pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002). |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-01T11:26:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-01 2019-11-01T11:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772 |
identifier_str_mv |
GARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Formação de Professores - CFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/3/FRANCISCO+AIRTON+MARTINS+GARRIDO.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2018.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8772/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19b0ab274ceaa7929140ea053d19c1ec 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803131445782249472 |