Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033
Resumo: A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas.
id UFCG_6aeb86649add437d9a4aaaf84b2fc251
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14033
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarSupervisoresPlanejamento de ensinoEducationSchool SupervisionSupervisorsTeaching PlanningEducação.A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas.Education throughout its trajectory has suffered political-economic-ideological influences, centralizing educational decisions in the hands of a few, in order to satisfy such interests it has for a long time developed a practice focused on technical aspects - bureaucratic in which control was the main strategy ensured thus reproductive role of Brazilian society. Therefore, it is easy to understand why Supervision at the local level has also followed the path of reproducing the system. We can confirm this statement through the monographs produced by the concluding students of periods 92.1 and 93.1 of UFCG - V - Cajazeiras / PB, where they demonstrate that the interviewed supervisors declare to exercise multiple functions, with the work of Supervision having a supervisory character. The aforementioned research carried out with the Supervisors working in the 9th and 10th Teaching Regions of Paraíba and in the Municipal Secretariats of Education and Sousa and Cajazeiras, configured the supervisory action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that affect education and that can be addressed by the Supervisor. Among several points that exist in everyday practice, that of Supervision, the way the Curriculum is worked out and in full and Teaching Planning within schools is highlighted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.1994-032020-08-12T20:31:56Z2020-08-122020-08-12T20:31:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T14:08:58Zoai:localhost:riufcg/14033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T14:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.
title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
spellingShingle Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
Educação
Supervisão Escolar
Supervisores
Planejamento de ensino
Education
School Supervision
Supervisors
Teaching Planning
Educação.
title_short Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_full Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_fullStr Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_full_unstemmed Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_sort Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
author PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
author_facet PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Supervisores
Planejamento de ensino
Education
School Supervision
Supervisors
Teaching Planning
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Supervisores
Planejamento de ensino
Education
School Supervision
Supervisors
Teaching Planning
Educação.
description A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03
2020-08-12T20:31:56Z
2020-08-12
2020-08-12T20:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033
identifier_str_mv PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744453083070464