Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033 |
Resumo: | A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas. |
id |
UFCG_6aeb86649add437d9a4aaaf84b2fc251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14033 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarSupervisoresPlanejamento de ensinoEducationSchool SupervisionSupervisorsTeaching PlanningEducação.A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas.Education throughout its trajectory has suffered political-economic-ideological influences, centralizing educational decisions in the hands of a few, in order to satisfy such interests it has for a long time developed a practice focused on technical aspects - bureaucratic in which control was the main strategy ensured thus reproductive role of Brazilian society. Therefore, it is easy to understand why Supervision at the local level has also followed the path of reproducing the system. We can confirm this statement through the monographs produced by the concluding students of periods 92.1 and 93.1 of UFCG - V - Cajazeiras / PB, where they demonstrate that the interviewed supervisors declare to exercise multiple functions, with the work of Supervision having a supervisory character. The aforementioned research carried out with the Supervisors working in the 9th and 10th Teaching Regions of Paraíba and in the Municipal Secretariats of Education and Sousa and Cajazeiras, configured the supervisory action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that affect education and that can be addressed by the Supervisor. Among several points that exist in everyday practice, that of Supervision, the way the Curriculum is worked out and in full and Teaching Planning within schools is highlighted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.1994-032020-08-12T20:31:56Z2020-08-122020-08-12T20:31:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T14:08:58Zoai:localhost:riufcg/14033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T14:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras. |
title |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
spellingShingle |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Educação Supervisão Escolar Supervisores Planejamento de ensino Education School Supervision Supervisors Teaching Planning Educação. |
title_short |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_full |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_fullStr |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_full_unstemmed |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_sort |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
author |
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. |
author_facet |
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Idelsuite de Sousa. LIMA, I. S. http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Supervisores Planejamento de ensino Education School Supervision Supervisors Teaching Planning Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Supervisores Planejamento de ensino Education School Supervision Supervisors Teaching Planning Educação. |
description |
A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-03 2020-08-12T20:31:56Z 2020-08-12 2020-08-12T20:31:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033 PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033 |
identifier_str_mv |
PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744453083070464 |