Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463 |
Resumo: | No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos. |
id |
UFCG_6b833037f74e47956e86cd5dc41e7f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30463 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship.Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas.Lógica matemáticaResolução de problemasProposição de problemasEstágio curricular supervisionado - matemáticaProblema - metodologia - resoluçãoProblema - metodologia - proposiçãoMatemática – Cuité - PBMathematical logicTroubleshootingProposition of problemsSupervised curricular internship - mathematicsProblem - methodology - resolutionProblem - methodology - propositionMathematics – Cuité - PBResolución de problemasPropuesta de problemasPrácticas curriculares supervisadas - matemáticasProblema - metodología - resoluciónProblema - metodología - proposiciónMatemáticaNo presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.In this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical reasoning during the work with the topic number sets.En el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el tema de conjuntos numéricos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGIGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294FREITAS, Tiêgo dos Santos.FREITAS, T. S.FREITAS, TIÊGO SANTOS.FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.http://lattes.cnpq.br/5172901212568467SOUZA, Glageane da Silva.FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.2023-05-262023-06-29T17:30:05Z2023-06-292023-06-29T17:30:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-29T17:30:05Zoai:localhost:riufcg/30463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-29T17:30:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship. Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas. |
title |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
spellingShingle |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Lógica matemática Resolução de problemas Proposição de problemas Estágio curricular supervisionado - matemática Problema - metodologia - resolução Problema - metodologia - proposição Matemática – Cuité - PB Mathematical logic Troubleshooting Proposition of problems Supervised curricular internship - mathematics Problem - methodology - resolution Problem - methodology - proposition Mathematics – Cuité - PB Resolución de problemas Propuesta de problemas Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas Problema - metodología - resolución Problema - metodología - proposición Matemática |
title_short |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
title_full |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
title_fullStr |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
title_sort |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
author |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. |
author_facet |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IGNÁCIO, Renato da Silva. IGNÁCIO, R. S. http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 FREITAS, Tiêgo dos Santos. FREITAS, T. S. FREITAS, TIÊGO SANTOS. FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 SOUZA, Glageane da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lógica matemática Resolução de problemas Proposição de problemas Estágio curricular supervisionado - matemática Problema - metodologia - resolução Problema - metodologia - proposição Matemática – Cuité - PB Mathematical logic Troubleshooting Proposition of problems Supervised curricular internship - mathematics Problem - methodology - resolution Problem - methodology - proposition Mathematics – Cuité - PB Resolución de problemas Propuesta de problemas Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas Problema - metodología - resolución Problema - metodología - proposición Matemática |
topic |
Lógica matemática Resolução de problemas Proposição de problemas Estágio curricular supervisionado - matemática Problema - metodologia - resolução Problema - metodologia - proposição Matemática – Cuité - PB Mathematical logic Troubleshooting Proposition of problems Supervised curricular internship - mathematics Problem - methodology - resolution Problem - methodology - proposition Mathematics – Cuité - PB Resolución de problemas Propuesta de problemas Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas Problema - metodología - resolución Problema - metodología - proposición Matemática |
description |
No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-26 2023-06-29T17:30:05Z 2023-06-29 2023-06-29T17:30:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463 FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744582235127808 |