Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
Resumo: No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.
id UFCG_6b833037f74e47956e86cd5dc41e7f69
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30463
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship.Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas.Lógica matemáticaResolução de problemasProposição de problemasEstágio curricular supervisionado - matemáticaProblema - metodologia - resoluçãoProblema - metodologia - proposiçãoMatemática – Cuité - PBMathematical logicTroubleshootingProposition of problemsSupervised curricular internship - mathematicsProblem - methodology - resolutionProblem - methodology - propositionMathematics – Cuité - PBResolución de problemasPropuesta de problemasPrácticas curriculares supervisadas - matemáticasProblema - metodología - resoluciónProblema - metodología - proposiciónMatemáticaNo presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.In this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical reasoning during the work with the topic number sets.En el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el tema de conjuntos numéricos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGIGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294FREITAS, Tiêgo dos Santos.FREITAS, T. S.FREITAS, TIÊGO SANTOS.FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.http://lattes.cnpq.br/5172901212568467SOUZA, Glageane da Silva.FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.2023-05-262023-06-29T17:30:05Z2023-06-292023-06-29T17:30:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-29T17:30:05Zoai:localhost:riufcg/30463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-29T17:30:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship.
Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas.
title Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
spellingShingle Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
Lógica matemática
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Estágio curricular supervisionado - matemática
Problema - metodologia - resolução
Problema - metodologia - proposição
Matemática – Cuité - PB
Mathematical logic
Troubleshooting
Proposition of problems
Supervised curricular internship - mathematics
Problem - methodology - resolution
Problem - methodology - proposition
Mathematics – Cuité - PB
Resolución de problemas
Propuesta de problemas
Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas
Problema - metodología - resolución
Problema - metodología - proposición
Matemática
title_short Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
title_full Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
title_fullStr Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
title_full_unstemmed Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
title_sort Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
author FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
author_facet FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IGNÁCIO, Renato da Silva.
IGNÁCIO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294
FREITAS, Tiêgo dos Santos.
FREITAS, T. S.
FREITAS, TIÊGO SANTOS.
FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467
SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica matemática
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Estágio curricular supervisionado - matemática
Problema - metodologia - resolução
Problema - metodologia - proposição
Matemática – Cuité - PB
Mathematical logic
Troubleshooting
Proposition of problems
Supervised curricular internship - mathematics
Problem - methodology - resolution
Problem - methodology - proposition
Mathematics – Cuité - PB
Resolución de problemas
Propuesta de problemas
Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas
Problema - metodología - resolución
Problema - metodología - proposición
Matemática
topic Lógica matemática
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Estágio curricular supervisionado - matemática
Problema - metodologia - resolução
Problema - metodologia - proposição
Matemática – Cuité - PB
Mathematical logic
Troubleshooting
Proposition of problems
Supervised curricular internship - mathematics
Problem - methodology - resolution
Problem - methodology - proposition
Mathematics – Cuité - PB
Resolución de problemas
Propuesta de problemas
Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas
Problema - metodología - resolución
Problema - metodología - proposición
Matemática
description No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-26
2023-06-29T17:30:05Z
2023-06-29
2023-06-29T17:30:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
identifier_str_mv FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744582235127808