Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUCUPIRA, Francimerio Miguel.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16342
Resumo: A presente pesquisa buscou verificar o conhecimento agregado sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade junto aos discentes dos cursos de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba no entendimento do ativo e sua mensuração. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa foi realizada através de análises da literatura apresentada nos diversos livros e textos que versam sobre o assunto e de um questionário aplicado aos discentes antes e após terem cursado a disciplina de Teoria da Contabilidade, sendo, portanto, considerada metodologicamente nesses aspectos uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Através das análises dos dados realizadas com o auxílio de uma planilha do Microsoft Excel, buscou-se verificar as percepção dos discentes que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca da mesma; averiguar o conhecimento dos discentes que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca do ativo e os conhecimentos agregados sobre o mesmo; e identificar as divergências entre a percepção dos alunos antes e depois de cursarem a disciplina de teoria da contabilidade. Nesse sentido, pode ser considerada também uma pesquisa descritiva. Como resultado constatou-se que 70,83% dos que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apresentam conhecimento satisfatório quando foram avaliados sobre o conhecimento que possuem em relação ao conceito e a mensuração de um ativo. Entre os alunos que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apenas 35,89% apresentaram resposta positiva no sentido de ter conhecimento sobre o assunto.
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