Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Joana Darc da.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451
Resumo: Esse estudo consta de uma reflexão sobre a integração entre escola x família em comunidades rurais, cujo intento foi envolver pais alunos e comunidades nas atividades escolares. Nosso interesse em trabalhar com a escola rural, justifica-se por já ter desenvolvido trabalhos nesta área e, sobretudo, porque queremos buscar informações mais substanciosas sobre essa questão. Pretendemos também buscar meios para possibilitar o engajamento dos pais na vida da escola, no sentido de fazer com que eles compreendam o quanto e importante e necessário a sua presença na escola, não só porque eles poderão acompanhar o desenvolvimento do seu filho, como também, porque ao tomarem conhecimento das dificuldades que a escola enfrenta, poderão ajudar na busca de soluções visando a sua melhoria, o que em última instancia, estará ajudando a contribuir para uma melhor escola para o seu filho. Para que se possa falar sobre os mecanismos ideológicos que atingem a Educação Brasileira, com destaque na Rural, faz-se necessário uma análise panorâmica da zona rural, no seu aspecto sócio - econômico e político. A presença do capitalismo no campo, tornou-se mais intensa com o processo de "substituição de importações" na década de 1950 tendo como consequência a formação de um parque industrial relativamente sofisticado no Brasil. No decorrer desta operação, a agricultura foi contemplada com ações e subsídios naquilo que efetivamente era consistente para com as demandas daquele modelo de substituição, isto e, apoio as culturas de exportação e a criação de um mercado interno para as mercadorias industriais para a agricultura.
id UFCG_6bf4046213965df9e0ac2073e97fb391
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14451
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".Integration between School and Family in Rural Communities: "a reflection".EducaçãoEscola - famíliaEducação RuralComunidades RuraisEducationSchool - FamilyRural EducationRural CommunitiesEducação.Esse estudo consta de uma reflexão sobre a integração entre escola x família em comunidades rurais, cujo intento foi envolver pais alunos e comunidades nas atividades escolares. Nosso interesse em trabalhar com a escola rural, justifica-se por já ter desenvolvido trabalhos nesta área e, sobretudo, porque queremos buscar informações mais substanciosas sobre essa questão. Pretendemos também buscar meios para possibilitar o engajamento dos pais na vida da escola, no sentido de fazer com que eles compreendam o quanto e importante e necessário a sua presença na escola, não só porque eles poderão acompanhar o desenvolvimento do seu filho, como também, porque ao tomarem conhecimento das dificuldades que a escola enfrenta, poderão ajudar na busca de soluções visando a sua melhoria, o que em última instancia, estará ajudando a contribuir para uma melhor escola para o seu filho. Para que se possa falar sobre os mecanismos ideológicos que atingem a Educação Brasileira, com destaque na Rural, faz-se necessário uma análise panorâmica da zona rural, no seu aspecto sócio - econômico e político. A presença do capitalismo no campo, tornou-se mais intensa com o processo de "substituição de importações" na década de 1950 tendo como consequência a formação de um parque industrial relativamente sofisticado no Brasil. No decorrer desta operação, a agricultura foi contemplada com ações e subsídios naquilo que efetivamente era consistente para com as demandas daquele modelo de substituição, isto e, apoio as culturas de exportação e a criação de um mercado interno para as mercadorias industriais para a agricultura.This study consists of a reflection on the integration between school and family in rural communities, whose intention was to involve student parents and communities in school activities. Our interest in working with the rural school is justified by having already developed works in this area and, above all, because we want to seek more substantial information on this issue. We also intend to look for ways to enable parents to engage in school life, in order to make them understand how important and necessary their presence at school is, not only because they will be able to monitor their child's development, but also, because when they become aware of the difficulties that the school faces, they will be able to help in the search for solutions aiming at their improvement, which in the last instance, will be helping to contribute to a better school for your child. In order to talk about the ideological mechanisms that affect Brazilian education, especially in rural areas, a panoramic analysis of the rural area is necessary, in its socio - economic and political aspect. The presence of capitalism in the countryside, became more intense with the process of "import substitution" in the 1950s resulting in the formation of a relatively sophisticated industrial park in Brazil. In the course of this operation, agriculture was provided with actions and subsidies in what was effectively consistent with the demands of that substitution model, that is, support for export crops and the creation of an internal market for industrial goods for agriculture.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVILGOLVINO, Marilene Dantas.VIGOLVINO, M. D.http://lattes.cnpq.br/4463332938472042SILVA, Joana Darc da.19952020-08-24T18:38:00Z2020-08-242020-08-24T18:38:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451SILVA, Joana Darc da. Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão". 1995. 34f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T12:27:43Zoai:localhost:riufcg/14451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T12:27:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
Integration between School and Family in Rural Communities: "a reflection".
title Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
spellingShingle Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
SILVA, Joana Darc da.
Educação
Escola - família
Educação Rural
Comunidades Rurais
Education
School - Family
Rural Education
Rural Communities
Educação.
title_short Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
title_full Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
title_fullStr Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
title_full_unstemmed Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
title_sort Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".
author SILVA, Joana Darc da.
author_facet SILVA, Joana Darc da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VILGOLVINO, Marilene Dantas.
VIGOLVINO, M. D.
http://lattes.cnpq.br/4463332938472042
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Joana Darc da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola - família
Educação Rural
Comunidades Rurais
Education
School - Family
Rural Education
Rural Communities
Educação.
topic Educação
Escola - família
Educação Rural
Comunidades Rurais
Education
School - Family
Rural Education
Rural Communities
Educação.
description Esse estudo consta de uma reflexão sobre a integração entre escola x família em comunidades rurais, cujo intento foi envolver pais alunos e comunidades nas atividades escolares. Nosso interesse em trabalhar com a escola rural, justifica-se por já ter desenvolvido trabalhos nesta área e, sobretudo, porque queremos buscar informações mais substanciosas sobre essa questão. Pretendemos também buscar meios para possibilitar o engajamento dos pais na vida da escola, no sentido de fazer com que eles compreendam o quanto e importante e necessário a sua presença na escola, não só porque eles poderão acompanhar o desenvolvimento do seu filho, como também, porque ao tomarem conhecimento das dificuldades que a escola enfrenta, poderão ajudar na busca de soluções visando a sua melhoria, o que em última instancia, estará ajudando a contribuir para uma melhor escola para o seu filho. Para que se possa falar sobre os mecanismos ideológicos que atingem a Educação Brasileira, com destaque na Rural, faz-se necessário uma análise panorâmica da zona rural, no seu aspecto sócio - econômico e político. A presença do capitalismo no campo, tornou-se mais intensa com o processo de "substituição de importações" na década de 1950 tendo como consequência a formação de um parque industrial relativamente sofisticado no Brasil. No decorrer desta operação, a agricultura foi contemplada com ações e subsídios naquilo que efetivamente era consistente para com as demandas daquele modelo de substituição, isto e, apoio as culturas de exportação e a criação de um mercado interno para as mercadorias industriais para a agricultura.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-08-24T18:38:00Z
2020-08-24
2020-08-24T18:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451
SILVA, Joana Darc da. Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão". 1995. 34f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451
identifier_str_mv SILVA, Joana Darc da. Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão". 1995. 34f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744456700657664