O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcelo Clemente.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
Resumo: O objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais complexa.
id UFCG_6c9190062ebb9886870f0cf817ce4713
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2588
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.School literacy: description of a teaching proposal of the seminar.SeminárioPráticas de letramentoEnsinoSchool seminarLliteracy practicesTeachingLetrasO objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais complexa.This study aims at interfering on the literacy practices involved in planning and carrying out school seminars. By analyzing the didactic intervention results we intended to confirm or not some expectations in order to offer some insights for the development of a school seminar teaching methodology. This study is based on a qualitative approach known as action research. The transcription of four school seminars and some written texts used by students during these events constitute the data for analysis. The seminars were held by students from High School in History classes. Findings show students low familiarity in some literacy practices involved in the school seminar production and the need for more teaching on them. The analysis also shows where the information and knowledge used by students in seminars come from and the interactional standards established during the event. This study suggests the possibility for a interdisciplinary teaching of school seminars. At the same time, it suggests that the seminar offers a good opportunity for teaching some important dominant literacy practices required for students‟ academic life and for their active participation in a more and more complex society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244BEZERRA, Maria Auxiliadora.FARIA, Evangelina Maria Brito de.SILVA, Marcelo Clemente.20072019-01-24T15:53:19Z2019-01-242019-01-24T15:53:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T23:02:49Zoai:localhost:riufcg/2588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T23:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
School literacy: description of a teaching proposal of the seminar.
title O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
spellingShingle O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
SILVA, Marcelo Clemente.
Seminário
Práticas de letramento
Ensino
School seminar
Lliteracy practices
Teaching
Letras
title_short O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
title_full O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
title_fullStr O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
title_full_unstemmed O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
title_sort O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
author SILVA, Marcelo Clemente.
author_facet SILVA, Marcelo Clemente.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Williany Miranda da.
SILVA, W. M.
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244
BEZERRA, Maria Auxiliadora.
FARIA, Evangelina Maria Brito de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marcelo Clemente.
dc.subject.por.fl_str_mv Seminário
Práticas de letramento
Ensino
School seminar
Lliteracy practices
Teaching
Letras
topic Seminário
Práticas de letramento
Ensino
School seminar
Lliteracy practices
Teaching
Letras
description O objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais complexa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-01-24T15:53:19Z
2019-01-24
2019-01-24T15:53:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
identifier_str_mv SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744365139001344