Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10221
Resumo: A palavra cuidar origina-se do latim cogitare-cogitar, imaginar, pensar, refletir e é definido como “zelo pelo bem-estar ou saúde”, “aplicar a atenção a”, “tratar”, “interessar-se por”. Acredita-se que o conhecimento acerca do cuidado é de fundamental importância no que concerne a essência da profissão de Enfermagem, levando o profissional a tornar-se capaz de analisar a realidade de cada pessoa, isto é, conhecendo o ser em sua totalidade. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções acerca do cuidar dos acadêmicos do décimo período e de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 30 estudantes e 8 docentes que responderam a um questionário semi-estruturado que versava sobre a temática do cuidado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que acadêmicos e professores compartilham uma concepção holística do cuidar. O cuidar é abordado em Todos/Maioria das disciplinas através de aula expositiva, material didático, estudos de casos, sensibilização, artigos, revistas que os docentes levam para abordar o cuidar nas suas disciplinas, logo, o curso de graduação possibilita total importância ao cuidar. Contudo, os participantes apontaram uma série de limitações que o curso de graduação enfrenta, e, que de uma forma geral, dificultam diretamente na realização do cuidado. Percebe-se também que os alunos adotam uma postura de profissionalismo afetivo diante da doença e do doente. Os resultados foram analisados e discutidos à luz dos aportes teóricos e de estudos empíricos pertinentes.
id UFCG_6cae6cbdb9df3f39bab7a107236367a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10221
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.Conceptions about the care of academics and nursing teachers of UFCG.Concepciones sobre el cuidado de los académicos y profesores de enfermería de la UFCG.Cuidado de EnfermagemEstudantesProfessoresCareStudentsTeachersCuidado de enfermeraEstudiantesEnfermagemA palavra cuidar origina-se do latim cogitare-cogitar, imaginar, pensar, refletir e é definido como “zelo pelo bem-estar ou saúde”, “aplicar a atenção a”, “tratar”, “interessar-se por”. Acredita-se que o conhecimento acerca do cuidado é de fundamental importância no que concerne a essência da profissão de Enfermagem, levando o profissional a tornar-se capaz de analisar a realidade de cada pessoa, isto é, conhecendo o ser em sua totalidade. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções acerca do cuidar dos acadêmicos do décimo período e de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 30 estudantes e 8 docentes que responderam a um questionário semi-estruturado que versava sobre a temática do cuidado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que acadêmicos e professores compartilham uma concepção holística do cuidar. O cuidar é abordado em Todos/Maioria das disciplinas através de aula expositiva, material didático, estudos de casos, sensibilização, artigos, revistas que os docentes levam para abordar o cuidar nas suas disciplinas, logo, o curso de graduação possibilita total importância ao cuidar. Contudo, os participantes apontaram uma série de limitações que o curso de graduação enfrenta, e, que de uma forma geral, dificultam diretamente na realização do cuidado. Percebe-se também que os alunos adotam uma postura de profissionalismo afetivo diante da doença e do doente. Os resultados foram analisados e discutidos à luz dos aportes teóricos e de estudos empíricos pertinentes.The word care originates from Latin cogitare-cogitate, imagine, think, reflect and it is defined as "zeal for the welfare or health", "apply the attention", "handle", "care for". It is believed that the knowledge about the care is very important in terms of the essence of the nursing profession, leading the professional becoming able to analyze the reality of each individual, that is, knowing the being in its entirety. This work aimed to meet the conceptions about caring from the tenth period Nursing academics and their professors at Universidade Federal de Campina Grande1 – Campus Cuité. This is a descriptive study with a qualitative perspective and 30 students and 8 professors took part of it answering to a semi-structured questionnaire which was on the subject of care. Data were analyzed through the technique of content analysis proposed by Bardin. The results of this research have shown that scholars and professors share a holistic conception of caring. The care is approached in All/ The most part of the subjects through lecture, course material, case studies, awareness, articles, magazines that professors lead to address caregiving in their disciplines. So, the undergraduate program gives total importance to care. However, the participants pointed to a number of limitations that the undergraduate program faces, and, in general, it makes it difficult to hinder directly on completion of care. It is also noticed that the students adopt a posture of professionalism in the face of affective illness and sick. The results were analyzed and discussed in the light of the theoretical and empirical studies.La palabra cuidar proviene del latín cogitare-cogitar, imaginar, pensar, reflexionar y se define como “afán por el bienestar o la salud”, “prestar atención a”, “tratar”, “interesar”. Se cree que el conocimiento sobre el cuidado es de fundamental importancia respecto a la esencia de la profesión de Enfermería, llevando al profesional a ser capaz de analizar la realidad de cada persona, es decir, conocer el ser en su totalidad. El objetivo de este trabajo fue conocer las concepciones sobre el cuidado de los académicos del décimo período y profesores del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus Cuité. Se trata de un estudio descriptivo desde la perspectiva de un enfoque cualitativo, con la participación de 30 estudiantes y 8 profesores que respondieron un cuestionario semiestructurado que abordó el tema del cuidado. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. Los resultados de esta investigación mostraron que académicos y docentes comparten una concepción holística del cuidado. El cuidado se aborda en Todas / La mayoría de las disciplinas a través de conferencias magistrales, material didáctico, casos de estudio, sensibilización, artículos, revistas que los docentes llevan para abordar el cuidado en sus disciplinas, por lo que el curso de pregrado permite que el cuidado tenga plena importancia. Sin embargo, los participantes señalaron una serie de limitaciones que enfrenta la carrera de grado y que, en general, dificultan directamente la prestación de cuidados. También se advierte que los estudiantes adoptan una postura de profesionalismo afectivo hacia la enfermedad y el paciente. Los resultados fueron analizados y discutidos a la luz de aportes teóricos y estudios empíricos relevantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFEITOSA, Izayana Pereira.FEITOSA, I. P.http://lattes.cnpq.br/5365348809105212LIMA, Gigliola Bernardo de.AGRA, Glenda.AZEVEDO, Luana Rodrigues de.20132019-12-16T17:59:03Z2019-12-162019-12-16T17:59:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10221AZEVEDO, Luana Rodrigues de. Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:32:19Zoai:localhost:riufcg/10221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:32:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
Conceptions about the care of academics and nursing teachers of UFCG.
Concepciones sobre el cuidado de los académicos y profesores de enfermería de la UFCG.
title Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
spellingShingle Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
Cuidado de Enfermagem
Estudantes
Professores
Care
Students
Teachers
Cuidado de enfermera
Estudiantes
Enfermagem
title_short Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
title_full Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
title_fullStr Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
title_full_unstemmed Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
title_sort Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.
author AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
author_facet AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FEITOSA, Izayana Pereira.
FEITOSA, I. P.
http://lattes.cnpq.br/5365348809105212
LIMA, Gigliola Bernardo de.
AGRA, Glenda.
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado de Enfermagem
Estudantes
Professores
Care
Students
Teachers
Cuidado de enfermera
Estudiantes
Enfermagem
topic Cuidado de Enfermagem
Estudantes
Professores
Care
Students
Teachers
Cuidado de enfermera
Estudiantes
Enfermagem
description A palavra cuidar origina-se do latim cogitare-cogitar, imaginar, pensar, refletir e é definido como “zelo pelo bem-estar ou saúde”, “aplicar a atenção a”, “tratar”, “interessar-se por”. Acredita-se que o conhecimento acerca do cuidado é de fundamental importância no que concerne a essência da profissão de Enfermagem, levando o profissional a tornar-se capaz de analisar a realidade de cada pessoa, isto é, conhecendo o ser em sua totalidade. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções acerca do cuidar dos acadêmicos do décimo período e de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 30 estudantes e 8 docentes que responderam a um questionário semi-estruturado que versava sobre a temática do cuidado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que acadêmicos e professores compartilham uma concepção holística do cuidar. O cuidar é abordado em Todos/Maioria das disciplinas através de aula expositiva, material didático, estudos de casos, sensibilização, artigos, revistas que os docentes levam para abordar o cuidar nas suas disciplinas, logo, o curso de graduação possibilita total importância ao cuidar. Contudo, os participantes apontaram uma série de limitações que o curso de graduação enfrenta, e, que de uma forma geral, dificultam diretamente na realização do cuidado. Percebe-se também que os alunos adotam uma postura de profissionalismo afetivo diante da doença e do doente. Os resultados foram analisados e discutidos à luz dos aportes teóricos e de estudos empíricos pertinentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-16T17:59:03Z
2019-12-16
2019-12-16T17:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10221
AZEVEDO, Luana Rodrigues de. Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10221
identifier_str_mv AZEVEDO, Luana Rodrigues de. Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744422421659648