Caracterização da demanda de uma Unidade de Pronto Atendimento segundo a proposta de acolhimento com classificação de risco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Jonas Siebra de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7990
Resumo: As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, pois são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as Urgências Hospitalares, compondo uma rede organizada de Atenção às Urgências. Este estudo objetivo-se caracterizar á demanda atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento no interior da Paraíba, no seu primeiro ano de funcionamento, conforme a classificação de risco da clientela. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, realizado através de uma pesquisa de campo com caráter quantitativo. Foram analisados os registros do livro do acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) de 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2014 que, no total, gerou uma amostra de 56.754 atendimentos registrados. Os dados obtidos foram analisados de acordo com estatística simples, com valores absolutos e percentuais, processados pelo Software Microsoft Excel 2007. O sexo feminino foi responsável pelo maior número de procura dos serviços da UPA com 32.524 (57,3 %) dos atendimentos, em relação ao sexo masculino, com 24.230 (42,7%). Quanto a classificação de risco, 28.630 (50,4%) atendimentos foram classificados no Eixo Verde, 15.095 (26,6%) no Eixo Azul, 12.925 (22,8%) no Eixo Amarelo e 104 (0,2%) no Eixo Vermelho. Ressalte-se que nos cinco primeiros meses do ano a maior parte dos casos foi classificada nos Eixos Azul e Verde, o que indica que muitos casos poderiam ser resolvidos na atenção Básica. A partir do 6º mês, houve um aumento da classificação Verde e Amarela que são os prioritários da UPA, e uma diminuição dos casos classificados como Azul. Foi Observado o número elevado de atendimentos clínicos em detrimento aos traumáticos. O conhecimento desses dados é de fundamental importância para aperfeiçoar o processo de trabalho e melhorar a qualidade da assistência, possibilitando aos profissionais de saúde planejar as ações de cuidado, através da elaboração de instrumentos de avaliação e metodologias para uma assistência da Classificação de Risco qualificada, obtendo ganhos na evolução do quadro clínico do cliente.
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Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, realizado através de uma pesquisa de campo com caráter quantitativo. Foram analisados os registros do livro do acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) de 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2014 que, no total, gerou uma amostra de 56.754 atendimentos registrados. Os dados obtidos foram analisados de acordo com estatística simples, com valores absolutos e percentuais, processados pelo Software Microsoft Excel 2007. O sexo feminino foi responsável pelo maior número de procura dos serviços da UPA com 32.524 (57,3 %) dos atendimentos, em relação ao sexo masculino, com 24.230 (42,7%). Quanto a classificação de risco, 28.630 (50,4%) atendimentos foram classificados no Eixo Verde, 15.095 (26,6%) no Eixo Azul, 12.925 (22,8%) no Eixo Amarelo e 104 (0,2%) no Eixo Vermelho. Ressalte-se que nos cinco primeiros meses do ano a maior parte dos casos foi classificada nos Eixos Azul e Verde, o que indica que muitos casos poderiam ser resolvidos na atenção Básica. A partir do 6º mês, houve um aumento da classificação Verde e Amarela que são os prioritários da UPA, e uma diminuição dos casos classificados como Azul. Foi Observado o número elevado de atendimentos clínicos em detrimento aos traumáticos. O conhecimento desses dados é de fundamental importância para aperfeiçoar o processo de trabalho e melhorar a qualidade da assistência, possibilitando aos profissionais de saúde planejar as ações de cuidado, através da elaboração de instrumentos de avaliação e metodologias para uma assistência da Classificação de Risco qualificada, obtendo ganhos na evolução do quadro clínico do cliente.The Emergency Care Units (UPA) operate 24 hours a day, seven days a week and can solve most of the urgencies and emergencies, as they are structures of intermediary complexity between the Basic Health Units and the Hospital Emergency, forming an organized network of Emergency Care. The purpose of this study was to outline the demand profile of an Emergency Care Unit in the State of Paraiba, at this first year on operation, according to the risk classification of the clientele. It is a documentary, retrospective study, carried out through a field research with a quantitative approach. Were analyzed the records of the ACCR register book from January 1 to December 31, 2014, which in total generated a sample of 56,754 recorded appointments. The data obtained was analyzed according to simple statistics, with absolute and percentage values, processed by Microsoft Excel 2007 Software. The female sex was responsible for the greater number of demand for the Unit services, with 32,524 (57.3%) of the attendances, in comparation to males, with 24,230 (42.7%). Regarding risk classification, 28,630 (50.4%) cases were classified in the Green Axis, 15,095 (26.6%) in the Blue Axis, 12,925 (22.8%) in the Yellow Axis and 104 (0.2%) in the Red Axis. It’s noteworthy that in the first five months of the year most of the cases were classified in the Blue and Green Axis, which indicates that many cases could be solved in Primary Care. From the 6 month there was an increase in the Green and Yellow classification that are the priority of UPA and a decrease in cases classified as Blue. It was observed a high number of clinical treatments in detriment to the trauma. Knowledge of these data is fundamental to improve the work process and increase the quality of care, enabling healthcare professionals to plan care actions through the development of assessment tools and methodologies for qualified risk classification assistance, obtaining gains in the evolution of the clinical condition of the client.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPINHEIRO, Maria Berenice Gomes do Nascimento.PINHEIRO, M. B. G. N.http://lattes.cnpq.br/4768427282114464DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.OLIVEIRA, Rafaela Rolim de.LIMA, Jonas Siebra de.2018-07-022019-10-10T17:19:37Z2019-10-102019-10-10T17:19:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7990LIMA, Jonas Siebra de. 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