Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério. |
id |
UFCG_6cf573c4534e87b010d8e143bfed6226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22625 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG.Formação docente - GeografiaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDCultura escolarValorização do MagistérioBolsas de iniciação à docência - GeografiaGeografia - bolsas de iniciação à docênciaPIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaInovação no PIBIDEstágio supervisionado - Geografia - UFCGRelação universidade x escolaRelação professor-alunoTeacher training - GeographyInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDSchool cultureAppreciation of TeachingTeaching Initiation Scholarships - GeographyGeography - teaching initiation grantsPIBID - Institutional Program for Teaching Initiation ScholarshipsInnovation in PIBIDSupervised Internship - Geography - UFCGUniversity x school relationshipteacher-student relationshipEste trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério.This work has since finality contributes to a reflection as for importance of the institutional program of initiation the teaching (PIBID) in the academic formation of the course of Degree course in Geography of the UFCG. For the development of this inquiry we will use initially documents of the CAPES and annual reports of the subproject Geography, articles, books and magazines not academic like theoretical and discursive referential system. For the empirical inquiry, interviews were carried out when Geography of the UFCG is comprising eight objective and subjective questions to the participants of the Subproject PIBID. Before this pledge, we try to answer the questionamento:“ If the innovation of the PIBID is able to turn the teaching formation into the degree course courses”. Knowing that the PIBID introduces the graduating students in the schools, prontamente in the beginning of the course and agrees of that to make possible the participation in day by day of these matching schools, and in this way acquire significant experiences, knowing the school culture, having more I contact with the faculty, so that the University remains more present in the school daily life, in view of that to look to cure present problems - metodológicos in the basic teaching. Besides more, of preparing the scholarship holder ID for his future work field. Meantime, still that distant of the ideal, there are no doubts that the experience of the PIBID is seen how primordial in the teaching formation, improvement in the education and increase in value of the teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830SANTOS, João Marcos Leitão.ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.FELIPE, Jardoniel Amaro.2016-05-022021-12-20T11:50:45Z2021-12-202021-12-20T11:50:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T11:51:42Zoai:localhost:riufcg/22625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T11:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG. |
title |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
spellingShingle |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. FELIPE, Jardoniel Amaro. Formação docente - Geografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Cultura escolar Valorização do Magistério Bolsas de iniciação à docência - Geografia Geografia - bolsas de iniciação à docência PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Inovação no PIBID Estágio supervisionado - Geografia - UFCG Relação universidade x escola Relação professor-aluno Teacher training - Geography Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID School culture Appreciation of Teaching Teaching Initiation Scholarships - Geography Geography - teaching initiation grants PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships Innovation in PIBID Supervised Internship - Geography - UFCG University x school relationship teacher-student relationship |
title_short |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
title_full |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
title_fullStr |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
title_full_unstemmed |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
title_sort |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
author |
FELIPE, Jardoniel Amaro. |
author_facet |
FELIPE, Jardoniel Amaro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. CARVALHO, L. E. P. http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 SANTOS, João Marcos Leitão. ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FELIPE, Jardoniel Amaro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - Geografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Cultura escolar Valorização do Magistério Bolsas de iniciação à docência - Geografia Geografia - bolsas de iniciação à docência PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Inovação no PIBID Estágio supervisionado - Geografia - UFCG Relação universidade x escola Relação professor-aluno Teacher training - Geography Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID School culture Appreciation of Teaching Teaching Initiation Scholarships - Geography Geography - teaching initiation grants PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships Innovation in PIBID Supervised Internship - Geography - UFCG University x school relationship teacher-student relationship |
topic |
Formação docente - Geografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Cultura escolar Valorização do Magistério Bolsas de iniciação à docência - Geografia Geografia - bolsas de iniciação à docência PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Inovação no PIBID Estágio supervisionado - Geografia - UFCG Relação universidade x escola Relação professor-aluno Teacher training - Geography Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID School culture Appreciation of Teaching Teaching Initiation Scholarships - Geography Geography - teaching initiation grants PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships Innovation in PIBID Supervised Internship - Geography - UFCG University x school relationship teacher-student relationship |
description |
Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 2021-12-20T11:50:45Z 2021-12-20 2021-12-20T11:50:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
identifier_str_mv |
FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892364753633280 |