Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE, Jardoniel Amaro.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
Resumo: Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério.
id UFCG_6cf573c4534e87b010d8e143bfed6226
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22625
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG.Formação docente - GeografiaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDCultura escolarValorização do MagistérioBolsas de iniciação à docência - GeografiaGeografia - bolsas de iniciação à docênciaPIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaInovação no PIBIDEstágio supervisionado - Geografia - UFCGRelação universidade x escolaRelação professor-alunoTeacher training - GeographyInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDSchool cultureAppreciation of TeachingTeaching Initiation Scholarships - GeographyGeography - teaching initiation grantsPIBID - Institutional Program for Teaching Initiation ScholarshipsInnovation in PIBIDSupervised Internship - Geography - UFCGUniversity x school relationshipteacher-student relationshipEste trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério.This work has since finality contributes to a reflection as for importance of the institutional program of initiation the teaching (PIBID) in the academic formation of the course of Degree course in Geography of the UFCG. For the development of this inquiry we will use initially documents of the CAPES and annual reports of the subproject Geography, articles, books and magazines not academic like theoretical and discursive referential system. For the empirical inquiry, interviews were carried out when Geography of the UFCG is comprising eight objective and subjective questions to the participants of the Subproject PIBID. Before this pledge, we try to answer the questionamento:“ If the innovation of the PIBID is able to turn the teaching formation into the degree course courses”. Knowing that the PIBID introduces the graduating students in the schools, prontamente in the beginning of the course and agrees of that to make possible the participation in day by day of these matching schools, and in this way acquire significant experiences, knowing the school culture, having more I contact with the faculty, so that the University remains more present in the school daily life, in view of that to look to cure present problems - metodológicos in the basic teaching. Besides more, of preparing the scholarship holder ID for his future work field. Meantime, still that distant of the ideal, there are no doubts that the experience of the PIBID is seen how primordial in the teaching formation, improvement in the education and increase in value of the teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830SANTOS, João Marcos Leitão.ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.FELIPE, Jardoniel Amaro.2016-05-022021-12-20T11:50:45Z2021-12-202021-12-20T11:50:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T11:51:42Zoai:localhost:riufcg/22625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T11:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG.
title Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
spellingShingle Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
FELIPE, Jardoniel Amaro.
Formação docente - Geografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Cultura escolar
Valorização do Magistério
Bolsas de iniciação à docência - Geografia
Geografia - bolsas de iniciação à docência
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Inovação no PIBID
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Relação universidade x escola
Relação professor-aluno
Teacher training - Geography
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
School culture
Appreciation of Teaching
Teaching Initiation Scholarships - Geography
Geography - teaching initiation grants
PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships
Innovation in PIBID
Supervised Internship - Geography - UFCG
University x school relationship
teacher-student relationship
title_short Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
title_full Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
title_fullStr Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
title_full_unstemmed Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
title_sort Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
author FELIPE, Jardoniel Amaro.
author_facet FELIPE, Jardoniel Amaro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
CARVALHO, L. E. P.
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830
SANTOS, João Marcos Leitão.
ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE, Jardoniel Amaro.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - Geografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Cultura escolar
Valorização do Magistério
Bolsas de iniciação à docência - Geografia
Geografia - bolsas de iniciação à docência
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Inovação no PIBID
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Relação universidade x escola
Relação professor-aluno
Teacher training - Geography
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
School culture
Appreciation of Teaching
Teaching Initiation Scholarships - Geography
Geography - teaching initiation grants
PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships
Innovation in PIBID
Supervised Internship - Geography - UFCG
University x school relationship
teacher-student relationship
topic Formação docente - Geografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Cultura escolar
Valorização do Magistério
Bolsas de iniciação à docência - Geografia
Geografia - bolsas de iniciação à docência
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Inovação no PIBID
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Relação universidade x escola
Relação professor-aluno
Teacher training - Geography
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
School culture
Appreciation of Teaching
Teaching Initiation Scholarships - Geography
Geography - teaching initiation grants
PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships
Innovation in PIBID
Supervised Internship - Geography - UFCG
University x school relationship
teacher-student relationship
description Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
2021-12-20T11:50:45Z
2021-12-20
2021-12-20T11:50:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
identifier_str_mv FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892364753633280