Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: XAVIER, Maria Sá Felizmino.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
Resumo: O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação.
id UFCG_6d1681518c2aac9b129601a74051a794
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13201
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.Learning assessment: a diagnostic process.Avaliação educacionalAprendizagem educacionalSucesso escolarFracasso escolarEducational assessmentEducational learningSchool successSchool failureO presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.XAVIER, Maria Sá Felizmino.2008-04-042020-07-08T16:26:28Z2020-07-082020-07-08T16:26:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:08:35Zoai:localhost:riufcg/13201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:08:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
Learning assessment: a diagnostic process.
title Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.
Avaliação educacional
Aprendizagem educacional
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Educational assessment
Educational learning
School success
School failure
title_short Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
title_full Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
title_sort Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
author ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.
author_facet ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.
XAVIER, Maria Sá Felizmino.
author_role author
author2 XAVIER, Maria Sá Felizmino.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.
XAVIER, Maria Sá Felizmino.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Aprendizagem educacional
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Educational assessment
Educational learning
School success
School failure
topic Avaliação educacional
Aprendizagem educacional
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Educational assessment
Educational learning
School success
School failure
description O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-04
2020-07-08T16:26:28Z
2020-07-08
2020-07-08T16:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201
identifier_str_mv ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446490673152