Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação. |
id |
UFCG_6d1681518c2aac9b129601a74051a794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13201 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico.Learning assessment: a diagnostic process.Avaliação educacionalAprendizagem educacionalSucesso escolarFracasso escolarEducational assessmentEducational learningSchool successSchool failureO presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares.XAVIER, Maria Sá Felizmino.2008-04-042020-07-08T16:26:28Z2020-07-082020-07-08T16:26:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:08:35Zoai:localhost:riufcg/13201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:08:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. Learning assessment: a diagnostic process. |
title |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. Avaliação educacional Aprendizagem educacional Sucesso escolar Fracasso escolar Educational assessment Educational learning School success School failure |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
author |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. |
author_facet |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. XAVIER, Maria Sá Felizmino. |
author_role |
author |
author2 |
XAVIER, Maria Sá Felizmino. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. XAVIER, Maria Sá Felizmino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Aprendizagem educacional Sucesso escolar Fracasso escolar Educational assessment Educational learning School success School failure |
topic |
Avaliação educacional Aprendizagem educacional Sucesso escolar Fracasso escolar Educational assessment Educational learning School success School failure |
description |
O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim, fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-04 2020-07-08T16:26:28Z 2020-07-08 2020-07-08T16:26:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446490673152 |