A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
Resumo: | Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo). |
id |
UFCG_6d775122d941b5439c1ab5af407ea00f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37337 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações.The “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations.Escola - função socialCulturaIdentidade de sujeitos - descentralizaçãoCentralidade da cultura - sujeitoSchool - social functionCultureIdentity of subjects - decentralizationCentrality of culture - subjectEducação.Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142024-08-15T17:43:53Z2024-08-152024-08-15T17:43:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337porESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.SILVA, Camila Marques da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-15T17:44:23Zoai:localhost:riufcg/37337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-15T17:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. The “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations. |
title |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
spellingShingle |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Escola - função social Cultura Identidade de sujeitos - descentralização Centralidade da cultura - sujeito School - social function Culture Identity of subjects - decentralization Centrality of culture - subject Educação. |
title_short |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
title_full |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
title_fullStr |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
title_full_unstemmed |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
title_sort |
A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. |
author |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author_facet |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Camila Marques da. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Camila Marques da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Camila Marques da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola - função social Cultura Identidade de sujeitos - descentralização Centralidade da cultura - sujeito School - social function Culture Identity of subjects - decentralization Centrality of culture - subject Educação. |
topic |
Escola - função social Cultura Identidade de sujeitos - descentralização Centralidade da cultura - sujeito School - social function Culture Identity of subjects - decentralization Centrality of culture - subject Educação. |
description |
Um dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2024-08-15T17:43:53Z 2024-08-15 2024-08-15T17:43:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
identifier_str_mv |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633560825856 |