Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395 |
Resumo: | A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula. |
id |
UFCG_6e653c1a1fb3d6cb9376d8ed421700c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12395 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.Report on Literacy Teaching Practice Activities.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoCrianças - desenvolvimentoClasses sociaisLeitura e escritaProfessores - alunoEducationSchool SupervisionLiteracyChildren - DevelopmentSocial ClassesReading and WritingTeachers - StudentEducação.A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula.Literacy, currently and especially in public schools, is a serious problem. Children go from 02 (two) to 03 (three) years to be literate. Despite this slowness it is still not efficient. The constructivist line of literacy proposes a way to solve this problem. This line of work is characterized by the creation of an environment rich in reading and writing materials and acts, similar to the environment experienced by middle and upper class children. It proposes that the student actively participate in the literacy process, creating his own hypotheses of rules building his knowledge. The literacy teacher offers the student conflicting stimuli and situation so that he can discover for himself the process of writing and reading. Based on this, affirmations a work proposal was made in a constructivist line to put it into practice, in a literacy class in a private school in this city. The purpose of this work proposal is to verify the viability and efficiency of literacy in a constructive way. The practice consisted of interaction with the school, understanding with administrative technical staff and teachers, contact with the class, characterization of students and practical moments in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306MACIEL, Eliane de Menezes.BEZERRA, Maria Izabel.19912020-03-06T13:48:11Z2020-03-062020-03-06T13:48:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:10:31Zoai:localhost:riufcg/12395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. Report on Literacy Teaching Practice Activities. |
title |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
spellingShingle |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. BEZERRA, Maria Izabel. Educação Supervisão escolar Alfabetização Crianças - desenvolvimento Classes sociais Leitura e escrita Professores - aluno Education School Supervision Literacy Children - Development Social Classes Reading and Writing Teachers - Student Educação. |
title_short |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_full |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_fullStr |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_full_unstemmed |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_sort |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
author |
BEZERRA, Maria Izabel. |
author_facet |
BEZERRA, Maria Izabel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Maria Gorete de. MEDEIROS, M. G. http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 MACIEL, Eliane de Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria Izabel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Crianças - desenvolvimento Classes sociais Leitura e escrita Professores - aluno Education School Supervision Literacy Children - Development Social Classes Reading and Writing Teachers - Student Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Crianças - desenvolvimento Classes sociais Leitura e escrita Professores - aluno Education School Supervision Literacy Children - Development Social Classes Reading and Writing Teachers - Student Educação. |
description |
A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 2020-03-06T13:48:11Z 2020-03-06 2020-03-06T13:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395 BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744440378523648 |