Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria Izabel.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395
Resumo: A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula.
id UFCG_6e653c1a1fb3d6cb9376d8ed421700c8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12395
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.Report on Literacy Teaching Practice Activities.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoCrianças - desenvolvimentoClasses sociaisLeitura e escritaProfessores - alunoEducationSchool SupervisionLiteracyChildren - DevelopmentSocial ClassesReading and WritingTeachers - StudentEducação.A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula.Literacy, currently and especially in public schools, is a serious problem. Children go from 02 (two) to 03 (three) years to be literate. Despite this slowness it is still not efficient. The constructivist line of literacy proposes a way to solve this problem. This line of work is characterized by the creation of an environment rich in reading and writing materials and acts, similar to the environment experienced by middle and upper class children. It proposes that the student actively participate in the literacy process, creating his own hypotheses of rules building his knowledge. The literacy teacher offers the student conflicting stimuli and situation so that he can discover for himself the process of writing and reading. Based on this, affirmations a work proposal was made in a constructivist line to put it into practice, in a literacy class in a private school in this city. The purpose of this work proposal is to verify the viability and efficiency of literacy in a constructive way. The practice consisted of interaction with the school, understanding with administrative technical staff and teachers, contact with the class, characterization of students and practical moments in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306MACIEL, Eliane de Menezes.BEZERRA, Maria Izabel.19912020-03-06T13:48:11Z2020-03-062020-03-06T13:48:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:10:31Zoai:localhost:riufcg/12395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
Report on Literacy Teaching Practice Activities.
title Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
spellingShingle Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
BEZERRA, Maria Izabel.
Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Crianças - desenvolvimento
Classes sociais
Leitura e escrita
Professores - aluno
Education
School Supervision
Literacy
Children - Development
Social Classes
Reading and Writing
Teachers - Student
Educação.
title_short Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_full Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_fullStr Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_full_unstemmed Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_sort Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
author BEZERRA, Maria Izabel.
author_facet BEZERRA, Maria Izabel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Maria Gorete de.
MEDEIROS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6600285517382306
MACIEL, Eliane de Menezes.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria Izabel.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Crianças - desenvolvimento
Classes sociais
Leitura e escrita
Professores - aluno
Education
School Supervision
Literacy
Children - Development
Social Classes
Reading and Writing
Teachers - Student
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Crianças - desenvolvimento
Classes sociais
Leitura e escrita
Professores - aluno
Education
School Supervision
Literacy
Children - Development
Social Classes
Reading and Writing
Teachers - Student
Educação.
description A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2020-03-06T13:48:11Z
2020-03-06
2020-03-06T13:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395
BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395
identifier_str_mv BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744440378523648