Vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33328 |
Resumo: | Compreender as vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Método: estudo exploratório- descritivo, qualitativo, realizado com 10 familiares e três educadores de crianças com Autismo, de uma escola municipal no Curimataú Paraibano, no período de junho a agosto de 2023. Utilizou-se um roteiro semiestruturado contendo questões sociodemográficas e disparadoras sobre a vivência das participantes. Para o processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), cuja análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta por Reinert, seguida da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: obteve-se um corpus geral constituído por onze textos, separados em 237 Segmentos de Texto (ST), com aproveitamento de 194 STs (81,86%), para o qual emergiram 8.322 ocorrências (palavras, formas ou vocábulos). No dendrograma, o corpus foi dividido em um subcorpus com a Classe 1: Estratégias de familiares para desenvolver a autonomia das crianças e/ou adolescentes com TEA com 38 ST (19,59%) e Classe 5: Organização da Rotina diária e terapias com 34 ST (17,53%) uma segunda subdivisão, que englobou a Classe 6: Recursos de educadores para desenvolver autonomia com 37 ST (19,07%), uma terceira subdivisão que englobou a Classe 4: Estratégias pedagógicas dos educadores com 24 ST (12,27%); uma quarta subdivisão que engloba as Classes 3: Dificuldades de familiares diante da estimulação para autonomia com 37 ST (19,7%), e Classe 2: Recursos de familiares no processo de estimulação da autonomia com 24 ST (12,37%). Conclusão: foi possível compreender que existem muitas dificuldades tanto para os familiares como para os educadores em estimular a autonomia das crianças e adolescentes com TEA. Isso sugere a necessidade de ações educativas por parte dos profissionais de saúde, no sentido de promover orientação e apoio aos familiares nesse processo de desenvolvimento. |
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Vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.Experiences of family members and educators in stimulating the autonomy of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder.Experiencias de familiares y educadores en la estimulación de la autonomía de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista.AutismoTranstorno do Espectro AutistaCriança e adolescente autistaAutista - escola - Curimataú paraibanoAutista - autonomia - estímulo familiarAutista - autonomia - estímulo escolarAutismAutism Spectrum DisorderChildren and adolescents autisticAutistic - school - Curimataú, ParaíbaAutistic - autonomy - family stimulusAutistic - autonomy - school stimulationTrastorno del espectro autistaNiños y adolescentes autistaAutista - escuela - Curimataú, ParaíbaAutista - autonomía - estímulo familiarAutista - autonomía - estimulación escolarEnfermagemCompreender as vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Método: estudo exploratório- descritivo, qualitativo, realizado com 10 familiares e três educadores de crianças com Autismo, de uma escola municipal no Curimataú Paraibano, no período de junho a agosto de 2023. Utilizou-se um roteiro semiestruturado contendo questões sociodemográficas e disparadoras sobre a vivência das participantes. Para o processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), cuja análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta por Reinert, seguida da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: obteve-se um corpus geral constituído por onze textos, separados em 237 Segmentos de Texto (ST), com aproveitamento de 194 STs (81,86%), para o qual emergiram 8.322 ocorrências (palavras, formas ou vocábulos). No dendrograma, o corpus foi dividido em um subcorpus com a Classe 1: Estratégias de familiares para desenvolver a autonomia das crianças e/ou adolescentes com TEA com 38 ST (19,59%) e Classe 5: Organização da Rotina diária e terapias com 34 ST (17,53%) uma segunda subdivisão, que englobou a Classe 6: Recursos de educadores para desenvolver autonomia com 37 ST (19,07%), uma terceira subdivisão que englobou a Classe 4: Estratégias pedagógicas dos educadores com 24 ST (12,27%); uma quarta subdivisão que engloba as Classes 3: Dificuldades de familiares diante da estimulação para autonomia com 37 ST (19,7%), e Classe 2: Recursos de familiares no processo de estimulação da autonomia com 24 ST (12,37%). Conclusão: foi possível compreender que existem muitas dificuldades tanto para os familiares como para os educadores em estimular a autonomia das crianças e adolescentes com TEA. Isso sugere a necessidade de ações educativas por parte dos profissionais de saúde, no sentido de promover orientação e apoio aos familiares nesse processo de desenvolvimento.To understand the experiences of family members and educators in stimulating the autonomy of children and adolescents with Autism Spectrum Disorders. Method: exploratory- descriptive, qualitative study, carried out with 10 family members and 3 educators of children with Autism, from a municipal school in Curimataú Paraibano, between June and August 2023. A semi-structured script was used containing sociodemographic questions and triggers about the experience of the participants. For data processing, the software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) was used, whose textual analysis occurred through the Descending Hierarchical Classification proposed by Reinert, followed by Bardin's content analysis. Results: a general corpus was obtained consisting of eleven texts, separated into 237 Text Segments (ST), using 194 STs (81.86%), for which 8,322 occurrences (words, forms or words) emerged. In the dendrogram, the corpus was divided into a subcorpus with Class 1: Family strategies to develop the autonomy of children and/or adolescents with ASD with 38 ST (19.59%) and Class 5: Organization of the daily routine and therapies with 34 ST (17.53%) a second subdivision, which encompassed Class 6: Educators' resources to develop autonomy with 37 ST (19.07%), a third subdivision that encompassed Class 4: Educators' pedagogical strategies with 24 ST (12.27%); a fourth subdivision that encompasses Classes 3: Difficulties of family members facing the stimulation of autonomy with 37 ST (19.7%), and Class 2: Resources of family members in the process of stimulating autonomy with 24 ST (12.37%). Conclusion: it was possible to understand that there are many difficulties for both family members and educators in stimulating the autonomy of children and adolescents with ASD. This suggests the need for educational actions on the part of health professionals, in order to provide guidance and support to family members in this development process.Comprender las experiencias de familiares y educadores en la estimulación de la autonomía. de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista. Método: estudio exploratorio- descriptivo, cualitativo, realizado con 10 familiares y tres educadoras de niños con Autismo, de una escuela municipal de Curimataú Paraibano, de junio a agosto de 2023. Se utilizó un guión semiestructurado que contenía preguntas sociodemográficas y desencadenantes. sobre las experiencias de los participantes. Para el procesamiento de datos, el software Interfaz R para Análisis Multidimensional de Textos y Cuestionarios (Iramuteq), cuyo análisis textual se produjo mediante Clasificación Jerárquica Descendente propuesto por Reinert, seguido del análisis de contenido de Bardin. Resultados: un corpus general compuesto por once textos, separados en 237 Segmentos de Texto (ST), con utilización de 194 ST (81,86%), de los cuales surgieron 8.322 ocurrencias (palabras, formas o palabras). En el dendrograma, el corpus se dividió en un subcorpus con la Clase 1: Estrategias familiares para desarrollar la autonomía de niños y/o adolescentes con ASD con 38 ST (19,59%) y Clase 5: Organización de la rutina diaria y terapias con 34 ST (17,53%) una segunda subdivisión, que abarcaba la Clase 6: Recursos para educadores para desarrollar autonomía con 37 ST (19,07%), una tercera subdivisión que englobaba la Clase 4: Estrategias pedagógicas de los educadores con 24 ST (12,27%); una cuarta subdivisión que Engloba las Clases 3: Dificultades de los familiares ante la estimulación para la autonomía con 37 ST (19,7%), y Clase 2: Recursos familiares en el proceso de estimulación de la autonomía con 24 ST (12,37%). Conclusión: se pudo comprender que existen muchas dificultades tanto para familiares y educadores en la estimulación de la autonomía de los niños y adolescentes con TEA. Esto sugiere la necesidad de acciones educativas por parte de profesionales de la salud, con el fin de brindar orientación y apoyo a los familiares en este proceso de desarrollo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B.SANTOS, N. C. C. de B.SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.Kiara Tatianny Santos da Costa.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526FERNANDES, Leiliane Teixeira Bento.FERNANDES, L. T. B.FERNANDES, LEILIANE TEIXEIRA BENTO.FERNANDES, LEILIANE.http://lattes.cnpq.br/8902924051968735FELINTO, Jaqueline de Oliveira Santos.2023-10-232023-12-04T14:00:20Z2023-12-042023-12-04T14:00:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33328FELINTO, Jaqueline de Oliveira Santos. Vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-04T14:00:20Zoai:localhost:riufcg/33328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-04T14:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Compreender as vivências de familiares e educadores na estimulação da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Método: estudo exploratório- descritivo, qualitativo, realizado com 10 familiares e três educadores de crianças com Autismo, de uma escola municipal no Curimataú Paraibano, no período de junho a agosto de 2023. Utilizou-se um roteiro semiestruturado contendo questões sociodemográficas e disparadoras sobre a vivência das participantes. Para o processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), cuja análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta por Reinert, seguida da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: obteve-se um corpus geral constituído por onze textos, separados em 237 Segmentos de Texto (ST), com aproveitamento de 194 STs (81,86%), para o qual emergiram 8.322 ocorrências (palavras, formas ou vocábulos). No dendrograma, o corpus foi dividido em um subcorpus com a Classe 1: Estratégias de familiares para desenvolver a autonomia das crianças e/ou adolescentes com TEA com 38 ST (19,59%) e Classe 5: Organização da Rotina diária e terapias com 34 ST (17,53%) uma segunda subdivisão, que englobou a Classe 6: Recursos de educadores para desenvolver autonomia com 37 ST (19,07%), uma terceira subdivisão que englobou a Classe 4: Estratégias pedagógicas dos educadores com 24 ST (12,27%); uma quarta subdivisão que engloba as Classes 3: Dificuldades de familiares diante da estimulação para autonomia com 37 ST (19,7%), e Classe 2: Recursos de familiares no processo de estimulação da autonomia com 24 ST (12,37%). Conclusão: foi possível compreender que existem muitas dificuldades tanto para os familiares como para os educadores em estimular a autonomia das crianças e adolescentes com TEA. Isso sugere a necessidade de ações educativas por parte dos profissionais de saúde, no sentido de promover orientação e apoio aos familiares nesse processo de desenvolvimento. |
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