Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre a importância da leitura e seu impacto na formação de leitores literários no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), na perspectiva do letramento literário. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção para as aulas do Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura “universal”. Para tanto, elaboramos um caderno de atividades com propostas de oficinas de leitura, tomando como base a Sequência Básica de Cosson (2021), adaptando-a para estudos com dois romances ingleses que compartilham a mesma forma e conteúdo semelhante, por serem Romances de Formação. As obras são as adaptações de David Copperfield (1850), de Charles Dickens, por Hildegard Feist, e Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, por Miécio Táti. Acreditamos que as discussões sobre a formação de jovens e adultos que ambas as obras ensejam, através dos tropos próprios do Romance de Formação (orfandade, viagens, tutores, estudos, desilusão amorosa, integração social), contribuem para o processo de identificação do público leitor da EJA, uma vez que esses romances tratam dos desafios da vida nos mais variados aspectos, e mostram como os estudos auxiliam no progresso pessoal dos protagonistas. Assim, essa proposta de intervenção pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, estimulando a prática da leitura literária, ao tempo em que promove o letramento literário para alunos da EJA, um público marcado por dificuldades sociais, emocionais e intelectuais, em razão dos problemas que os levaram à abandonar e retornar à escola. Como suporte crítico-teórico, recorremos aos pressupostos de Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), dentre outros. |
id |
UFCG_6ef745213d304af49ee9818ef5e65f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36676 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação.Reading circles as a pedagogical resource to encourage the reading of literary classics in the EJA classroom (8th and 9th): proposals for workshops with training novels.Literatura e ensinoLeitura literáriaLetramento literárioCírculo de letras - AulasRomance de formaçãoOficinas de leiturasCaderno de atividades - Oficinas de leituraLeitor literárioEducação de Jovens e AdultosFormação de leitoresLiterature and teachingLiterary readingLiterary literacyCircle of letters - ClassesFormation romanceReading workshopsActivity book - Reading workshopsLiterary readerYouth and Adult EducationReader trainingLetras.Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre a importância da leitura e seu impacto na formação de leitores literários no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), na perspectiva do letramento literário. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção para as aulas do Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura “universal”. Para tanto, elaboramos um caderno de atividades com propostas de oficinas de leitura, tomando como base a Sequência Básica de Cosson (2021), adaptando-a para estudos com dois romances ingleses que compartilham a mesma forma e conteúdo semelhante, por serem Romances de Formação. As obras são as adaptações de David Copperfield (1850), de Charles Dickens, por Hildegard Feist, e Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, por Miécio Táti. Acreditamos que as discussões sobre a formação de jovens e adultos que ambas as obras ensejam, através dos tropos próprios do Romance de Formação (orfandade, viagens, tutores, estudos, desilusão amorosa, integração social), contribuem para o processo de identificação do público leitor da EJA, uma vez que esses romances tratam dos desafios da vida nos mais variados aspectos, e mostram como os estudos auxiliam no progresso pessoal dos protagonistas. Assim, essa proposta de intervenção pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, estimulando a prática da leitura literária, ao tempo em que promove o letramento literário para alunos da EJA, um público marcado por dificuldades sociais, emocionais e intelectuais, em razão dos problemas que os levaram à abandonar e retornar à escola. Como suporte crítico-teórico, recorremos aos pressupostos de Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), dentre outros.This research aims at discussing about the importance of reading and its impact on the formation of literary readers in the context of the Brazilian teaching program called EJA (Educa- tion for Youth and Adults – Elementary Level), from the perspective of the literary literacy. In this scenario, the general objective is to present an interventional proposal for the Reading Circle classes, with classic works of “universal” literature. For such an enterprise, we developed a reading activity book with workshop proposals, based on the Basic Sequence of Cos- son (2021), about two English novels that share the same form and similar content, for they are Bildungsromane. They are the adaptations of Charles Dickens’s David Copperfield (1850), by Hildegard Feist, and Charlotte Brontë’s Jane Eyre (1847), by Miércio Táti. We believe the discussions about the formation of youth and adults that both works deal with, through the typical tropes of the Bildungsroman (orphanage, travels, tutors, studying, love problems, social integration), help the reading audience of EJA to identify with the dramas of the protagonists, since these novels are about the challenges of life in their many aspects, and both show how studying help the protagonists in their personal progress. Thus, this interven- tion proposal can broaden and enrich the interactions author-text-reader, stimulating the practice of literary reading, as well as promoting literary literacy for EJA students, an audience marked by social, emotional and intellectual difficulties, due to the problems that led them to leave and return to school. For our critical and theoretical support, we looked for the assumptions of Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), among others.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564SOUSA, Elri Bandeira de.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ANDRADE, Alexandra Maria de.2024-03-182024-07-17T12:41:13Z2024-07-172024-07-17T12:41:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676ANDRADE, Alexandra Maria de. Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-17T12:45:39Zoai:localhost:riufcg/36676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-17T12:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. Reading circles as a pedagogical resource to encourage the reading of literary classics in the EJA classroom (8th and 9th): proposals for workshops with training novels. |
title |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
spellingShingle |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. ANDRADE, Alexandra Maria de. Literatura e ensino Leitura literária Letramento literário Círculo de letras - Aulas Romance de formação Oficinas de leituras Caderno de atividades - Oficinas de leitura Leitor literário Educação de Jovens e Adultos Formação de leitores Literature and teaching Literary reading Literary literacy Circle of letters - Classes Formation romance Reading workshops Activity book - Reading workshops Literary reader Youth and Adult Education Reader training Letras. |
title_short |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
title_full |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
title_fullStr |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
title_full_unstemmed |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
title_sort |
Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. |
author |
ANDRADE, Alexandra Maria de. |
author_facet |
ANDRADE, Alexandra Maria de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. DIAS, D. L. F. http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 SOUSA, Elri Bandeira de. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Alexandra Maria de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura e ensino Leitura literária Letramento literário Círculo de letras - Aulas Romance de formação Oficinas de leituras Caderno de atividades - Oficinas de leitura Leitor literário Educação de Jovens e Adultos Formação de leitores Literature and teaching Literary reading Literary literacy Circle of letters - Classes Formation romance Reading workshops Activity book - Reading workshops Literary reader Youth and Adult Education Reader training Letras. |
topic |
Literatura e ensino Leitura literária Letramento literário Círculo de letras - Aulas Romance de formação Oficinas de leituras Caderno de atividades - Oficinas de leitura Leitor literário Educação de Jovens e Adultos Formação de leitores Literature and teaching Literary reading Literary literacy Circle of letters - Classes Formation romance Reading workshops Activity book - Reading workshops Literary reader Youth and Adult Education Reader training Letras. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre a importância da leitura e seu impacto na formação de leitores literários no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), na perspectiva do letramento literário. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção para as aulas do Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura “universal”. Para tanto, elaboramos um caderno de atividades com propostas de oficinas de leitura, tomando como base a Sequência Básica de Cosson (2021), adaptando-a para estudos com dois romances ingleses que compartilham a mesma forma e conteúdo semelhante, por serem Romances de Formação. As obras são as adaptações de David Copperfield (1850), de Charles Dickens, por Hildegard Feist, e Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, por Miécio Táti. Acreditamos que as discussões sobre a formação de jovens e adultos que ambas as obras ensejam, através dos tropos próprios do Romance de Formação (orfandade, viagens, tutores, estudos, desilusão amorosa, integração social), contribuem para o processo de identificação do público leitor da EJA, uma vez que esses romances tratam dos desafios da vida nos mais variados aspectos, e mostram como os estudos auxiliam no progresso pessoal dos protagonistas. Assim, essa proposta de intervenção pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, estimulando a prática da leitura literária, ao tempo em que promove o letramento literário para alunos da EJA, um público marcado por dificuldades sociais, emocionais e intelectuais, em razão dos problemas que os levaram à abandonar e retornar à escola. Como suporte crítico-teórico, recorremos aos pressupostos de Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), dentre outros. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-18 2024-07-17T12:41:13Z 2024-07-17 2024-07-17T12:41:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676 ANDRADE, Alexandra Maria de. Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Alexandra Maria de. Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744629230206976 |