Oficinas de leitura no 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96985 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_34b7f0d67b219d927cdd329e806ee3c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oficinas de leitura no 7º anoREADING WORKSHOPS IN 7TH GRADELeituraLiteraturaHábitos de LeituraOficinas de LeituraLeitorReadingLiteratureReading HabitsReading WorkshopsReaderRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Resulta, essencialmente, numa descrição de todas as etapas percorridas durante todo o estágio pedagógico supervisionado, realizado na Escola Básica nº2 da Mealhada.A primeira parte engloba a apresentação do contexto socioeducativo em que se realizou o estágio, tendo em conta a situação pandémica pela qual passámos e as medidas que tiveram que ser impostas, e a descrição de toda a prática letiva e atividades extraletivas realizadas, tais como aulas assistidas, aulas observadas, seminários na escola, formações, entre outras. Nesta parte é também apresentada uma reflexão crítica sobre toda a prática letiva, na sua relação também com algumas expetativas inicialmente criadas.A segunda parte corresponde à componente monográfica. É apresentado, primeiramente, o enquadramento teórico, no qual se desenvolvem vários tópicos que suportam o tema do presente relatório, tais como a leitura, a leitura literária, o ensino da língua e da literatura, a educação literária, os hábitos de leitura e as oficinas de leitura. De seguida, é apresentado todo o trabalho de investigação empírica realizado em sala de aula. O trabalho de investigação teve como principais objetivos: promover os hábitos de leitura e o gosto pela leitura e a consciencialização para a importância da leitura. Nesse sentido, foram criadas quatro atividades [Oficinas de Leitura] com o objetivo de aproximar os alunos da leitura, envolvendo-os em atividades de autoconhecimento enquanto leitores, de procura de livros e, ainda, em atividades que envolvem o contacto com o texto.This report is part of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It results, essentially, in a description of all the steps taken throughout the supervised pedagogical internship, held in Escola Básica nº2 da Mealhada.The first part includes the presentation of the socio-educational context in which the internship took place, taking into account the pandemic situation we went through and the measures that had to be imposed, and the description of all the teaching practice and extralegal activities carried out, such as assisted classes, observed classes, seminars at school, trainings, among others. In this part a critical reflection on the whole teaching practice is also presented, in its relation also with some expectations initially created.The second part corresponds to the monographic component. First, the theoretical framework is presented, in which several topics that support the theme of this report are developed, such as reading, literary reading, language and literature teaching, literary education, reading habits and reading workshops. Next, all the empirical research work carried out in the classroom is presented. The main objectives of the research work were: to promote reading habits and a taste for reading and to raise awareness about the importance of reading. In this sense, four activities [Reading Workshops] were created with the aim of bringing students closer to reading, involving them in activities of self-knowledge as readers, book search, and activities involving contact with the text.2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96985http://hdl.handle.net/10316/96985TID:202843661porRodrigues, Maria David dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:43:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:08.043561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de leitura no 7º ano READING WORKSHOPS IN 7TH GRADE |
title |
Oficinas de leitura no 7º ano |
spellingShingle |
Oficinas de leitura no 7º ano Rodrigues, Maria David dos Santos Leitura Literatura Hábitos de Leitura Oficinas de Leitura Leitor Reading Literature Reading Habits Reading Workshops Reader |
title_short |
Oficinas de leitura no 7º ano |
title_full |
Oficinas de leitura no 7º ano |
title_fullStr |
Oficinas de leitura no 7º ano |
title_full_unstemmed |
Oficinas de leitura no 7º ano |
title_sort |
Oficinas de leitura no 7º ano |
author |
Rodrigues, Maria David dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Maria David dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria David dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura Hábitos de Leitura Oficinas de Leitura Leitor Reading Literature Reading Habits Reading Workshops Reader |
topic |
Leitura Literatura Hábitos de Leitura Oficinas de Leitura Leitor Reading Literature Reading Habits Reading Workshops Reader |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96985 http://hdl.handle.net/10316/96985 TID:202843661 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96985 |
identifier_str_mv |
TID:202843661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134048771112960 |