Oficinas de leitura no 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria David dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96985
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_34b7f0d67b219d927cdd329e806ee3c0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oficinas de leitura no 7º anoREADING WORKSHOPS IN 7TH GRADELeituraLiteraturaHábitos de LeituraOficinas de LeituraLeitorReadingLiteratureReading HabitsReading WorkshopsReaderRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Resulta, essencialmente, numa descrição de todas as etapas percorridas durante todo o estágio pedagógico supervisionado, realizado na Escola Básica nº2 da Mealhada.A primeira parte engloba a apresentação do contexto socioeducativo em que se realizou o estágio, tendo em conta a situação pandémica pela qual passámos e as medidas que tiveram que ser impostas, e a descrição de toda a prática letiva e atividades extraletivas realizadas, tais como aulas assistidas, aulas observadas, seminários na escola, formações, entre outras. Nesta parte é também apresentada uma reflexão crítica sobre toda a prática letiva, na sua relação também com algumas expetativas inicialmente criadas.A segunda parte corresponde à componente monográfica. É apresentado, primeiramente, o enquadramento teórico, no qual se desenvolvem vários tópicos que suportam o tema do presente relatório, tais como a leitura, a leitura literária, o ensino da língua e da literatura, a educação literária, os hábitos de leitura e as oficinas de leitura. De seguida, é apresentado todo o trabalho de investigação empírica realizado em sala de aula. O trabalho de investigação teve como principais objetivos: promover os hábitos de leitura e o gosto pela leitura e a consciencialização para a importância da leitura. Nesse sentido, foram criadas quatro atividades [Oficinas de Leitura] com o objetivo de aproximar os alunos da leitura, envolvendo-os em atividades de autoconhecimento enquanto leitores, de procura de livros e, ainda, em atividades que envolvem o contacto com o texto.This report is part of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It results, essentially, in a description of all the steps taken throughout the supervised pedagogical internship, held in Escola Básica nº2 da Mealhada.The first part includes the presentation of the socio-educational context in which the internship took place, taking into account the pandemic situation we went through and the measures that had to be imposed, and the description of all the teaching practice and extralegal activities carried out, such as assisted classes, observed classes, seminars at school, trainings, among others. In this part a critical reflection on the whole teaching practice is also presented, in its relation also with some expectations initially created.The second part corresponds to the monographic component. First, the theoretical framework is presented, in which several topics that support the theme of this report are developed, such as reading, literary reading, language and literature teaching, literary education, reading habits and reading workshops. Next, all the empirical research work carried out in the classroom is presented. The main objectives of the research work were: to promote reading habits and a taste for reading and to raise awareness about the importance of reading. In this sense, four activities [Reading Workshops] were created with the aim of bringing students closer to reading, involving them in activities of self-knowledge as readers, book search, and activities involving contact with the text.2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96985http://hdl.handle.net/10316/96985TID:202843661porRodrigues, Maria David dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:43:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:08.043561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de leitura no 7º ano
READING WORKSHOPS IN 7TH GRADE
title Oficinas de leitura no 7º ano
spellingShingle Oficinas de leitura no 7º ano
Rodrigues, Maria David dos Santos
Leitura
Literatura
Hábitos de Leitura
Oficinas de Leitura
Leitor
Reading
Literature
Reading Habits
Reading Workshops
Reader
title_short Oficinas de leitura no 7º ano
title_full Oficinas de leitura no 7º ano
title_fullStr Oficinas de leitura no 7º ano
title_full_unstemmed Oficinas de leitura no 7º ano
title_sort Oficinas de leitura no 7º ano
author Rodrigues, Maria David dos Santos
author_facet Rodrigues, Maria David dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria David dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Hábitos de Leitura
Oficinas de Leitura
Leitor
Reading
Literature
Reading Habits
Reading Workshops
Reader
topic Leitura
Literatura
Hábitos de Leitura
Oficinas de Leitura
Leitor
Reading
Literature
Reading Habits
Reading Workshops
Reader
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96985
http://hdl.handle.net/10316/96985
TID:202843661
url http://hdl.handle.net/10316/96985
identifier_str_mv TID:202843661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048771112960