A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Wilka Morais.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e, sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste modo, encaminhá-lo ao letramento literário.
id UFCG_6f0a072b498dab01192a98996a9ac2fe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4128
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.Literary reading in the 9th grade of elementary school in light of the aesthetics of reception.Letramento literárioEnsino fundamentalEstética da recepçãoLiterary literacyElementary SchoolAesthetics of receptionLetras.A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e, sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste modo, encaminhá-lo ao letramento literário.This research aims to investigate the practice of literature teaching in public schools, especially in elementary school II, from the perspective of Reception Aesthetic Theory in Hans Robert Jauss that essentially affirms the historicity of literary works and the condition of measuring quality from the reception that readers have it. In this sense, refers initially to Aristotle from the catharsis phenomenon, hermeneutic phenomenology from the contributions of Schleiermacher, Husserl and Heidegger, the Theory of Reception Jauss and finally draws up a proposal for intervention from Recepcional of Bordini method and Aguiar (1993). Therefore, this research aims to investigate what are the paths to which forward and develop the literary literacy of students and, therefore, discusses the purpose of literature and, above all, the concept of literary literacy in the light of theory of Aesthetics of Reception as a new theoretical horizon that enables instigator and effectively the ongoing process of literary literacy. The survey has a bibliographic, by selecting and reading texts that address the issues concerning the study. The main benchmarks authors of this theoretical foundation are: Marisa Lajolo (2007), John Wanderley Geraldi (2006), Vincent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006-2015), Magda Soares (2000-2001), Angela Kleiman (2005) Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira Aguiar (1993). As a result of this research produced a material in a didactic sequence format, based on Recepcional method developed by Maria da Bordini Gloria and Vera Teixeira Aguiar, whose goal is to expand the horizon of expectation of elementary school II student to in connection to literary reading and therefore refer you to the literary literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790RODRIGUES, Manoel Freire.FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.FEITOSA, Wilka Morais.20162019-06-04T17:50:35Z2019-06-042019-06-04T17:50:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-29T12:37:40Zoai:localhost:riufcg/4128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-29T12:37:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
Literary reading in the 9th grade of elementary school in light of the aesthetics of reception.
title A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
spellingShingle A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
FEITOSA, Wilka Morais.
Letramento literário
Ensino fundamental
Estética da recepção
Literary literacy
Elementary School
Aesthetics of reception
Letras.
title_short A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
title_full A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
title_fullStr A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
title_full_unstemmed A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
title_sort A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.
author FEITOSA, Wilka Morais.
author_facet FEITOSA, Wilka Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Elri Bandeira de.
SOUSA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790
RODRIGUES, Manoel Freire.
FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, Wilka Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Ensino fundamental
Estética da recepção
Literary literacy
Elementary School
Aesthetics of reception
Letras.
topic Letramento literário
Ensino fundamental
Estética da recepção
Literary literacy
Elementary School
Aesthetics of reception
Letras.
description A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e, sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste modo, encaminhá-lo ao letramento literário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-04T17:50:35Z
2019-06-04
2019-06-04T17:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
identifier_str_mv FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744375495786496