Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229 |
Resumo: | Neste trabalho discute-se o projeto de um sistema de acionamento de um motor a ímã permanente, a qual é construída com ferrites de estrôncio de baixo custo. A geometria dos ímãs permanentes, os quais são alocados transversalmente no interior do rotor proporcionam um alto conteúdo harmônico de sua força contra-eletromotriz. Vários aspectos sobre determinação dos seus parâmetros fundamentais e seu sistema controle são discutidos. O modelo matemático da máquina emprega o modelo de Park, para representar a dinâmica do conversor eletromecânico, incluindo os harmônicos da força contra-eletromotriz e as distorções nas indutâncias causadas pelos efeitos magnéticos do ímã permanente no interior do rotor. Uma técnica de determinação dos parâmetros indutivos é utilizada, com destaque ao perfil das indutâncias de fase da máquina baseada na aplicação em rotor bloqueado. O projeto dos controladores de corrente e de velocidade também são discutidos. Simulações e resultados experimentais são apresentados. O sistema de controle mostra bons resultados quanto à aplicação de carga, inversão de velocidade, velocidade mínima, velocidade nominal. O sistema de controle da máquina foi implementado em uma bancada experimental desenvolvida no laboratório. |
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Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores.Characterization and control of a synchronous motor with internal magnets.Motor síncrono a ímãs interioresFerrites de estrôncioMotor a imãFluxo magnético totalSynchronous motor with internal magnetsStrontium FerritesMagnet motorTotal magnetic fluxEngenharia Elétrica.Neste trabalho discute-se o projeto de um sistema de acionamento de um motor a ímã permanente, a qual é construída com ferrites de estrôncio de baixo custo. A geometria dos ímãs permanentes, os quais são alocados transversalmente no interior do rotor proporcionam um alto conteúdo harmônico de sua força contra-eletromotriz. Vários aspectos sobre determinação dos seus parâmetros fundamentais e seu sistema controle são discutidos. O modelo matemático da máquina emprega o modelo de Park, para representar a dinâmica do conversor eletromecânico, incluindo os harmônicos da força contra-eletromotriz e as distorções nas indutâncias causadas pelos efeitos magnéticos do ímã permanente no interior do rotor. Uma técnica de determinação dos parâmetros indutivos é utilizada, com destaque ao perfil das indutâncias de fase da máquina baseada na aplicação em rotor bloqueado. O projeto dos controladores de corrente e de velocidade também são discutidos. Simulações e resultados experimentais são apresentados. O sistema de controle mostra bons resultados quanto à aplicação de carga, inversão de velocidade, velocidade mínima, velocidade nominal. O sistema de controle da máquina foi implementado em uma bancada experimental desenvolvida no laboratório.This paper discusses the design of an ac motor drive system based on a permanent magnet motor in which the use of low cost ferrites. The geometry of permanent magnet in which the magnets are placed transversely along the rotor radius introducing a high harmonic content of the flux magnet linkage. Various aspects about determination of fundamentals parameters and control system design are discussed. The transient model of machine employ the Park’s model for representing the dynamics of the electromechanical converter, including the harmonics of the magnet flux linkage and the magnet effects in the inductances caused by permanente magnet. A technique for determining the inductive parameters is used, regarding the profile of the phase inductances of the machine based on the application of the locked rotor. The design of controllers for current and speed are also discussed. Simulations and experimental results are presented. The control system shows good results on the load application, reversing speed, minimum speed, rated speed. The machine control system was implemented in a experimental setup developed in the laboratory.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGLIMA, Antonio Marcus Nogueira.LIMA, A. M. N.http://lattes.cnpq.br/2237395961717699BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.BRAGA FILHO, E. R.http://lattes.cnpq.br/5260464346220327JACOBINA, Cursino Brandão.SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de.COSTA, Marcos Aurélio Araújo.2013-072021-07-23T19:02:48Z2021-07-232021-07-23T19:02:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229COSTA, Marcos Aurélio Araújo. Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores. 2013. 95f. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T19:03:18Zoai:localhost:riufcg/20229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T19:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Neste trabalho discute-se o projeto de um sistema de acionamento de um motor a ímã permanente, a qual é construída com ferrites de estrôncio de baixo custo. A geometria dos ímãs permanentes, os quais são alocados transversalmente no interior do rotor proporcionam um alto conteúdo harmônico de sua força contra-eletromotriz. Vários aspectos sobre determinação dos seus parâmetros fundamentais e seu sistema controle são discutidos. O modelo matemático da máquina emprega o modelo de Park, para representar a dinâmica do conversor eletromecânico, incluindo os harmônicos da força contra-eletromotriz e as distorções nas indutâncias causadas pelos efeitos magnéticos do ímã permanente no interior do rotor. Uma técnica de determinação dos parâmetros indutivos é utilizada, com destaque ao perfil das indutâncias de fase da máquina baseada na aplicação em rotor bloqueado. O projeto dos controladores de corrente e de velocidade também são discutidos. Simulações e resultados experimentais são apresentados. O sistema de controle mostra bons resultados quanto à aplicação de carga, inversão de velocidade, velocidade mínima, velocidade nominal. O sistema de controle da máquina foi implementado em uma bancada experimental desenvolvida no laboratório. |
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