Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Jamylle Landim de.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LOPES, Rônney Pinto.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8661
Resumo: As discussões sobre a maneira como se organiza e pensa a formação médica, aliada às profundas transformações no mundo do trabalho em saúde, ampliaram-se nas últimas três décadas, tendo como marco a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e recentes mudanças nas políticas de educação e saúde, através da lei do Mais Médicos. Constata-se, nesse sentido, a imprescindibilidade de se avaliar os rumos da educação médica brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quais avanços e insuficiências, no processo de reforma curricular, são encontrados nas escolas médicas brasileiras, durante os últimos quinze anos, após as DCN de 2001, e os objetivos específicos de investigar o impacto da reforma curricular sobre o processo de integração ensino-serviço-comunidade e de desenvolvimento docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. Adotou-se, como fonte de pesquisa, a base de dados encontrada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A seleção das pesquisas ocorreu por meio das leituras dos títulos, resumos e textos completos, sendo selecionados, ao final, 15 trabalhos. Após as DCN, as escolas médicas introduziram mudanças em seus projetos político-pedagógicos, a fim de formar profissionais voltados para as necessidades da população e do SUS. Nesse sentido, os estudos evidenciam ser fundamental o incentivo à integração ensino-serviço-comunidade, principalmente com a inserção longitudinal dos estudantes em cenários diversificados, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e no envolvimento docente. As políticas indutoras criadas ao longo dos anos 2000 produziram mudanças na relação dos cursos com a rede de saúde e a comunidade, mas representam experiências limitadas em relação à sua abrangência no conjunto das escolas e ao poder de influência sobre o perfil do egresso. Sobre a docência, os estudos apontam a relevância do papel dos docentes na concretização das transformações curriculares. Os estudos destacam a insuficiência quanto à formação pedagógica e ao processo de capacitação gerencial como entraves, considerando a relevância dessas competências para imprimir mudanças na formação profissional. Portanto, é evidente que as DCN têm provocado mudanças, mas a transformação ainda se encontra distante. Dessa forma, é necessário ressignificar o ensino e promover sua integração com o sistema de saúde, pois somente assim, a formação médica cumprirá seu papel social.
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Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quais avanços e insuficiências, no processo de reforma curricular, são encontrados nas escolas médicas brasileiras, durante os últimos quinze anos, após as DCN de 2001, e os objetivos específicos de investigar o impacto da reforma curricular sobre o processo de integração ensino-serviço-comunidade e de desenvolvimento docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. Adotou-se, como fonte de pesquisa, a base de dados encontrada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A seleção das pesquisas ocorreu por meio das leituras dos títulos, resumos e textos completos, sendo selecionados, ao final, 15 trabalhos. Após as DCN, as escolas médicas introduziram mudanças em seus projetos político-pedagógicos, a fim de formar profissionais voltados para as necessidades da população e do SUS. Nesse sentido, os estudos evidenciam ser fundamental o incentivo à integração ensino-serviço-comunidade, principalmente com a inserção longitudinal dos estudantes em cenários diversificados, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e no envolvimento docente. As políticas indutoras criadas ao longo dos anos 2000 produziram mudanças na relação dos cursos com a rede de saúde e a comunidade, mas representam experiências limitadas em relação à sua abrangência no conjunto das escolas e ao poder de influência sobre o perfil do egresso. Sobre a docência, os estudos apontam a relevância do papel dos docentes na concretização das transformações curriculares. Os estudos destacam a insuficiência quanto à formação pedagógica e ao processo de capacitação gerencial como entraves, considerando a relevância dessas competências para imprimir mudanças na formação profissional. Portanto, é evidente que as DCN têm provocado mudanças, mas a transformação ainda se encontra distante. Dessa forma, é necessário ressignificar o ensino e promover sua integração com o sistema de saúde, pois somente assim, a formação médica cumprirá seu papel social.Discussions on how medical training is thought and organized, combined with profound changes in the world of health work, broadened the past three decades, marked by the establishment of the Unified Health System (SUS), the National Curriculum Guidelines (DCN) in 2001 and recent changes in education and health policies, through the More Doctors law. It is noted in this regard that it is essential to evaluate the course of the Brazilian medical education. This research has the general objective to investigate what progress and shortcomings in the process of curriculum reform, are found in Brazilian medical schools, during the last fifteen years, after the DCN 2001 and the specific objectives of investigating the impact of curriculum reform on the teaching-service-community integration and teacher development. A literature review of the integrative type was performed. It was adopted as a research source, the database found in the Virtual Health Library (BVS): LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences). The selection of the researches took place through the readings of the titles, abstracts and full texts, and 15 papers were selected at the end. After the DCN, medical schools have introduced changes in their political-pedagogical projects to train professionals focused on the needs of the population and the SUS. In this sense, studies show it is essential to encourage the teaching-service-community integration, especially with the longitudinal integration of students in diverse scenarios, with emphasis on Primary Health Care and teacher involvement. The inducing policies created during the 2000s produced changes in the list of courses with the health system and the community, but they represent limited experience in relation to its scope in all the schools and the power of influence on the graduate's profile. On teaching, studies indicate the important role of teachers in implementing the curriculum changes. The studies highlight the failure on the pedagogical training and managerial training process as barriers, considering the importance of these skills to print changes in vocational training. Therefore, it is evident that the DCN have caused changes, but a real transformation is still far. Thus, it is necessary to reframe the education and to promote their integration with the health system, for only then, medical training will fulfill their social role.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMEDEIROS, Henrique Gonçalves Dantas de.MEDEIROS, H. G. D.http://lattes.cnpq.br/2277519522370378LAMEIRA, Allan Pablo do Nascimento.LACERDA NETO, Luiz Jardelino de.SOUSA, Jamylle Landim de.LOPES, Rônney Pinto.2016-08-012019-10-30T11:28:43Z2019-10-302019-10-30T11:28:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8661SOUSA, Jamylle Landim de; LOPES, Rônney Pinto. Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. 2016. 104f. 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